Ordem de não ressuscitar
Uma ordem de não ressuscitar, ou ordem de DNR, é uma ordem médica redigida por um médico. Instrui os profissionais de saúde a não fazer ressuscitação cardiopulmonar (RCP) se a respiração do paciente parar ou se o coração do paciente parar de bater
O ideal é que um pedido DNR seja criado ou configurado antes que ocorra uma emergência. Um pedido DNR permite que você escolha se deseja ou não a RCP em uma emergência. É específico sobre RCP. Não contém instruções para outros tratamentos, como analgésicos, outros medicamentos ou nutrição.
O médico escreve a ordem somente depois de falar sobre ela com o paciente (se possível), o procurador ou a família do paciente.
RCP é o tratamento que você recebe quando o fluxo sanguíneo ou a respiração pára. Pode envolver:
- Esforços simples, como respiração boca a boca e pressão no peito
- Choque elétrico para reiniciar o coração
- Tubos de respiração para abrir as vias aéreas
- Medicação
Se você está perto do fim de sua vida ou tem uma doença que não vai melhorar, você pode escolher se deseja que a RCP seja feita.
- Se você deseja receber RCP, não precisa fazer nada.
- Se você não quiser RCP, converse com seu médico sobre uma ordem de DNR.
Essas escolhas podem ser difíceis para você e para aqueles que estão perto de você. Não existe uma regra rígida e rápida sobre o que você pode escolher.
Pense sobre a questão enquanto você ainda é capaz de decidir por si mesmo.
- Saiba mais sobre sua condição médica e o que esperar no futuro.
- Converse com seu médico sobre os prós e os contras da RCP.
Uma ordem de DNR pode fazer parte de um plano de cuidados paliativos. O foco desse cuidado não é prolongar a vida, mas tratar sintomas de dor ou falta de ar e manter o conforto.
Se você tiver um pedido DNR, sempre terá o direito de mudar de ideia e solicitar RCP.
Se decidir que deseja uma ordem de DNR, diga ao seu médico e à equipe de saúde o que deseja. Seu médico deve seguir seus desejos, ou:
- O seu médico pode transferir os seus cuidados para um médico que irá realizar os seus desejos.
- Se você for um paciente em um hospital ou casa de repouso, seu médico deve concordar em resolver quaisquer disputas para que seus desejos sejam seguidos.
O médico pode preencher o formulário para o pedido de DNR.
- O médico escreve a ordem de DNR em seu prontuário médico se você estiver no hospital.
- Seu médico pode lhe dizer como obter um cartão de carteira, pulseira ou outros documentos DNR para ter em casa ou em ambientes não hospitalares.
- Os formulários padrão podem estar disponíveis no Departamento de Saúde do seu estado.
Tenha certeza de:
- Inclua seus desejos em uma diretiva de cuidados antecipados (testamento em vida)
- Informe o seu agente de saúde (também chamado de procurador de saúde) e a família sobre sua decisão
Se mudar de ideia, converse com seu médico ou equipe de saúde imediatamente. Informe também sua família e cuidadores sobre sua decisão. Destrua todos os documentos que você tiver que incluam o pedido de DNR.
Devido a uma doença ou lesão, você pode não ser capaz de expressar seus desejos sobre a RCP. Nesse caso:
- Se o seu médico já escreveu uma ordem de DNR a seu pedido, sua família não pode anulá-la.
- Você pode ter nomeado alguém para falar por você, como um agente de saúde. Nesse caso, essa pessoa ou um tutor legal pode concordar com uma ordem de DNR para você.
Se você não nomeou alguém para falar por você, em algumas circunstâncias, um membro da família pode concordar com uma ordem de DNR para você, mas somente quando você não for capaz de tomar suas próprias decisões médicas.
Nenhum código; Fim da vida; Não ressuscite; Não ressuscite a ordem; DNR; Ordem DNR; Diretriz de atendimento antecipado - DNR; Agente de saúde - DNR; Procuração de cuidados de saúde - DNR; Fim da vida - DNR; Testamento vital - DNR
Arnold RM. Cuidado paliativo. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 3.
Bullard MK. Ética Médica. In: Harken AH, Moore EE, eds. Segredos cirúrgicos de Abernathy. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 106.
Moreno JD, DeKosky ST. Considerações éticas no cuidado ao paciente com doença neurocirúrgica. In: Cottrell JE, Patel P, eds. Neuroanestesia de Cottrell e Patel. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 26.
- Problemas de fim de vida