Cuidados paliativos - controle da dor
Quando você tem uma doença grave, pode sentir dor. Ninguém pode olhar para você e saber quanta dor você sente. Só você pode sentir e descrever sua dor. Existem muitos tratamentos para a dor. Informe os seus profissionais de saúde sobre a sua dor para que eles possam usar o tratamento certo para você.
Os cuidados paliativos são uma abordagem holística aos cuidados que se concentra no tratamento da dor e dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças graves e com expectativa de vida limitada.
A dor que está sempre ou quase sempre presente pode causar falta de sono, depressão ou ansiedade. Isso pode tornar mais difícil fazer coisas ou ir a lugares, e mais difícil aproveitar a vida. A dor pode ser estressante para você e sua família. Mas com tratamento, a dor pode ser controlada.
Primeiro, seu provedor descobrirá:
- O que está causando a dor
- Quanta dor você tem
- Como é a sua dor
- O que faz sua dor piorar
- O que faz sua dor melhorar
- Quando você tem dor
Você pode dizer ao seu médico quanta dor você sente medindo-a em uma escala de 0 (sem dor) a 10 (a pior dor possível). Você escolhe o número que descreve quanta dor você sente agora. Você pode fazer isso antes e depois dos tratamentos, para que você e sua equipe de saúde possam saber se o tratamento está funcionando bem.
Existem muitos tratamentos para a dor. O melhor tratamento para você depende da causa e da quantidade de dor. Vários tratamentos podem ser usados ao mesmo tempo para o melhor alívio da dor. Esses incluem:
- Pensar em outra coisa para não pensar na dor, como jogar ou assistir TV
- Terapias mente-corpo, como respiração profunda, relaxamento ou meditação
- Bolsas de gelo, compressas térmicas, biofeedback, acupuntura ou massagem
Você também pode tomar medicamentos, como:
- Paracetamol (Tylenol)
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, naproxeno (Aleve), ibuprofeno (Advil, Motrin) e diclofenaco
- Narcóticos (opioides), como codeína, morfina, oxicodona ou fentanil
- Medicamentos que atuam nos nervos, como gabapentina ou pregabalina
Entenda seus medicamentos, a quantidade e quando tomá-los.
- Não tome menos ou mais medicamento do que o prescrito.
- Não tome seus medicamentos com mais freqüência.
- Se você está pensando em não tomar um medicamento, converse primeiro com seu provedor. Pode ser necessário tomar uma dose mais baixa ao longo do tempo antes de parar com segurança.
Se você tiver dúvidas sobre o seu medicamento para dor, converse com seu provedor.
- Se o medicamento que você toma não alivia a sua dor, um medicamento diferente pode ajudar.
- Os efeitos colaterais, como sonolência, podem melhorar com o tempo.
- Outros efeitos colaterais, como fezes duras e secas, podem ser tratados.
Algumas pessoas que tomam narcóticos para a dor tornam-se dependentes deles. Se você estiver preocupado com isso, converse com seu provedor.
Ligue para o seu médico se a sua dor não estiver bem controlada ou se você tiver efeitos colaterais dos tratamentos contra a dor.
Fim da vida - gerenciamento da dor; Hospice - manejo da dor
Colvin LA, Fallon M. Dor e cuidados paliativos. Em: Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP, eds. Princípios e prática de medicina de Davidson. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 34.
House SA. Cuidados paliativos e de fim de vida. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2020. Filadélfia, PA: Elsevier 2020: 43-49.
Lookabaugh BL, Von Gunten CF. Abordagem para o manejo da dor oncológica. Em: Benzon HT, Raja SN, Liu SS, Fishman SM, Cohen SP, eds. Essentials of Pain Medicine. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 34.
Rakel RE, Trinh TH. Cuidado com o paciente moribundo. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: capítulo 5.
- Dor
- Cuidado paliativo