Chupando o dedo
Muitos bebês e crianças chupam o dedo. Alguns até começam a chupar o dedo quando ainda estão no útero.
Chupar o dedo pode fazer as crianças se sentirem seguras e felizes. Eles podem chupar o dedo quando estão cansados, com fome, entediados, estressados ou quando estão tentando se acalmar ou adormecer.
Não se preocupe muito se seu filho chupar o dedo.
NÃO puna ou importune seu filho para fazê-lo parar. A maioria das crianças para de chupar o dedo sozinhas, por volta dos 3 a 4 anos de idade. Eles crescem depois de chupar o dedo e encontram outras maneiras de se consolar.
As crianças mais velhas geralmente param por causa da pressão dos colegas na escola. Mas se seu filho se sentir pressionado a parar, ele pode querer chupar mais o dedo. Entenda que chupar o dedo é a forma como seu filho se acalma e se consola.
É normal que as crianças chupem o polegar até que os dentes adultos comecem a aparecer, por volta dos 6 anos de idade. Os danos aos dentes ou ao céu da boca parecem ocorrer mais se a criança chupar com força. Se seu filho fizer isso, tente ajudá-lo a parar de chupar o dedo aos 4 anos para evitar danos.
Se o polegar do seu filho ficar vermelho e rachado, aplique creme ou loção nele.
Ajude seu filho a parar de chupar o dedo.
Saiba que é um hábito difícil de abandonar. Comece a conversar com seu filho sobre parar quando ele tiver 5 ou 6 anos de idade e você saberá que seus dentes adultos aparecerão em breve. Além disso, ajude se chupar o dedo envergonhar seu filho.
Se você sabe quando seu filho chupa o dedo com mais frequência, encontre outras maneiras de ele encontrar conforto e se sentir seguro.
- Ofereça um brinquedo ou um bicho de pelúcia.
- Coloque seu filho para tirar uma soneca mais cedo, quando perceber que ele está ficando com sono.
- Ajude-o a falar sobre suas frustrações em vez de chupar o dedo para se acalmar.
Apoie seu filho quando ele tentar parar de chupar o dedo.
Elogie seu filho por não chupar o dedo.
Peça ao dentista ou profissional de saúde do seu filho para conversar com ele sobre como parar e explicar as razões para parar. Além disso, pergunte aos provedores do seu filho sobre:
- Usar um curativo ou protetor de polegar para ajudar seu filho.
- Usar aparelhos dentários se os dentes e a boca de seu filho tiverem sido afetados.
- Colocar um esmalte amargo na unha do polegar. Tenha o cuidado de usar algo que seja seguro para seu filho consumir.
- Pegada herpética no polegar
- Chupando o polegar
Academia Americana de Pediatria. Site Healthychildren.org. Chupetas e chupetas de dedo. www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/crying-colic/Pages/Pacifiers-and-Thumb-Sucking.aspx. Acessado em 26 de julho de 2019.
Martin B, Baumhardt H, D’Alesio A, Woods K. Transtornos orais. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.
Ryan CA, Walter HJ, DeMaso DR. Distúrbios motores e hábitos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 37.
- Desenvolvimento Infantil