Cárie dentária - primeira infância
A cárie dentária é um problema sério para algumas crianças. A cárie nos dentes frontais superiores e inferiores são os problemas mais comuns.
Seu filho precisa de dentes de leite fortes e saudáveis para mastigar e falar. Os dentes de leite também abrem espaço nas mandíbulas das crianças para que os dentes adultos cresçam em linha reta.
Alimentos e bebidas com açúcar que ficam na boca do seu filho podem causar cáries. Leite, fórmula e suco contêm açúcar. Muitos petiscos que as crianças comem também contêm açúcar.
- Quando as crianças bebem ou comem coisas açucaradas, o açúcar cobre seus dentes.
- Dormir ou passear com uma mamadeira ou copinho com leite ou suco mantém o açúcar na boca do seu filho.
- O açúcar alimenta as bactérias formadoras naturais na boca do seu filho.
- As bactérias produzem ácido.
- O ácido contribui para a cárie dentária.
Para prevenir a cárie dentária, considere amamentar seu bebê. O leite materno por si só é o melhor alimento para o seu bebê. Reduz o risco de cárie dentária.
Se você estiver dando mamadeira ao seu bebê:
- Dê aos bebês, desde recém-nascidos até 12 meses, apenas fórmula para beber em mamadeiras.
- Remova a mamadeira da boca ou das mãos do seu filho quando ele adormecer.
- Coloque seu filho na cama apenas com uma garrafa de água. Não coloque seu bebê na cama com uma garrafa de suco, leite ou outras bebidas doces.
- Ensine seu bebê a beber em um copo aos 6 meses de idade. Pare de usar mamadeira para seus bebês quando eles tiverem de 12 a 14 meses.
- Não encha a mamadeira do seu filho com bebidas com alto teor de açúcar, como ponche ou refrigerantes.
- Não deixe seu filho andar por aí com uma garrafa de suco ou leite.
- Não deixe seu bebê chupar chupeta o tempo todo. Não mergulhe a chupeta do seu filho em mel, açúcar ou xarope.
Verifique os dentes do seu filho regularmente.
- Após cada mamada, limpe suavemente os dentes e gengivas do seu bebê com uma toalha limpa ou gaze para remover a placa.
- Comece a escovar assim que seu filho tiver os dentes.
- Crie uma rotina. Por exemplo, escove os dentes na hora de dormir.
Se você tiver bebês ou crianças pequenas, use uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dente não fluoretada em uma toalha para esfregar suavemente os dentes. Quando seus filhos ficarem mais velhos e puderem cuspir toda a pasta de dente após a escovagem, use uma quantidade do tamanho de ervilha de pasta de dente fluoretada em suas escovas de dente com cerdas macias de náilon para limpar os dentes.
Passe fio dental nos dentes do seu filho quando todos os dentes do seu bebê aparecerem. Isso geralmente ocorre quando eles têm 2 anos e meio de idade.
Se seu bebê tem 6 meses ou mais, ele precisa de flúor para manter os dentes saudáveis.
- Use água fluoretada da torneira.
- Dê ao seu bebê um suplemento de flúor se você beber água potável ou água sem flúor.
- Certifique-se de que qualquer água engarrafada que você usa contém flúor.
Alimente seus filhos com alimentos que contenham vitaminas e minerais para fortalecer os dentes.
Leve seus filhos ao dentista quando todos os dentes de leite tiverem surgido ou aos 2 ou 3 anos, o que ocorrer primeiro.
Boca de garrafa; A garrafa carrega; Cárie dentária de mamadeira; Cárie na primeira infância (ECC); Cáries dentárias; Cárie dentária de mamadeira; Cárie de mamadeira
- Desenvolvimento de dentes de leite
- Cárie dentária de mamadeira
Dhar V. Cárie dentária. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 338.
Hughes CV, Dean JA. Higiene bucal doméstica mecânica e quimioterápica. In: Dean JA, ed. McDonald e Avery’s Odontologia da Criança e do Adolescente. 10ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2016: cap 7.
Martin B, Baumhardt H, D’Alesio A, Woods K. Transtornos orais. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.
- Saúde Bucal Infantil
- Cárie dentária