Paresia geral
A paresia geral é um problema da função mental devido a danos no cérebro causados pela sífilis não tratada.
Paresia geral é uma forma de neurossífilis. Geralmente ocorre em pessoas com sífilis não tratada há muitos anos. A sífilis é uma infecção bacteriana que se espalha com mais frequência por contato sexual ou não sexual. Hoje, a neurossífilis é muito rara.
Com a neurossífilis, a bactéria da sífilis ataca o cérebro e o sistema nervoso. A paresia geral geralmente começa cerca de 10 a 30 anos após a infecção por sífilis.
A infecção por sífilis pode danificar muitos nervos diferentes do cérebro. Com a paresia geral, os sintomas geralmente são os de demência e podem incluir:
- Problemas de memória
- Problemas de linguagem, como dizer ou escrever palavras incorretamente
- Função mental diminuída, como problemas de raciocínio e julgamento
- Mudanca de humor
- Mudanças de personalidade, como delírios, alucinações, irritabilidade, comportamento inadequado
O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico. Durante o exame, o médico pode verificar o funcionamento do sistema nervoso. Testes de função mental também serão feitos.
Os testes que podem ser solicitados para detectar a sífilis no corpo incluem:
- CSF-VDRL
- FTA-ABS
Os testes do sistema nervoso podem incluir:
- TC de cabeça e ressonância magnética
- Testes de condução nervosa
Os objetivos do tratamento são curar a infecção e retardar o agravamento do distúrbio. O provedor prescreverá penicilina ou outros antibióticos para tratar a infecção. O tratamento provavelmente continuará até que a infecção tenha desaparecido completamente.
O tratamento da infecção reduzirá novos danos aos nervos. Mas não vai curar os danos que já ocorreram.
O tratamento dos sintomas é necessário para os danos existentes ao sistema nervoso.
Sem tratamento, uma pessoa pode se tornar deficiente. Pessoas com infecções tardias por sífilis têm maior probabilidade de desenvolver outras infecções e doenças.
As complicações desta condição incluem:
- Incapacidade de se comunicar ou interagir com outras pessoas
- Lesões devido a convulsões ou quedas
- Incapacidade de cuidar de si mesmo
Ligue para o seu provedor se você souber que foi exposto à sífilis ou a outra infecção sexualmente transmissível no passado e não foi tratado.
Ligue para o seu médico se tiver problemas no sistema nervoso (como dificuldade para pensar), especialmente se souber que foi infectado com sífilis.
Vá para a sala de emergência ou ligue para o 911 ou o número de emergência local se tiver convulsões.
O tratamento da sífilis primária e infecções secundárias evita a paresia geral.
Praticar sexo seguro, como limitar parceiros e usar proteção, pode reduzir o risco de infecção por sífilis. Evite o contato direto com a pele de pessoas com sífilis secundária.
Paresia geral do louco; Paralisia geral do louco; Demência paralítica
- Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
Ghanem KG, Hook EW. Sífilis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 303.
Radolf JD, Tramont EC, Salazar JC. Sífilis (Treponema pallidum). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 237.