Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
Que Sorte A Nossa - PAULA MATTOS
Vídeo: Que Sorte A Nossa - PAULA MATTOS

Um dos medos mais comuns das pessoas que tiveram câncer é que ele possa retornar. Quando o câncer volta, é chamado de recorrência. O câncer pode ocorrer no mesmo local ou em uma área totalmente diferente do corpo. Ninguém gosta de pensar em ter câncer de novo, mas é importante aprender sobre a recorrência para que você possa seguir em frente com sua vida, apesar das incertezas.

O câncer pode voltar se alguma célula cancerosa for deixada para trás após o tratamento. Isso não significa que sua equipe de saúde fez algo errado. Às vezes, essas células cancerosas não podem ser encontradas por meio de testes. Mas, com o tempo, eles crescem até serem grandes o suficiente para serem detectados. Às vezes, o câncer cresce na mesma área, mas também pode se espalhar para outras partes do corpo.

Existem três tipos de recorrência:

  • Recidiva local. É quando o câncer ocorre no mesmo local novamente.
  • Recidiva regional. Isso significa que o câncer cresceu nos tecidos ou nódulos linfáticos ao redor da área original do câncer.
  • Recidiva à distância. Isso ocorre quando o câncer se espalhou para uma área longe do local original do câncer. Quando isso ocorre, os profissionais de saúde afirmam que o câncer teve metástase.

Esse risco de recorrência do câncer é diferente para cada pessoa. Seu próprio risco depende de vários fatores:


  • O tipo de câncer que você teve
  • O estágio do câncer que você teve (se e onde ele se espalhou quando você foi tratado pela primeira vez)
  • O grau do seu câncer (quão anormais as células tumorais e os tecidos aparecem sob um microscópio)
  • Seu tratamento
  • O tempo decorrido desde o seu tratamento. Em geral, o risco diminui quanto mais tempo se passa desde que você foi tratado

Para saber mais sobre seu próprio risco, converse com seu provedor. Eles podem ser capazes de lhe dar uma idéia de sua recorrência pessoal e quaisquer sinais a serem observados.

Embora não haja nada que você possa fazer para garantir que o câncer não volte, existem alguns passos que você pode seguir para tentar se manter o mais otimista e saudável possível.

  • Mantenha as visitas do seu provedor. Seu provedor irá querer vê-lo regularmente após o término do tratamento contra o câncer. Durante algumas dessas visitas, seu provedor fará testes para verificar se há câncer. Se o seu câncer voltar, visitas regulares podem ajudar a garantir que ele seja detectado precocemente, quando geralmente é mais fácil de tratar.
  • Não abandone o seu seguro saúde. Depois de ter câncer, você precisará de cuidados de acompanhamento por muitos anos. E se o seu câncer voltar, você vai querer ter certeza de que está coberto.
  • Coma alimentos saudáveis. Não há prova de que comer alimentos saudáveis ​​evite que o câncer volte, mas pode melhorar sua saúde geral. E há evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco de recorrência de alguns tipos de câncer.
  • Limite o uso de álcool. Alguns tipos de câncer estão associados ao consumo de álcool. As mulheres não devem beber mais do que 1 bebida por dia e os homens não mais do que 2 doses por dia. O risco é maior quanto mais você bebe.
  • Faça exercícios regularmente. O exercício pode ajudar a melhorar sua saúde geral, melhorar seu humor e ajudá-lo a manter um peso saudável. Alguns estudos mostram que o excesso de peso pode aumentar o risco de recorrência do câncer de mama.
  • Tente não permitir que seus medos dominem você. Concentre-se em ser o mais saudável possível. Volte à sua rotina diária. Ter uma programação pode ajudá-lo a se sentir mais no controle. Concentre-se nas pequenas coisas que o fazem feliz, seja jantar com um amigo, brincar com seus netos ou passear com seu cachorro.

Se você receber outro diagnóstico de câncer, é normal sentir raiva, choque, medo ou negação. Encarar o câncer novamente não é fácil. Mas você já passou por isso antes, então tem experiência na luta contra o câncer.


Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • Aprenda tudo o que puder sobre seu diagnóstico e opções de tratamento. Assumir o controle de sua saúde pode ajudá-lo a se sentir mais no controle.
  • Gerenciar seu estresse. O câncer pode fazer você se sentir estressado e ansioso. Reserve um tempo para fazer coisas que você goste. E aprenda uma técnica de relaxamento.
  • Fale sobre seus sentimentos com amigos e familiares. Pense em ingressar em um grupo de apoio ao câncer ou consultar um conselheiro. Conversar pode ajudá-lo a lidar com o estresse de voltar a lutar contra o câncer.
  • Estabeleça metas. Tanto as metas pequenas quanto as de longo prazo podem dar a você coisas para esperar. Isso pode ser tão simples quanto terminar um bom livro, ver uma peça com os amigos ou ir a algum lugar que você sempre quis visitar.
  • Tente permanecer esperançoso. Os tratamentos continuam a melhorar. Hoje em dia, muitos tipos de câncer são tratados como uma doença crônica.
  • Considere um ensaio clínico. Isso pode dar a você acesso a novos tratamentos. Também pode ajudar outras pessoas a aprender sobre o seu câncer. Converse com seu provedor para ver se um deles é o certo para você.

Carcinoma - recorrência; Célula escamosa - recorrência; Adenocarcinoma - recorrência; Linfoma - recorrência; Tumor - recorrência; Leucemia - recorrência; Câncer - recorrência


Demark-Wahnefried W, Rogers LQ, Alfano CM, et al. Intervenções clínicas práticas para dieta, atividade física e controle de peso em sobreviventes de câncer. CA Cancer J Clin. 2015; 65 (3): 167-189. PMID: 25683894 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25683894/.

Friedman DL. Segundas neoplasias malignas. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds.Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 50.

Site do National Cancer Institute. Folheto informativo da classificação do tumor. www.cancer.gov/about-cancer/diagnosis-staging/prognosis/tumor-grade-fact-sheet. Atualizado em 3 de maio de 2013. Acessado em 24 de outubro de 2020.

Site do National Cancer Institute. Quando o câncer voltar. www.cancer.gov/publications/patient-education/when-cancer-returns.pdf. Atualizado em fevereiro de 2019. Acessado em 24 de outubro de 2020.

  • Câncer

Interessante

O que é a síndrome da fase adormecida do sono?

O que é a síndrome da fase adormecida do sono?

A índrome da fae do ono atraado (DP) é um tipo de ditúrbio do ono no ritmo circadiano. Também é conhecido como ditúrbio retardado da fae do ono ou ditúrbio retardado...
Hipotireoidismo vs. Hipertireoidismo: qual é a diferença?

Hipotireoidismo vs. Hipertireoidismo: qual é a diferença?

Você foi diagnoticado recentemente com hipotireoidimo? Nee cao, você provavelmente etá ciente da glândula tireóide do eu corpo. E você provavelmente conhece muito bem alg...