Sistema de classificação de Gleason
O câncer de próstata é diagnosticado após uma biópsia. Uma ou mais amostras de tecido são retiradas da próstata e examinadas ao microscópio.
O sistema de graduação de Gleason refere-se à aparência anormal das células do câncer de próstata e à probabilidade de o câncer avançar e se espalhar. Um grau de Gleason mais baixo significa que o câncer tem crescimento mais lento e não é agressivo.
O primeiro passo para determinar o grau de Gleason é determinar a pontuação de Gleason.
- Ao examinar as células no microscópio, o médico atribui um número (ou grau) às células do câncer de próstata entre 1 e 5.
- Este grau é baseado na aparência anormal das células. O grau 1 significa que as células parecem quase células normais da próstata. O grau 5 significa que as células parecem muito diferentes das células normais da próstata.
- A maioria dos cânceres de próstata contém células de diferentes graus. Portanto, as duas classes mais comuns são usadas.
- A pontuação de Gleason é determinada pela adição das duas notas mais comuns. Por exemplo, o grau mais comum das células em uma amostra de tecido pode ser células de grau 3, seguido por células de grau 4. A pontuação de Gleason para esta amostra seria 7.
Números mais altos indicam um câncer de crescimento mais rápido e com maior probabilidade de se espalhar.
Atualmente, a pontuação mais baixa atribuída a um tumor é de grau 3. Graus abaixo de 3 mostram células normais a quase normais. A maioria dos cânceres tem uma pontuação de Gleason (a soma dos dois graus mais comuns) entre 6 (pontuação de Gleason de 3 + 3) e 7 (pontuação de Gleason de 3 + 4 ou 4 + 3).
Às vezes, pode ser difícil prever o quão bem as pessoas se sairão com base apenas em suas pontuações de Gleason.
- Por exemplo, seu tumor pode receber uma pontuação de Gleason de 7 se os dois graus mais comuns forem 3 e 4. O 7 pode vir da adição de 3 + 4 ou da adição de 4 + 3.
- No geral, alguém com uma pontuação de Gleason de 7 que resulta da adição de 3 + 4 tem um câncer menos agressivo do que alguém com uma pontuação de Gleason de 7 que resulta da adição de 4 + 3 = 7 grau tem mais células de grau 4 do que células de grau 3. As células de grau 4 são mais anormais e mais propensas a se espalhar do que as de grau 3.
Um novo Sistema de Grupo de 5 Graus foi criado recentemente. Este sistema é a melhor maneira de descrever como um câncer se comportará e responderá ao tratamento.
- Grupo de grau 1: pontuação de Gleason 6 ou inferior (câncer de baixo grau)
- Grupo de grau 2: pontuação de Gleason 3 + 4 = 7 (câncer de grau médio)
- Grupo de grau 3: pontuação de Gleason 4 + 3 = 7 (câncer de grau médio)
- Grupo de grau 4: pontuação de Gleason 8 (câncer de alto grau)
- Grupo de grau 5: pontuação de Gleason 9 a 10 (câncer de alto grau)
Um grupo inferior indica uma melhor chance de sucesso no tratamento do que um grupo superior. Um grupo superior significa que mais células cancerosas parecem diferentes das células normais. Um grupo mais alto também significa que é mais provável que o tumor se espalhe agressivamente.
A classificação ajuda você e seu médico a determinar suas opções de tratamento, junto com:
- Estágio do câncer, que mostra o quanto o câncer se espalhou
- Resultado do teste PSA
- Sua saúde geral
- Seu desejo de fazer uma cirurgia, radioterapia ou medicamentos hormonais, ou nenhum tratamento
Câncer de próstata - Gleason; Adenocarcinoma da próstata - Gleason; Grau de Gleason; Pontuação de Gleason; Grupo Gleason; Câncer de próstata - grupo de 5 graus
Bostwick DG, Cheng L. Neoplasms of the prostate. In: Cheng L, MacLennan GT, Bostwick DG, eds. Patologia Cirúrgica Urológica. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 9.
Epstein JI. Patologia da neoplasia prostática.In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh-Wein. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 151.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de próstata (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-treatment-pdq#_2097_toc. Atualizado em 22 de julho de 2020. Acessado em 10 de agosto de 2020.
- Câncer de próstata