Olhos - salientes
Olhos esbugalhados é a protusão anormal (abaulamento) de um ou de ambos os globos oculares.
Olhos proeminentes podem ser uma característica da família. Mas olhos proeminentes não são o mesmo que olhos esbugalhados. Olhos esbugalhados devem ser examinados por um profissional de saúde.
Saliência de um olho, especialmente em uma criança, pode ser um sinal muito sério. Deve ser verificado imediatamente.
O hipertireoidismo (particularmente a doença de Graves) é a causa médica mais comum de olhos esbugalhados. Com essa condição, os olhos não piscam com frequência e parecem ter uma qualidade de olhar fixo.
Normalmente, não deve haver nenhum branco visível entre o topo da íris (a parte colorida do olho) e a pálpebra superior. Ver o branco nesta área na maioria das vezes é um sinal de que o olho está esbugalhado.
Como as alterações oculares geralmente se desenvolvem lentamente, os familiares podem não notar até que a condição esteja bastante avançada. As fotos costumam chamar a atenção para a protuberância, quando ela pode ter passado despercebida antes.
As causas podem incluir:
- Glaucoma
- Doença de Graves
- Hemangioma
- Histiocitose
- Hipertireoidismo
- Leucemia
- Neuroblastoma
- Celulite orbital ou celulite periorbitária
- Rabdomiossarcoma
A causa precisa ser tratada por um provedor. Como os olhos esbugalhados podem fazer com que uma pessoa fique constrangida, o apoio emocional é importante.
Ligue para seu provedor se:
- Você tem olhos esbugalhados e a causa ainda não foi diagnosticada.
- Olhos esbugalhados são acompanhados por outros sintomas, como dor ou febre.
O provedor perguntará sobre seu histórico médico e fará um exame físico.
Algumas perguntas que podem ser feitas incluem:
- Ambos os olhos estão esbugalhados?
- Quando você notou pela primeira vez os olhos esbugalhados?
- Está piorando?
- Quais outros sintomas você tem?
Um exame com lâmpada de fenda pode ser feito. O exame de sangue para doenças da tireoide pode ser feito.
Os tratamentos dependem da causa. Lágrimas artificiais podem ser administradas para lubrificar o olho e proteger sua superfície (córnea).
Olhos protuberantes; Exoftalmia; Proptose; Olhos esbugalhados
- Doença de Graves
- Bócio
- Celulite periorbital
McNab AA. Proptose em diferentes idades. In: Lambert SR, Lyons CJ, eds. Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo de Taylor e Hoyt. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 96.
Olson J. Medical ophthalmology. Em: Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP, eds. Princípios e prática de medicina de Davidson. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 27.
Yanoff M, Cameron JD. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 423.