Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 15 Fevereiro 2025
Anonim
Ateneos Febrero 2021: Crioglobulinas, a propósito de un caso clínico
Vídeo: Ateneos Febrero 2021: Crioglobulinas, a propósito de un caso clínico

As crioglobulinas são anticorpos que se tornam sólidos ou semelhantes a gel em baixas temperaturas no laboratório. Este artigo descreve o exame de sangue usado para verificá-los.

No laboratório, as crioglobulinas saem da solução no sangue quando a amostra de sangue é resfriada abaixo de 98,6 ° F (37 ° C). Eles se dissolvem novamente quando a amostra é aquecida.

As crioglobulinas vêm em três tipos principais, mas em 90% dos casos, a causa é a hepatite C. A doença na qual as crioglobulinas são encontradas é chamada de crioglobulinemia. As crioglobulinas podem causar inflamação nos vasos sanguíneos, chamada vasculite. Eles também podem causar inflamação nos rins, nervos, articulações, pulmões e pele.

Por serem sensíveis à temperatura, as crioglobulinas são difíceis de medir com precisão. A amostra de sangue deve ser coletada de maneira especial. O teste só deve ser feito em laboratórios equipados para isso.

O sangue é retirado de uma veia. Uma veia na parte interna do cotovelo ou dorso da mão é usada na maioria dos casos. O sangue NÃO deve ser coletado de um cateter que contenha heparina. O local é limpo com um medicamento anti-séptico (anti-séptico). O profissional de saúde envolve uma faixa elástica ao redor do braço para aplicar pressão na área e fazer a veia inchar com sangue.


Em seguida, o provedor insere delicadamente uma agulha na veia. O sangue é coletado em um frasco ou tubo hermético conectado à agulha. O elástico é removido do braço. O frasco para injetáveis ​​deve estar aquecido à temperatura ambiente ou corporal antes de ser usado. Frascos que estão mais frios do que a temperatura ambiente podem não fornecer resultados precisos.

Assim que o sangue for coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para estancar o sangramento.

Você pode ligar com antecedência para pedir que seu sangue seja coletado por um técnico de laboratório com experiência em coleta de sangue para este teste.

Algumas pessoas sentem desconforto quando a agulha é inserida. Depois disso, pode haver alguma latejante.

Esse teste é feito com mais frequência quando uma pessoa apresenta sintomas de uma condição associada às crioglobulinas. As crioglobulinas estão associadas à crioglobulinemia. Eles também ocorrem em outras condições que afetam a pele, as articulações, os rins e o sistema nervoso.

Normalmente, não existem crioglobulinas.

Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.


O exemplo acima mostra a medição comum para os resultados desses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.

Um teste positivo pode indicar:

  • Hepatite (especialmente hepatite C)
  • Mononucleose infecciosa
  • Leucemia
  • Linfoma
  • Macroglobulinemia - primária
  • Mieloma múltiplo
  • Artrite reumatóide
  • Lúpus eritematoso sistêmico

As condições adicionais em que o teste pode ser realizado incluem a síndrome nefrótica.

Os riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Sangramento excessivo
  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
  • Teste de sangue
  • Crioglobulinemia dos dedos

Chernecky CC, Berger BJ. Crioglobulina qualitativa - soro. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 403.


De Vita S, Gandolfo S, Quartuccio L. Cryoglobulinemia. In: Hochberg MC, Gravallese EM, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Reumatologia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap. 171.

McPherson RA, Riley RS, Massey D. Avaliação laboratorial da função da imunoglobulina e imunidade humoral. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 46.

Veja

Cirurgia ACDF

Cirurgia ACDF

vião globalA cirurgia de fuão e dicectomia cervical anterior (ACDF) é feita para remover dico danificado ou eporõe óeo em eu pecoço. Continue lendo para aprender obre ua...
Aprender a amar o seu corpo é difícil - especialmente após o câncer de mama

Aprender a amar o seu corpo é difícil - especialmente após o câncer de mama

À medida que envelhecemo, carregamo cicatrize e etria que contam a hitória de uma vida bem vivida. Para mim, ea hitória inclui câncer de mama, uma matectomia dupla e nenhuma recont...