Neutropenia - bebês
A neutropenia é um número anormalmente baixo de glóbulos brancos. Essas células são chamadas de neutrófilos. Eles ajudam o corpo a combater infecções. Este artigo discute a neutropenia em recém-nascidos.
Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea. Eles são liberados na corrente sanguínea e viajam para onde forem necessários. Baixos níveis de neutrófilos ocorrem quando a medula óssea não consegue substituí-los tão rápido quanto necessário.
Em bebês, a causa mais comum é a infecção. Uma infecção muito grave pode fazer com que os neutrófilos se esgotem rapidamente. Também pode impedir que a medula óssea produza mais neutrófilos.
Às vezes, um bebê que não está doente terá uma contagem baixa de neutrófilos sem motivo aparente. Alguns distúrbios na mãe grávida, como a pré-eclâmpsia, também podem causar neutropenia em bebês.
Em casos raros, as mães podem ter anticorpos contra os neutrófilos de seus bebês. Esses anticorpos atravessam a placenta antes do nascimento e fazem com que as células do bebê se rompam (neutropenia aloimune). Em outros casos raros, um problema com a medula óssea do bebê pode levar à diminuição da produção de glóbulos brancos.
Uma pequena amostra do sangue do bebê será enviada ao laboratório para um hemograma completo (CBC) e diferencial de sangue. Um hemograma completo revela o número e o tipo de células no sangue. O diferencial ajuda a determinar o número de diferentes tipos de glóbulos brancos em uma amostra de sangue.
A fonte de qualquer infecção deve ser encontrada e tratada.
Em muitos casos, a neutropenia desaparece por conta própria, à medida que a medula óssea se recupera e começa a produzir glóbulos brancos suficientes.
Em casos raros, quando a contagem de neutrófilos é baixa o suficiente para ser fatal, os seguintes tratamentos podem ser recomendados:
- Medicamentos para estimular a produção de glóbulos brancos
- Anticorpos de amostras de sangue doadas (imunoglobulina intravenosa)
A perspectiva do bebê depende da causa da neutropenia. Algumas infecções e outras condições em recém-nascidos podem ser fatais. No entanto, a maioria das infecções não causa efeitos colaterais de longo prazo depois que a neutropenia passa ou é tratada.
A neutropenia aloimune também vai melhorar quando os anticorpos da mãe saírem da corrente sanguínea do bebê.
- Neutrófilos
Benjamin JT, Torres BA, Maheshwari A. Neonatal leukocyte physiology and disorder. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 83.
Koenig JM, Bliss JM, Mariscalco MM. Fisiologia de neutrófilos normal e anormal no recém-nascido. In: Polin RA, Abman SH, Rowitch DH, Benitz WE, Fox WW, eds. Fisiologia Fetal e Neonatal. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 126.
Letterio J, Ahuja S. Problemas hematológicos. In: Fanaroff AA, Fanaroff JM, eds. O cuidado de Klaus e Fanaroff com o recém-nascido de alto risco. 7ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2020: capítulo 16.