3 hábitos surpreendentemente prejudiciais que podem encurtar sua vida
Contente
Provavelmente, você já ouviu tudo sobre os perigos de fumar: um risco aumentado de câncer e enfisema, mais rugas, dentes manchados ... Não fumar deve ser um acéfalo. Muitas pessoas, entretanto, acreditam que tomar narguilé, narguilé geralmente usado para fumar tabaco com sabor, é mais seguro do que chupar cigarros, de acordo com novas descobertas da Universidade do Sul da Flórida. Isso apesar do fato de que os efeitos sobre a saúde de uma única sessão de narguilé de 45 minutos são equivalentes aos do fumo 100 cigarros, relata a Organização Mundial de Saúde.Pode ser uma surpresa, então, que esses três hábitos sejam tão ruins quanto (se não piores do que) inalar bastões de câncer também.
Assistindo TV
Fumar um único cigarro reduz sua expectativa de vida em apenas 11 minutos, relatam pesquisadores da Universidade de Queensland. Mas cada hora de TV que você assiste após os 25 anos reduz sua expectativa de vida em 21,8 minutos! Os principais perigos de assistir televisão parecem estar ligados ao fato de que, quando você sintoniza, não está fazendo muito mais - e ficar sentado demais pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, bem como de problemas como doenças cardíacas.
Comer muita carne e laticínios
Em um estudo publicado no início deste ano na revista Metabolismo celular, adultos que consumiram o nível mais alto de proteína foram 74 por cento mais probabilidade de morrer por qualquer razão durante um estudo de 18 anos, e quatro vezes mais probabilidade de morrer de câncer. Esses riscos são comparáveis aos experimentados por fumantes de cigarro, dizem os autores do estudo. Mas, embora trocar alguma proteína animal por fontes vegetais como tofu e feijão seja uma ideia decente, considere essas descobertas com cautela - o estudo teve certas limitações (como não distinguir entre carnes criadas em granjas e carnes de criação industrial). (Experimente estas 5 maneiras de se tornar um vegetariano a tempo parcial.)
Bebendo refrigerante
Quando os pesquisadores analisaram o efeito do refrigerante sobre os telômeros - as "tampas" no final dos cromossomos que protegem contra a deterioração - eles descobriram que beber uma porção de 240 ml do material espumante diariamente pode envelhecer suas células imunológicas em quase dois anos. O estudo, publicado no American Journal of Public Health, também descobriu que beber 20 onças por dia pode envelhecer seus telômeros em quase cinco anos - a mesma quantidade que fumar cigarros. (Lutando para descobrir como parar de beber refrigerante? Continue lendo.)