Levodopa e Carbidopa
Contente
- Antes de tomar levodopa e carbidopa,
- Levodopa e carbidopa podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
A combinação de levodopa e carbidopa é usada para tratar os sintomas da doença de Parkinson e sintomas semelhantes aos de Parkinson que podem se desenvolver após encefalite (inchaço do cérebro) ou lesão do sistema nervoso causada por envenenamento por monóxido de carbono ou envenenamento por manganês. Os sintomas de Parkinson, incluindo tremores (tremores), rigidez e lentidão de movimentos, são causados pela falta de dopamina, uma substância natural geralmente encontrada no cérebro. Levodopa está em uma classe de medicamentos chamados agentes do sistema nervoso central. Ele age sendo convertido em dopamina no cérebro. A carbidopa está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da descarboxilase. Ele age impedindo que a levodopa seja decomposta antes de chegar ao cérebro. Isso permite uma dose menor de levodopa, que causa menos náuseas e vômitos.
A combinação de levodopa e carbidopa vem como um comprimido normal, um comprimido de desintegração oral, um comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) e uma cápsula de liberação prolongada (ação prolongada) para serem tomados por via oral. A combinação de levodopa e carbidopa também vem como uma suspensão (líquido) para ser administrada no estômago através de um tubo PEG-J (um tubo inserido cirurgicamente através da pele e da parede do estômago) ou às vezes através de um tubo nasojejunal (NJ; a tubo inserido no nariz e desce até o estômago) usando uma bomba de infusão especial. Os comprimidos de desintegração oral e regular são geralmente tomados três ou quatro vezes ao dia. O comprimido de liberação prolongada é geralmente tomado de duas a quatro vezes ao dia. A cápsula de liberação prolongada é geralmente tomada de três a cinco vezes ao dia. A suspensão é geralmente administrada como uma dose matinal (administrada por infusão durante 10 a 30 minutos) e, em seguida, como uma dose contínua (administrada por infusão durante 16 horas), com doses extras administradas não mais do que uma vez a cada 2 horas, conforme necessário para controlar o seu sintomas. Tome levodopa e carbidopa aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome levodopa e carbidopa exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Engula os comprimidos de liberação prolongada inteiros; não os mastigue nem os esmague.
Engula as cápsulas de liberação prolongada inteiras; não os mastigue, divida ou esmague. Tome a primeira dose diária da cápsula de liberação prolongada 1 a 2 horas antes de comer. Se tiver problemas para engolir, você pode abrir cuidadosamente a cápsula de liberação prolongada, polvilhar todo o conteúdo em 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 mL) de molho de maçã e consumir a mistura imediatamente. Não guarde a mistura para uso futuro.
Para tomar o comprimido de desintegração oral, retire o comprimido do frasco com as mãos secas e coloque-o imediatamente na boca.O comprimido dissolve-se rapidamente e pode ser engolido com saliva. Não é necessária água para engolir os comprimidos desintegrantes.
Se você estiver mudando de levodopa (Dopar ou Larodopa; não mais disponível nos EUA) para a combinação de levodopa e carbidopa, siga as instruções do seu médico. Você provavelmente será instruído a esperar pelo menos 12 horas após sua última dose de levodopa para tomar sua primeira dose de levodopa e carbidopa.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de levodopa e carbidopa e aumentar gradualmente a sua dose do comprimido regular ou de desintegração oral todos os dias ou em dias alternados conforme necessário. O seu médico pode aumentar gradualmente a sua dose do comprimido ou cápsula de libertação prolongada após 3 dias, conforme necessário.
Para tomar a suspensão, o seu médico ou farmacêutico irá mostrar-lhe como usar a bomba para administrar a sua medicação. Leia as instruções escritas que acompanham a bomba e o medicamento. Observe os diagramas com atenção e certifique-se de reconhecer todas as peças da bomba e a descrição das chaves. Peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.
A suspensão de levodopa e carbidopa vem em um cartucho descartável para conectar à bomba que controlará a quantidade de medicamento que você receberá durante a infusão. Antes de usar, retire da geladeira o cassete contendo o medicamento e deixe-o em temperatura ambiente por 20 minutos. Não reutilize uma fita ou use-a por mais de 16 horas. Elimine a cassete no final da perfusão, mesmo que ainda contenha medicamento.
Quando você começa a tomar suspensão de levodopa e carbidopa, seu médico ajustará suas doses de infusão contínua e matinal e possivelmente as doses de seus outros medicamentos para a doença de Parkinson para controlar melhor seus sintomas. Geralmente, leva cerca de 5 dias para atingir uma dose estável da suspensão, mas suas doses podem precisar ser alteradas novamente ao longo do tempo, dependendo de sua resposta contínua ao medicamento. A dose da suspensão prescrita será programada na bomba pelo seu médico. Não altere a dose ou as configurações do seu SIC, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer. Tenha cuidado para se certificar de que o tubo PEG-J não fique dobrado, com nós ou bloqueado, pois isso afetará a quantidade de medicamento que você recebe.
Levodopa e carbidopa controlam a doença de Parkinson, mas não a curam. Pode demorar vários meses até sentir todos os benefícios da levodopa e da carbidopa. Continue a tomar levodopa e carbidopa mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar levodopa e carbidopa sem falar com seu médico. Se parar de tomar levodopa e carbidopa repentinamente, pode desenvolver uma síndrome grave que causa febre, rigidez muscular, movimentos anormais do corpo e confusão. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose gradualmente. Se o seu médico lhe disser para parar de tomar a suspensão de levodopa e carbidopa, um profissional de saúde irá remover o tubo de PEG-J; não remova o tubo sozinho.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia do folheto de informações do fabricante para levodopa e carbidopa e também o Guia de Medicação para suspensão de levodopa e carbidopa.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar levodopa e carbidopa,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a levodopa e carbidopa a quaisquer outros medicamentos ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos, cápsulas ou suspensão de levodopa e carbidopa. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se estiver a tomar fenelzina (Nardil) ou tranilcipromina (Parnate) ou se parou de tomá-los nas últimas 2 semanas. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar levodopa e carbidopa.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos ('elevadores do humor'), como amitriptilina (Elavil), amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Adapin, Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventyl, Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); anti-histamínicos; haloperidol (Haldol); ipratrópio (Atrovent); pílulas de ferro e vitaminas contendo ferro; isocarboxazida (Marplan); isoniazida (INH, Nydrazid); medicamentos para hipertensão, doença do intestino irritável, doença mental, enjôo, náuseas, úlceras ou problemas urinários; metoclopramida (Reglan); outros medicamentos para a doença de Parkinson; papaverina (Pavabid); fenitoína (Dilantin); rasagilina (Azilect); risperidona (Risperdal); sedativos; selegilina (Emsam, Eldepryl, Zelapar); pílulas para dormir; tetrabenazina (Xenazina); e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma, melanoma (câncer de pele) ou um tumor na pele que não foi diagnosticado. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar levodopa e carbidopa.
- informe o seu médico se você tem ou já teve problemas hormonais; asma; enfisema; doença mental; diabetes; úlceras estomacais; ataques cardíacos; batimento cardíaco irregular; ou doença dos vasos sanguíneos, coração, rim, fígado ou pulmão. Se você estiver usando suspensão de levodopa e carbidopa, informe também o seu médico se você fez ou já fez cirurgia no estômago, problemas nos nervos, pressão arterial baixa ou desmaios.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma levodopa e carbidopa, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar levodopa e carbidopa.
- você deve saber que a levodopa e a carbidopa podem deixá-lo sonolento ou fazer com que adormeça repentinamente durante suas atividades diárias regulares. Você pode não se sentir sonolento ou ter quaisquer outros sinais de alerta antes de adormecer repentinamente. Não dirija um carro, opere máquinas, trabalhe em altura ou participe de atividades potencialmente perigosas no início do seu tratamento até que você saiba como o medicamento o afeta. Se você adormecer repentinamente enquanto está fazendo algo como assistir televisão, falar, comer ou andar de carro, ou se ficar muito sonolento, especialmente durante o dia, chame seu médico. Não conduza, trabalhe em lugares altos ou opere máquinas até falar com o seu médico.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando levodopa e carbidopa. O álcool pode piorar os efeitos colaterais da levodopa e da carbidopa.
- você deve saber que algumas pessoas que tomaram medicamentos como levodopa e carbidopa desenvolveram problemas de jogo ou outros impulsos ou comportamentos intensos que eram compulsivos ou incomuns para elas, como aumento dos impulsos ou comportamentos sexuais. Não há informações suficientes para dizer se as pessoas desenvolveram esses problemas porque tomaram a medicação ou por outros motivos. Chame seu médico se você tiver uma vontade de jogar difícil de controlar, se tiver desejos intensos ou se não for capaz de controlar seu comportamento. Informe os membros da sua família sobre este risco, para que possam chamar o médico mesmo se não perceber que o seu jogo ou quaisquer outros impulsos intensos ou comportamentos anormais se tornaram um problema.
- você deve saber que enquanto toma levodopa e carbidopa, sua saliva, urina ou suor podem se tornar de uma cor escura (vermelho, marrom ou preto). Isso é inofensivo, mas suas roupas podem ficar manchadas.
- você deve saber que a levodopa e a carbidopa podem causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso é mais comum quando você começa a tomar levodopa e carbidopa. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.
- se você tem fenilcetonúria (PKU, uma condição hereditária em que uma dieta especial deve ser seguida para prevenir o retardo mental), você deve saber que os comprimidos de desintegração oral contêm aspartame que forma fenilalanina.
Converse com seu médico se você planeja mudar sua dieta para alimentos ricos em proteínas, como carne, aves e laticínios.
Tome a dose esquecida do comprimido normal, comprimido de desintegração oral, comprimido de liberação prolongada (ação prolongada) ou cápsula de liberação prolongada (ação prolongada) assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Se você estiver usando uma infusão enteral de levodopa e carbidopa e for desconectar a bomba de infusão por um curto período (menos de 2 horas), além da desconexão noturna normal, pergunte ao seu médico se você deve usar uma dose extra antes de desconectar a bomba. Se a bomba de infusão for desconectada por mais de 2 horas, chame seu médico; provavelmente será aconselhado a tomar levodopa e carbidopa por via oral enquanto não estiver usando a suspensão.
Levodopa e carbidopa podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- tontura
- perda de apetite
- diarréia
- boca seca
- dor na boca e garganta
- Prisão de ventre
- mudança no sentido do paladar
- esquecimento ou confusão
- nervosismo
- pesadelos
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- dor de cabeça
- fraqueza
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- movimentos incomuns ou descontrolados da boca, língua, rosto, cabeça, pescoço, braços e pernas
- batimento cardíaco rápido, irregular ou acelerado
- suor aumentado
- dor no peito
- depressão
- pensamentos de morte ou suicídio
- alucinante (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
- inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- rouquidão
- dificuldade em engolir ou respirar
- urticária
- fraqueza, dormência ou perda de sensibilidade nos dedos ou pés
- drenagem, vermelhidão, inchaço, dor ou calor na área ao redor do tubo PEG-J (se você estiver tomando suspensão de levodopa e carbidopa)
- bancos pretos e alcatroados
- sangue vermelho nas fezes
- febre
- dor abdominal
- náusea
- vomitando
- vômito sangrento
- vômito que parece com borra de café
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Conservar os cassetes contendo levodopa e carbidopa suspensão enteral na geladeira em sua embalagem original, protegidos da luz. Não congele a suspensão.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à levodopa e carbidopa.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao seu médico e ao pessoal do laboratório que você está tomando levodopa e carbidopa.
A levodopa e a carbidopa podem perder seu efeito completamente com o tempo ou apenas em determinados momentos do dia. Chame seu médico se os sintomas da doença de Parkinson (tremores, rigidez e lentidão de movimento) piorarem ou variarem em gravidade.
À medida que sua condição melhora e é mais fácil para você se mover, tome cuidado para não exagerar nas atividades físicas. Aumente sua atividade gradualmente para evitar quedas e lesões.
Levodopa e carbidopa podem causar resultados falsos em testes de urina para açúcar (Clinistix, Clinitest e Tes-Tape) e cetonas (Acetest, Ketostix e Labstix).
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Duopa®
- Parcopa®¶
- Rytary®
- Sinemet®
- Stalevo® (contendo carbidopa, entacapona, levodopa)
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/06/2018