Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 18 Julho 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Uso de Bexaroteno en Linfomas Cutáneos de Células T - Dr. Fernando Gallardo Hernández
Vídeo: Uso de Bexaroteno en Linfomas Cutáneos de Células T - Dr. Fernando Gallardo Hernández

Contente

Bexaroteno não deve ser tomado por pacientes grávidas ou que possam engravidar. Existe um alto risco de que o bexaroteno faça com que o bebê nasça com defeitos de nascença (problemas que estão presentes no nascimento).

Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar bexaroteno.

Para pacientes do sexo feminino:

Se puder engravidar, deverá evitar engravidar durante o tratamento com bexaroteno. Você deve usar duas formas aceitáveis ​​de controle de natalidade por 1 mês antes de começar a tomar bexaroteno, em todos os momentos durante o tratamento e por 1 mês após o tratamento. Seu médico lhe dirá quais formas de controle de natalidade são aceitáveis. O bexaroteno pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, implantes e injeções), por isso é especialmente importante usar uma segunda forma de anticoncepcional junto com este tipo de anticoncepcional.

Você começará a tomar bexaroteno no segundo ou terceiro dia de seu período menstrual. Você deve ter um teste de gravidez negativo 1 semana após o início do seu tratamento e todos os meses durante o tratamento. Após cada teste de gravidez negativo, você receberá apenas um suprimento de bexaroteno para 1 mês.


Pare de tomar bexaroteno e chame seu médico imediatamente se você acha que está grávida, você faltou um período menstrual ou fez sexo sem usar duas formas de controle de natalidade.

Para pacientes do sexo masculino:

Deve usar preservativo sempre que tiver contacto sexual com uma mulher grávida ou em condições de engravidar enquanto estiver a tomar bexaroteno e durante 1 mês após o seu tratamento. Chame seu médico se sua parceira engravidar durante esse período.

Bexaroteno é usado para tratar o linfoma cutâneo de células T (CTCL, um tipo de câncer de pele) em pessoas cuja doença não pôde ser tratada com sucesso com pelo menos um outro medicamento. O bexaroteno está em uma classe de medicamentos chamados retinóides. Ele age interrompendo o crescimento das células cancerosas.

O bexaroteno é apresentado em cápsulas para administração oral. Geralmente é administrado uma vez ao dia com alimentos. Tome bexaroteno por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome bexaroteno exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Engula as cápsulas inteiras; não mastigue as cápsulas nem as dissolva em líquido ou na boca. Se não conseguir engolir as cápsulas inteiras, fale com o seu médico.

O bexaroteno pode ser prejudicial se entrar em contato com a pele. Não toque nas cápsulas ou no pó das cápsulas se estiverem quebradas ou vazando. Se o pó de uma cápsula quebrada entrar em contato com sua pele, lave a área com água e sabão imediatamente e chame seu médico.

O seu médico irá iniciar com uma dose média de bexaroteno e pode diminuir a sua dose se sentir efeitos secundários ou aumentar a sua dose se a sua condição não melhorar.

Pode demorar vários meses ou mais antes de notar todos os benefícios do bexaroteno. Não pare de tomar bexaroteno sem falar com o seu médico.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar bexaroteno,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao bexaroteno; ou qualquer outro retinóide, tal como acitretina (Soriatane), etretinato (Tegison), isotretinoína (Accutane) ou tretinoína (Vesanóide); ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Cordarone); certos antifúngicos, como cetoconazol (Nizoral) e itraconazol (Sporanox); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin); diltiazem (Cardizem); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); fluvoxamina; gemfibrozil (Lopid), inibidores da protease de HIV, tais como indinavir (Crixivan), nelfinavir (Viracept) e ritonavir (Norvir, em Kaletra); insulina e medicamentos orais para diabetes; nefazodona; fenobarbital; fenitoína (Dilantin); rifampicina (Rifadin, Rimactane); tamoxifeno (Nolvadex); verapamil (Calan); e vitamina A. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o bexaroteno, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool. Informe também o seu médico se você tem ou já teve pancreatite; níveis elevados de colesterol e outras substâncias gordurosas no sangue; diabetes; catarata; ou doença da vesícula biliar, tireóide, rim ou fígado.
  • informe o seu médico se estiver a amamentar.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando bexaroteno. O álcool pode piorar os efeitos colaterais do bexaroteno.
  • planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz do sol e use roupas de proteção, óculos de sol e protetor solar. O bexaroteno pode tornar a pele sensível à luz solar.

Converse com seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.


Tome a dose esquecida com comida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Bexaroteno pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça
  • fraqueza
  • cansaço
  • aumento da sensibilidade ao frio
  • aumento de peso
  • depressão
  • dores nas articulações ou músculos
  • cabelos finos e quebradiços ou unhas
  • Prisão de ventre
  • irritação na pele
  • pele seca
  • vermelhidão, descamação ou coceira na pele
  • perda de cabelo
  • inchaço dos tornozelos, pés e pernas
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dor nas costas ou estômago súbita ou contínua
  • náuseas e vômitos intensos e contínuos
  • febre, dor de garganta, calafrios ou outros sinais de infecção
  • mudanças na visão

O bexaroteno pode aumentar os níveis de colesterol e outras gorduras no sangue e pode impedir a glândula tiróide de funcionar normalmente. O seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente para ver se está a sentir algum destes efeitos secundários. Se sentir algum destes efeitos secundários, o seu médico pode prescrever outro medicamento para controlar o efeito secundário enquanto estiver a tomar bexaroteno.

O bexaroteno pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor, luz e umidade (não no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao bexaroteno.

Antes de fazer qualquer teste laboratorial, informe o seu médico e a equipe do laboratório que você está tomando bexaroteno.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Targretin® Cápsulas
Última revisão - 15/09/2016

Artigos Populares

O que causa náusea depois de comer?

O que causa náusea depois de comer?

Qualquer número de condiçõe pode deixá-lo enjoado apó uma refeição, dede intoxicação alimentar até gravidez. Uma análie mai atenta do outro intom...
Meus segredos para um ótimo sexo depois dos 50

Meus segredos para um ótimo sexo depois dos 50

Parabén por ter curioidade em ter um ótimo exo depoi do 50! ua vida exual não termina com a menopaua. Agora é um ótimo momento para continuar aprendendo, explorando e penando ...