Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 27 Setembro 2024
Anonim
DIDANOSINA
Vídeo: DIDANOSINA

Contente

A didanosina pode causar pancreatite grave ou com risco de vida (inchaço do pâncreas). Informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de bebidas alcoólicas e se você tem ou já teve pancreatite, ou doença do pâncreas ou dos rins. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame o seu médico imediatamente: dor de estômago ou inchaço, náuseas, vômitos ou febre.

A didanosina pode causar danos ao fígado com risco de vida e uma condição potencialmente fatal chamada acidose láctica (acúmulo de ácido láctico no sangue). O risco de desenvolver acidose láctica pode ser maior se você for mulher, se estiver com sobrepeso ou se tiver sido tratada com medicamentos para o HIV por um longo tempo. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática. Informe o seu médico se estiver a tomar estavudina (Zerit). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar didanosina se estiver a tomar este medicamento. Se sentir algum dos seguintes sintomas, contacte imediatamente o seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência: falta de ar; respiração rápida; mudanças no batimento cardíaco; náusea; vômito; perda de apetite; perda de peso; diarréia; dor na parte superior direita do estômago; sangramento ou hematomas incomuns; amarelecimento da pele ou olhos; urina de cor escura; evacuações de cor clara; Cansaço extremo; mãos e pés frios ou azuis; ou dor muscular.


Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à didanosina.

Fale com o seu médico sobre os riscos de tomar didanosina.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com didanosina e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

A didanosina é usada junto com outros medicamentos para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A didanosina está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da transcriptase reversa de nucleosídeos (NRTIs). Atua diminuindo a quantidade de HIV no sangue. Embora a didanosina não cure o HIV, ela pode diminuir sua chance de desenvolver a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e doenças relacionadas ao HIV, como infecções graves ou câncer. Tomar esses medicamentos junto com a prática de sexo seguro e fazer outras mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de transmissão (disseminação) do vírus HIV a outras pessoas.


A didanosina é apresentada em cápsulas de liberação prolongada (ação prolongada) e em solução oral (líquido) para administração oral. A solução oral é geralmente administrada uma ou duas vezes ao dia, 30 minutos antes ou 2 horas após as refeições. As cápsulas de liberação prolongada são geralmente tomadas uma vez ao dia com o estômago vazio. Tome a didanosina aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome didanosina exatamente como dirigido. Não tome mais nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Se você estiver usando as cápsulas de liberação prolongada, engula-as inteiras; não divida, mastigue, esmague, parta ou dissolva. Informe o seu médico se você não conseguir engolir as cápsulas de liberação prolongada inteiras.

Se estiver tomando a solução oral, deve agitá-la bem antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente. Use uma colher ou copo medidor de dose para medir a quantidade correta de líquido para cada dose, não uma colher comum.


A didanosina controla a infecção pelo HIV, mas não a cura. Continue a tomar didanosina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar didanosina sem falar com o seu médico. Se você esquecer doses ou parar de tomar didanosina, sua condição pode se tornar mais difícil de tratar.

A didanosina também é usada algumas vezes com outros medicamentos para ajudar a prevenir a infecção em profissionais de saúde ou outras pessoas que foram acidentalmente expostas ao HIV. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar didanosina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à didanosina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas ou solução oral de didanosina. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se estiver a tomar alopurinol (Aloprim, Lopurin, Zyloprim) ou ribavirina (Copegus, Rebetol, Virazol). O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar didanosina se estiver a tomar um ou ambos os medicamentos.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e o seguinte: antiácidos contendo alumínio ou magnésio (Maalox, Mylanta, outros): antifúngicos como itraconazol (Sporanox) e cetoconazol; atazanvir (Reyataz); antibióticos, tais como ciprofloxacina (Cipro), gatifloxacina (Tequin), moxifloxacina (Avelox), ofloxacina (Floxin), pentamidina (Nebupent, Pentam), sulfametoxazol e trimetoprima (Bactrim, Septra) e tetraciclina (Sumycin); cabazitaxel (Jevtana); dapsona (Aczone); delavirdina (Rescriptor); docetaxel (Taxotere); ganciclovir (Cytovene); hidroxiureia (Droxia, Hydrea); indinavir (Crixivan); metadona (Dolofina, Metadose); nelfinavir (Viracept); paclitaxel (Abraxane, Taxol); pentamidina (Nebupent, Pentam); ranitidina (Zantac); ritonavir (Norvir); sulfametoxazol e trimetoprim (Bactrim, Septra). tenofovir (Viread); tipranavir (Aptivus); valganciclovir (Valcyte); ou vincristina (Marqibo). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos, alterar quando você estiver tomando seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente quanto a efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com a didanosina, portanto, informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve neuropatia periférica (dormência, formigamento, queimação ou sensação de dor nas mãos ou pés, ou diminuição da capacidade de sentir a temperatura ou o toque nas mãos ou pés) ou doença renal.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando didanosina, chame seu médico.Não deve amamentar se estiver infectado com o VIH ou se estiver a tomar didanosina.
  • você deve saber que a didanosina pode causar efeitos colaterais que devem ser tratados imediatamente antes que se tornem graves. As crianças que estão a tomar didanosina podem não ser capazes de lhe dizer sobre os efeitos secundários que estão a sentir. Se você estiver dando didanosina a uma criança, pergunte ao médico da criança como você pode saber se a criança está tendo esses efeitos colaterais graves.
  • você deve saber que pode haver perda de gordura corporal no rosto, pernas, braços e nádegas. Fale com o seu médico se notar esta mudança.
  • você deve saber que enquanto você está tomando medicamentos para tratar a infecção pelo HIV, seu sistema imunológico pode ficar mais forte e começar a lutar contra outras infecções que já estavam em seu corpo. Isso pode fazer com que você desenvolva sintomas dessas infecções. Se tiver sintomas novos ou agravamento após iniciar o tratamento com didanosina, informe o seu médico.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A didanosina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se este sintoma for grave ou não desaparecer:

  • dor de cabeça

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles mencionados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • urticária
  • irritação na pele
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • dormência, formigamento, queimação ou dor nas mãos ou pés
  • visão muda
  • dificuldade em ver as cores com clareza

A didanosina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha as cápsulas de didanosina no recipiente de onde vieram, bem fechado e fora do alcance das crianças. Guarde-os em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Manter a solução oral de didanosina na geladeira, bem fechada, e descartar qualquer medicamento não utilizado após 30 dias.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • diarréia
  • dormência, formigamento, queimação ou dor nas mãos ou pés
  • náusea
  • vomitando
  • perda de apetite
  • dor de estômago
  • inchaço do estômago
  • dores musculares ou articulares
  • Cansaço extremo
  • fraqueza
  • tontura
  • tontura
  • batimento cardíaco rápido, lento ou irregular
  • respiração profunda ou rápida
  • falta de ar
  • urina amarela escura ou marrom
  • sangramento ou hematoma incomum
  • vomitar uma substância que é sangrenta ou se parece com borra de café
  • fezes escuras
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • sentindo frio
  • febre
  • sintomas como os da gripe

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

Tenha um estoque de didanosina disponível. Não espere até que a medicação acabe para reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Videx® CE
  • Videx®
  • ddI
  • didesoxinosina
Última revisão - 15/02/2019

Nós Recomendamos

Leucemia Linfocítica Aguda

Leucemia Linfocítica Aguda

Leucemia é um termo para o câncer da célula do angue. A leucemia começa no tecido formadore de angue, como a medula ó ea. A medula ó ea produz a célula que e de envo...
Cisto de fenda branquial

Cisto de fenda branquial

Um ci to de fenda branquial é um defeito de na cença. É cau ada quando o fluido preenche um e paço, ou eio da face, deixado no pe coço quando um bebê e de envolve no ...