Injeção de fludarabina
Contente
- Antes de receber a injeção de fludarabina,
- A injeção de fludarabina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A injeção de fludarabina deve ser administrada sob a supervisão de um médico com experiência na administração de medicamentos quimioterápicos para o câncer.
A injeção de fludarabina pode causar uma diminuição no número de células sanguíneas produzidas pela medula óssea. Essa diminuição pode fazer com que você desenvolva sintomas perigosos e pode aumentar o risco de ter uma infecção grave ou com risco de vida. Seu médico pode prescrever outros medicamentos para diminuir o risco de desenvolver uma infecção grave durante o tratamento. Informe o seu médico se você tem ou já teve um número baixo de qualquer tipo de células sanguíneas no sangue ou qualquer condição que afeta o seu sistema imunológico e se você já desenvolveu uma infecção porque os seus níveis de células sanguíneas estavam muito baixos. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: falta de ar; batimento cardíaco rápido; dor de cabeça; tontura; pele pálida; Cansaço extremo; sangramento ou hematomas incomuns; fezes pretas, alcatroadas ou com sangue; vômito com sangue ou que pareça borra de café; e febre, calafrios, tosse, dor de garganta, dificuldade, dor ou micção frequente ou outros sinais de infecção.
A injeção de fludarabina também pode causar danos ao sistema nervoso. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: convulsões, agitação, confusão e coma (perda de consciência por um período de tempo).
A injeção de fludarabina pode causar condições graves ou potencialmente fatais nas quais o corpo ataca e destrói as suas próprias células sanguíneas. Informe o seu médico se você já desenvolveu este tipo de condição após receber fludarabina no passado. Se você sentir algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: urina escura, pele amarela, pequenos pontos vermelhos ou roxos na pele, sangramento nasal, sangramento menstrual intenso, sangue na urina, tosse com sangue ou dificuldade para respirar devido ao sangramento na garganta.
Em um estudo clínico, pessoas com leucemia linfocítica crônica que usaram injeção de fludarabina junto com pentostatina (Nipent) correram alto risco de desenvolver lesões pulmonares graves. Em alguns casos, esse dano pulmonar causou a morte. Portanto, o seu médico não irá prescrever a injeção de fludarabina para ser administrada junto com a pentostatina (Nipent).
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes para verificar a resposta do seu corpo à injeção de fludarabina.
Converse com seu médico sobre os riscos de receber injeção de fludarabina.
A injeção de fludarabina é usada para tratar a leucemia linfocítica crônica (CLL; um tipo de câncer dos glóbulos brancos) em adultos que já foram tratados com pelo menos um outro medicamento e não melhoraram. A injeção de fludarabina está em uma classe de medicamentos chamados análogos de purina. Atua retardando ou interrompendo o crescimento das células cancerosas em seu corpo.
A injeção de fludarabina vem como um pó para ser adicionado a um fluido e injetado por via intravenosa durante 30 minutos (na veia) por um médico ou enfermeiro em um consultório médico ou clínica ambulatorial de hospital. Geralmente é injetado uma vez por dia, durante 5 dias consecutivos. Este período de tratamento é chamado de ciclo, e o ciclo pode ser repetido a cada 28 dias por vários ciclos.
O seu médico pode necessitar de atrasar o seu tratamento ou ajustar a sua dose se sentir alguns efeitos secundários. Certifique-se de que informa o seu médico como se sente durante o tratamento com a injeção de fludarabina.
A injeção de fludarabina às vezes também é usada para tratar o linfoma não-Hodgkin (NHL; câncer que começa em um tipo de glóbulo branco que normalmente combate a infecção) e micose fungóide (um tipo de linfoma que afeta a pele). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de fludarabina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à fludarabina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de fludarabina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar o medicamento listado na seção AVISO IMPORTANTE ou citarabina (Cytosar-U, DepoCyt). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal. Informe também o seu médico sobre todos os outros medicamentos de quimioterapia que você recebeu e se você já foi tratado com radioterapia (tratamento de câncer que usa ondas de partículas de alta energia para matar células cancerosas ) Antes de receber quimioterapia ou radioterapia no futuro, diga ao seu médico que você foi tratado com fludarabina.
- você deve saber que a injeção de fludarabina pode interferir com o ciclo menstrual normal (período) nas mulheres e pode interromper a produção de espermatozóides nos homens. No entanto, você não deve presumir que você ou sua parceira não podem engravidar. Se estiver grávida ou a amamentar, deve informar o seu médico antes de começar a receber este medicamento. Você não deve planejar ter filhos enquanto recebe a injeção de fludarabina ou por pelo menos 6 meses após os tratamentos. Use um método confiável de controle de natalidade para evitar a gravidez durante esse período. Fale com seu médico para mais detalhes. A injeção de fludarabina pode prejudicar o feto.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a receber uma injeção de fludarabina.
- você deve saber que a injeção de fludarabina pode causar cansaço, fraqueza, confusão, agitação, convulsões e alterações na visão. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- Fale com o seu médico antes de receber qualquer vacinação durante o tratamento com injeção de fludarabina.
- você deve saber que pode desenvolver uma reação grave ou com risco de vida se precisar receber uma transfusão de sangue durante o tratamento com injeção de fludarabina ou a qualquer momento após o tratamento. Certifique-se de informar seu médico que você está recebendo ou recebeu injeção de fludarabina antes de receber uma transfusão de sangue.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de fludarabina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- perda de apetite
- náusea
- vomitando
- Prisão de ventre
- diarréia
- aftas
- perda de cabelo
- dormência, queimação, dor ou formigamento nas mãos, braços, pés ou pernas
- dores musculares ou articulares
- dor de cabeça
- depressão
- problemas de sono
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- dor no peito ou desconforto
- batimento cardíaco rápido ou irregular
- Perda de audição
- dor ao longo do lado do corpo
- inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
- irritação na pele
- urticária
- dificuldade em respirar ou engolir
- descamação ou formação de bolhas na pele
A injeção de fludarabina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- hematoma ou sangramento incomum
- febre, calafrios, tosse, dor de garganta ou outros sinais de infecção
- cegueira retardada
- coma
Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre a injeção de fludarabina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Fludara®
- Monofosfato 2-Fluoro-ara-A, 2-Fluoro-ara AMP, FAMP