Arnica para contusões: funciona?
Contente
- O que é arnica?
- Como usar arnica
- A arnica interage com medicamentos?
- Existem outros benefícios do uso de arnica?
- Existem efeitos colaterais do uso de arnica?
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Pesquisas disponíveis sugerem que a arnica pode ajudar a reduzir contusões. Arnica pode ser aplicada sobre a pele na forma de géis ou loções. Geralmente é tomado uma dose homeopática por via oral.
Embora se acredite que a arnica homeopática oral ajuda a contusões, ela é listada como uma planta venenosa pela Food & Drug Administration (FDA) e considerada insegura para ingestão oral.
Os remédios da homeopatia são tão diluídos que é improvável que ocorram envenenamentos. Na homeopatia, existe a crença de que a diluição torna o remédio mais eficaz por causa de como ele funciona no nível atômico. O FDA não aprovou nenhum remédio para homeopatia, como a arnica, e não avaliou nenhum remédio para eficácia ou segurança.
O que é arnica?
O nome científico para arnica é Arnica montana. Também é conhecido como:
- Tabaco de montanha
- Bane do leopardo
- Bane do lobo
- Arnica da montanha
A flor da planta arnica tem sido usada há centenas de anos por seus aparentes benefícios. Tradicionalmente, tem sido usado para reduzir a dor, inchaço e hematomas.
A arnica é frequentemente usada na forma de gel ou loção. Isso pode ser aplicado topicamente na área afetada.
Apesar da designação de planta venenosa da FDA, a arnica está disponível como remédio homeopático diluído e seguro. A arnica homeopática geralmente vem na forma de comprimidos.
Um estudo de 2006 analisou o efeito da arnica homeopática nos hematomas faciais. Ele descobriu que a arnica homeopática pode reduzir a gravidade dos hematomas. Um estudo duplo-cego de 2010 analisou a arnica tópica e descobriu que ela reduzia as contusões.
Mais recentemente, uma revisão de 2016 analisou os efeitos da arnica homeopática na dor e inflamação após a cirurgia e descobriu que era uma maneira segura e eficaz de reduzir hematomas, inchaço e dor.
Uma revisão de 2014 analisou a loção contendo menos de 10% de arnica, e os autores concluíram que não havia evidências suficientes para sugerir que essas baixas doses de arnica podem ajudar com contusões. É necessária mais pesquisa sobre a eficácia de doses superiores a 10% também.
Como usar arnica
Pesquisas atuais indicam que tanto a arnica tópica quanto a ingerida podem reduzir contusões. Arnica vem nas seguintes formas:
- gel
- loção
- manchas de dor
- sais de tecido
- pílulas
- chás
Loja de arnica.
É importante observar que os remédios homeopáticos não são regulamentados pelo FDA, nem o chá de arnica. Dito isto, a maioria dos estudos sobre arnica homeopática considerou-o seguro para uso.
A arnica interage com medicamentos?
Um estudo de 2000 confirmou que, quando ingerida, a arnica poderia interagir com medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina. Isso ocorre porque a arnica pode tornar os anticoagulantes mais potentes.
Existem outros benefícios do uso de arnica?
A arnica é frequentemente usada no tratamento da dor, mas a pesquisa sobre sua eficácia é mista. Um estudo duplo-cego de 2010 analisou os efeitos da arnica na dor muscular em 53 indivíduos. Ele descobriu que, quando comparado a um placebo, a loção de arnica na verdade aumentava a dor nas pernas 24 horas após o uso atípico dos músculos.
No entanto, uma revisão de estudos de 2016 descobriu que a arnica é segura e eficaz para aliviar a dor após a cirurgia. Concluiu que a arnica homeopática pode ser uma alternativa viável aos AINEs, dependendo da condição a ser tratada.
Uma revisão de 2017 analisou os múltiplos benefícios possíveis da arnica. Além de reduzir a dor e os hematomas, a arnica pode ter propriedades antibacterianas, antifúngicas e antitumorais. No entanto, essas propriedades precisam ser mais estudadas.
Existem efeitos colaterais do uso de arnica?
Como mencionado, a arnica é considerada insegura para ingestão pelo FDA. Consumir arnica pode levar a diarréia, vômito, náusea e sangramento interno. É possível overdose, mesmo em arnica homeopática.
Um estudo de 2013 documenta o caso de um indivíduo que tomou uma overdose de arnica homeopática e experimentou vômitos e uma perda temporária da visão.
De acordo com o Memorial Sloane Kettering Cancer Center, você deve evitar ingerir arnica se estiver grávida ou amamentando, pois isso pode prejudicar o feto ou o bebê. Em um caso, uma mãe tomou chá de arnica e seu bebê de 9 meses se tornou letárgico 48 horas depois. O bebê foi tratado e seus sintomas desapareceram.
Você também não deve ingerir arnica se estiver usando varfarina (Coumadin) ou qualquer medicamento para afinar o sangue.
É possível ser alérgico à arnica, faça um teste antes de aplicar a loção em uma grande área da pele. Se você é alérgico a girassóis ou calêndula, é provável que também seja alérgico a arnica.
O uso tópico de arnica pode levar à dermatite de contato em algumas pessoas. Não aplique arnica em peles sensíveis ou feridas abertas.
A linha inferior
Segundo a pesquisa, a arnica pode reduzir hematomas e inchaços quando aplicada topicamente ou tomada como tratamento homeopático em forma de pílula.
Arnica também tem uma série de outros benefícios médicos úteis. Verifique com seu médico antes de usar qualquer tipo de arnica, se você tiver alguma dúvida.