Cateterismo cardíaco
Contente
- Visão geral
- Por que é necessário o cateterismo cardíaco?
- Como se preparar para o cateterismo cardíaco
- Quais são as etapas do procedimento?
- Quais são os benefícios do procedimento?
- Quais são os riscos do tratamento?
- O que você pode esperar após o tratamento?
Visão geral
O cateterismo cardíaco é um procedimento médico usado pelos cardiologistas ou especialistas em coração para avaliar a função cardíaca e diagnosticar doenças cardiovasculares.
Durante o cateterismo cardíaco, um tubo longo e estreito chamado cateter é inserido em uma artéria ou veia da virilha, pescoço ou braço. Este cateter é enfiado através dos vasos sanguíneos até atingir o coração. Quando o cateter estiver no lugar, seu médico poderá usá-lo para executar testes de diagnóstico. Por exemplo, um corante pode ser injetado através do cateter, permitindo que seu médico observe os vasos e câmaras do coração com o uso de uma máquina especial de raios-X.
O cateterismo cardíaco é realizado em um hospital por um cardiologista e uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais médicos.
Por que é necessário o cateterismo cardíaco?
O seu médico pode solicitar que você se submeta a um cateterismo cardíaco para diagnosticar um problema cardíaco ou para determinar uma causa potencial de dor no peito.
Durante o procedimento, seu médico pode:
- confirmar a presença de um defeito cardíaco congênito (um defeito presente no nascimento)
- verifique se há vasos sanguíneos estreitos ou bloqueados que possam causar dor no peito
- procure problemas com as válvulas do seu coração
- medir a quantidade de oxigênio em seu coração (avaliação hemodinâmica)
- meça a pressão dentro do seu coração
- faça uma biópsia de tecido do seu coração
- avaliar e determinar a necessidade de tratamento adicional
Como se preparar para o cateterismo cardíaco
O seu médico informará se você pode comer ou beber antes do procedimento. Na maioria dos casos, você não poderá comer ou beber a partir da meia-noite do dia do procedimento. A ingestão de alimentos e líquidos no estômago durante o procedimento pode aumentar o risco de complicações. Pode ser necessário reagendar se não for possível jejuar. Além disso, pergunte ao seu médico antes de tomar qualquer medicamento antes do procedimento.
Antes do início do cateterismo, você será solicitado a despir-se e vestir uma roupa de hospital. Você então se deitará e uma enfermeira começará uma linha intravenosa (IV). O IV, que geralmente é colocado no seu braço ou mão, fornecerá medicamentos e líquidos para você antes, durante e após o procedimento.
Uma enfermeira pode precisar raspar o cabelo ao redor do local de inserção do cateter. Você também pode receber uma injeção de anestésico para ajudar a entorpecer a área antes da inserção do cateter.
Quais são as etapas do procedimento?
O cateter é guiado por uma cobertura plástica curta e oca chamada bainha. Depois que um cateter estiver no lugar, seu médico continuará com os testes necessários para diagnosticar sua condição.
Dependendo do que eles estão procurando, seu médico pode executar um dos seguintes procedimentos:
- Angiograma coronário. Neste procedimento, um material de contraste ou corante é injetado através do cateter. Seu médico usará uma máquina de raios-X para assistir o corante enquanto viaja através de suas artérias, câmaras cardíacas, válvulas e vasos para verificar obstruções ou estreitamento do artérias.
- Biópsia cardíaca. Neste procedimento, seu médico coletará uma amostra de tecido cardíaco (biópsia) para testes adicionais.
O seu médico pode executar um procedimento adicional se descobrir um problema potencialmente fatal durante o cateterismo. Esses procedimentos incluem:
- Ablação. Este procedimento corrige a arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares). Os médicos usam energia na forma de calor (energia de radiofrequência) ou fria (óxido nitroso ou laser) para destruir o tecido cardíaco e interromper o ritmo cardíaco irregular.
- Angioplastia. Durante esse procedimento, os médicos inserem um pequeno balão inflável na artéria. O balão é então expandido para ajudar a ampliar uma artéria estreitada ou bloqueada. A angioplastia pode ser combinada com um stentplacement - uma pequena bobina de metal que é colocada na artéria bloqueada ou entupida para ajudar a evitar futuros problemas de estreitamento.
- Valvoplastia com balão. Nesse procedimento, os médicos inflam um cateter com ponta de balão nas válvulas cardíacas estreitas para ajudar a abrir o espaço restrito.
- Trombectomia (tratamento de coágulos sanguíneos). Os médicos usam um cateter neste procedimento para remover coágulos sanguíneos que podem desalojar e viajar para órgãos ou tecidos.
Você ficará sedado durante um cateterismo, mas permanecerá alerta o suficiente para responder às instruções de médicos e enfermeiros.
Durante o cateterismo, você pode ser solicitado a:
- prenda a respiração
- respire fundo
- tosse
- coloque os braços em várias posições
Isso ajudará sua equipe de saúde a obter uma melhor imagem do seu coração e artérias.
Quais são os benefícios do procedimento?
O cateterismo cardíaco pode ajudar seu médico a diagnosticar e tratar problemas que poderiam causar problemas maiores, como um ataque cardíaco ou derrame. Você poderá prevenir um ataque cardíaco ou interromper um derrame futuro se o seu médico conseguir corrigir os problemas descobertos durante o procedimento.
Quais são os riscos do tratamento?
Qualquer procedimento que envolva seu coração vem com um conjunto específico de riscos. O cateterismo cardíaco é considerado de risco relativamente baixo e poucas pessoas têm problemas. Os riscos de complicações, embora raros, são maiores se você tiver diabetes ou doença renal ou se tiver 75 anos ou mais.
Os riscos associados ao cateterismo incluem:
- uma reação alérgica ao material de contraste ou medicamentos utilizados durante o procedimento
- sangramento, infecção e hematomas no local de inserção do cateter
- coágulos sanguíneos, que podem desencadear um ataque cardíaco, derrame ou outro problema sério
- danos na artéria onde o cateter foi inserido ou danos nas artérias à medida que o cateter viaja pelo seu corpo
- ritmo cardíaco irregular (arritmias)
- danos nos rins causados pelo material de contraste
- pressão sanguínea baixa
- tecido cardíaco rasgado
O que você pode esperar após o tratamento?
O cateterismo cardíaco é um procedimento geralmente rápido e geralmente dura menos de uma hora. Mesmo que tenha sido executado rapidamente, você ainda precisará de várias horas para se recuperar.
Quando o procedimento terminar, você será levado para uma sala de recuperação, onde descansará enquanto o sedativo se esvai. O local de inserção do cateter pode ser fechado com uma sutura ou um "tampão" feito de material que trabalha com seu corpo para criar um coágulo natural na artéria.
O descanso após o procedimento evitará sangramentos graves e permitirá que os vasos sangüíneos se recuperem completamente. Você provavelmente irá para casa no mesmo dia. Se você já é um paciente no hospital e recebe um cateterismo como parte de sua fase ou tratamento de diagnóstico, você será levado de volta ao seu quarto para se recuperar.
Estadias mais longas são geralmente necessárias se você tiver um procedimento adicional, como angioplastia ou ablação, durante o cateterismo.
O seu médico deve poder discutir os resultados do seu cateterismo logo após a conclusão do procedimento. Se você fez uma biópsia, os resultados podem demorar um pouco. Dependendo dos resultados, o seu médico recomendará tratamentos ou procedimentos futuros.