O que você deve saber sobre confusão
Contente
- Visão geral
- Quais são os sinais de confusão?
- Quando consultar um médico
- Quais são as causas subjacentes da confusão?
- Concussão
- Desidratação
- Medicamentos
- Outras causas potenciais
- O que pode ser feito sobre confusão?
- Outlook para confusão
Visão geral
A confusão é um sintoma que faz você se sentir como se não pudesse pensar com clareza. Você pode se sentir desorientado e ter dificuldade em se concentrar ou tomar decisões.
A confusão também é conhecida como desorientação. Em seu estado extremo, é chamado de delírio.
Se você ou alguém com quem você se importa fica confuso por um longo período de tempo, a demência pode ser o motivo. A demência é uma condição progressiva causada pelo declínio da função cerebral que resulta na perda de sua capacidade de desempenhar as funções cotidianas. Também afeta o julgamento, a memória e o comportamento.
Aprenda o que pode estar causando confusão e quando procurar ajuda.
Quais são os sinais de confusão?
Perceber confusão quando aparecer pela primeira vez ajudará você ou seu ente querido a receber tratamento imediato.
Alguns sinais de confusão incluem:
- palavras ofensivas ou pausas longas durante a fala
- fala anormal ou incoerente
- falta de conhecimento da localização ou hora
- esquecendo o que é uma tarefa enquanto está sendo executada
- mudanças repentinas de emoção, como agitação repentina
Se você está apresentando sinais de confusão, pode ser uma boa ideia ligar para um amigo ou ente querido para obter ajuda. Se você está confuso, pode precisar de ajuda com as coisas que poderia fazer por conta própria antes.
Quando consultar um médico
Se você ou alguém que você conhece começar a mostrar sinais de confusão, chame um médico. A confusão pode ter muitas causas, incluindo lesões, infecções, uso de substâncias e medicamentos. É importante descobrir qual é a causa subjacente da confusão para que ela possa ser tratada.
Seu médico solicitará que você ou seu ente querido indique quando a confusão começou e quando você exibiu pela última vez pensamento e comportamento "normais". Ser capaz de descrever as características e a duração da confusão ajudará seu médico a diagnosticar sua causa.
As pessoas que sofrem confusão às vezes podem agir de forma agressiva ou imprevisível. Uma pessoa que experimenta confusão deve ser observada de perto e protegida de prejudicar a si mesma ou a outras pessoas.
Se a confusão deles for extrema ou atingir o ponto de delírio, o médico pode recomendar a internação em um hospital.
Se a confusão ocorrer após uma lesão na cabeça ou trauma, isso pode ser uma possível concussão e você deve ligar para o 911 ou ir imediatamente para uma sala de emergência. É especialmente importante ligar para um médico se você perceber confusão com os seguintes sintomas:
- tontura
- batimento cardíaco acelerado
- pele úmida
- febre
- dor de cabeça
- tremendo
- respiração irregular
- fraqueza em um lado do corpo
- fala arrastada
Quais são as causas subjacentes da confusão?
Existem vários fatores que podem causar confusão, desde graves problemas de saúde até deficiências vitamínicas. A intoxicação por álcool é uma causa comum de confusão.
Outras causas incluem:
Concussão
Uma concussão é uma lesão cerebral que ocorre como resultado de traumatismo craniano. Uma concussão pode alterar o nível de alerta de alguém, bem como seu julgamento, coordenação e fala.
Você pode desmaiar se tiver uma concussão, mas também é possível ter uma e não saber. Você não pode começar a sentir confusão devido a uma concussão até alguns dias após a lesão.
Desidratação
Seu corpo perde líquidos todos os dias através da transpiração, micção e outras funções corporais. Se você não substituir esses fluidos com frequência suficiente, poderá eventualmente ficar desidratado.
Isso pode afetar a quantidade de eletrólitos (minerais) que seu corpo contém, o que pode causar problemas na capacidade de seu corpo funcionar.
Medicamentos
Certos medicamentos podem causar confusão. Não tomar os medicamentos prescritos também pode causar confusão, assim como a retirada de um medicamento que você parou de tomar recentemente.
A confusão é o sinal mais comum de complicações médicas relacionadas ao tratamento do câncer. A quimioterapia, que utiliza produtos químicos para matar células cancerígenas, geralmente afeta células saudáveis junto com as cancerígenas. A quimioterapia pode causar danos aos seus nervos, o que pode afetar as funções do seu cérebro e causar confusão.
Medicamentos opióides são outra causa comum de confusão devido a medicamentos, especialmente em pessoas idosas. Estes são medicamentos poderosos usados para tratar a dor.
Outras causas potenciais
A confusão pode ser causada por vários fatores diferentes. Outras causas potenciais incluem:
- febre
- infecção
- Baixo teor de açúcar no sangue
- não dormir o suficiente
- falta de oxigênio
- uma queda rápida na temperatura corporal
- depressão ou outros transtornos do humor
- derrame
- convulsões
- uso ilegal de drogas
O que pode ser feito sobre confusão?
Nos casos de confusão de curto prazo causados por desequilíbrios nutricionais, desidratação ou privação do sono, você pode encontrar alívio no tratamento em casa.
Se a causa de sua confusão for baixa de açúcar no sangue, beber uma bebida adoçada ou comer um pequeno pedaço de doce pode ser tudo o que você precisa para aliviar seus sintomas. Se sua confusão é causada por desidratação, beber água ou eletrólitos pode ajudar a aliviar seus sintomas.
No entanto, a confusão causada por um ferimento na cabeça requer atenção médica imediata. Se sua confusão for causada por uma concussão, seu médico decidirá quando é melhor liberá-lo do tratamento.
Eles darão conselhos sobre como estruturar seu estilo de vida para tratar sua concussão, como comer alimentos leves e evitar álcool por algum tempo. Talvez você não precise ficar na cama, mas peça a alguém para checar você a cada poucas horas, se achar que pode adormecer nas primeiras 12 horas após uma concussão.
Outlook para confusão
Como existem muitas condições graves que podem causar confusão, muitas vezes é necessária atenção médica. Não hesite em ligar para um médico se um ente querido repentinamente mostrar sinais de confusão.
Pode ser assustador quando alguém experimenta confusão. Até que um médico determine a causa da confusão, a coisa mais importante que você pode fazer é ficar com a pessoa e observar como ela está agindo. Sua descrição do comportamento deles será uma ferramenta importante para determinar o que está causando a confusão deles, para que possam ser tratados.