Consciência diminuída
Contente
- O que diminuiu a consciência?
- Consciência e cérebro
- Sintomas de diminuição da consciência
- Tipos de diminuição da consciência
- Confusão
- Desorientaçao
- Delírio
- Letargia
- Estupor
- Coma
- Causas subjacentes comuns da diminuição da consciência
- O que esperar quando você vê o médico
- Tratar diminuição da consciência
- Perspectivas para diminuição da consciência
O que diminuiu a consciência?
As principais características da consciência são a atenção e a orientação para o local e o tempo. Prontidão significa que você é capaz de responder adequadamente às pessoas e coisas ao seu redor. Ser orientado para o local e o tempo significa que você sabe quem você é, onde está, onde vive e que horas são.
Quando a consciência diminui, sua capacidade de permanecer acordada, consciente e orientada é prejudicada. A consciência prejudicada pode ser uma emergência médica.
Consciência e cérebro
O cérebro é responsável por manter a consciência. Seu cérebro requer certas quantidades de oxigênio e glicose para funcionar corretamente.
Muitas substâncias que você consome podem afetar a química do cérebro. Essas substâncias podem ajudar a manter ou diminuir a consciência. Por exemplo, a cafeína é um estimulante, o que significa que aumenta seus níveis de atividade cerebral. A cafeína pode ser encontrada em muitos alimentos e bebidas que você consome todos os dias, como café, refrigerante e chocolate. Por outro lado, analgésicos e tranqüilizantes deixam você sonolento. Este efeito colateral é uma forma de consciência prejudicada.
Doenças que danificam as células do cérebro também podem causar problemas de consciência. Um coma é o nível mais grave de comprometimento da consciência.
Sintomas de diminuição da consciência
Os sintomas que podem estar associados à diminuição da consciência incluem:
- convulsões
- perda da função intestinal ou da bexiga
- equilíbrio ruim
- queda
- dificuldade para caminhar
- desmaio
- tontura
- arritmia cardíaca
- pulso rápido
- pressão sanguínea baixa
- suando
- febre
- fraqueza no rosto, braços ou pernas
Tipos de diminuição da consciência
Níveis de consciência prejudicada incluem:
- confusão
- desorientaçao
- delírio
- letargia
- estupor
- coma
Confusão
A confusão é marcada pela ausência de um pensamento claro e pode resultar em uma má tomada de decisão.
Desorientaçao
Desorientação é a incapacidade de entender como você se relaciona com pessoas, lugares, objetos e tempo. O primeiro estágio da desorientação geralmente é a conscientização do ambiente atual
(por exemplo, por que você está no hospital). O próximo estágio está sendo desorientado em relação ao tempo (anos, meses, dias). Isso é seguido por desorientação em relação ao local, o que significa que você pode não saber onde está.
A perda de memória de curto prazo segue a desorientação em relação ao local. A forma mais extrema de desorientação é quando você perde a memória de quem você é.
Delírio
Se você está delirando, seus pensamentos são confusos e ilógicos. As pessoas que deliram costumam ficar desorientadas. Suas respostas emocionais variam do medo à raiva. Pessoas delirantes também costumam ficar muito agitadas.
Letargia
A letargia é um estado de diminuição da consciência que se assemelha à sonolência. Se você é letárgico, pode não responder a estimulantes, como o som de um despertador ou a presença de fogo.
Estupor
O estupor é um nível mais profundo de consciência prejudicada, no qual é muito difícil responder a qualquer estímulo, exceto a dor.
Coma
Coma é o nível mais profundo da consciência prejudicada. Se você estiver em coma, não poderá responder a nenhum estímulo, nem mesmo a dor.
Causas subjacentes comuns da diminuição da consciência
As causas comuns de diminuição da consciência incluem:
- drogas
- álcool
- abuso de substâncias
- certos medicamentos
- epilepsia
- Baixo teor de açúcar no sangue
- derrame
- falta de oxigênio no cérebro
Outras causas subjacentes da diminuição da consciência incluem:
- hemorragia cerebral
- demência, como a doença de Alzheimer
- Trauma na cabeça
- Tumor cerebral
- doença cardíaca
- insolação
- doença hepática
- uremia ou insuficiência renal em estágio terminal
- choque
O que esperar quando você vê o médico
O diagnóstico e o tratamento da diminuição da consciência começam com um histórico médico completo e exame físico, que inclui uma avaliação neurológica detalhada. O seu médico vai querer saber sobre quaisquer problemas médicos que você tenha, como diabetes, epilepsia ou depressão. Eles perguntam sobre qualquer medicamento que você esteja tomando, como insulina ou anticonvulsivantes. Eles também perguntam se você tem um histórico de abuso de drogas ilegais, medicamentos prescritos ou álcool.
Além de seu histórico completo e físico, o médico pode solicitar os seguintes testes:
- Hemograma completo (CBC). Este exame de sangue revela se você tem um nível baixo de hemoglobina, o que indica anemia. Uma contagem elevada de glóbulos brancos (leucócitos) indica infecções, como meningite ou pneumonia.
- Tela para toxicologia. Este teste usa uma amostra de sangue ou urina para detectar a presença e os níveis de medicamentos, drogas ilegais e venenos em seu sistema.
- Painel eletrolítico. Esses exames de sangue medem os níveis de sódio, potássio, cloreto e bicarbonato.
- Testes de função hepática. Esses testes determinam a saúde do seu fígado medindo os níveis de proteínas, enzimas hepáticas ou bilirrubina no sangue.
- Eletroencefalograma (EEG). Este exame usa eletrodos no couro cabeludo para avaliar a atividade cerebral.
- Eletrocardiograma (ECG).Este exame mede a atividade elétrica do seu coração (como frequência cardíaca e ritmo).
- Raio-x do tórax. Os médicos usam esse teste de imagem para avaliar o coração e os pulmões.
- Tomografia computadorizada da cabeça. Uma tomografia computadorizada utiliza computadores e raios-X rotativos para criar imagens de alta resolução do cérebro. Os médicos usam essas imagens para encontrar anormalidades.
- Ressonância magnética da cabeça. Uma ressonância magnética usa ressonância nuclear magnética para criar imagens de alta resolução do cérebro.
Tratar diminuição da consciência
O tratamento para a diminuição da consciência depende do que está causando isso. Pode ser necessário alterar os medicamentos, iniciar um novo tratamento ou simplesmente tratar os sintomas para tratar a causa subjacente. Por exemplo, você precisa de tratamento médico de emergência e possivelmente cirurgia para tratar uma hemorragia cerebral. Por outro lado, não há cura para a doença de Alzheimer. Nesse caso, sua equipe de saúde trabalhará com você para elaborar estratégias para tratar os sintomas e manter a qualidade de sua vida pelo maior tempo possível.
Converse com seu médico assim que achar que pode estar sofrendo uma diminuição da consciência. Eles podem iniciar o seu tratamento o mais rápido possível.
Perspectivas para diminuição da consciência
A diminuição da consciência pode ser um sinal de uma condição séria. Obter atenção médica imediata é importante para suas perspectivas de longo prazo. Sua perspectiva pode piorar quanto mais tempo você gasta com menos do que plena consciência.