Os passeios em parques de diversões contam como um treino?
Contente
Os parques de diversão, com seus brinquedos que desafiam a morte e guloseimas deliciosas, são uma das melhores partes do verão. Sabemos que passar um tempo ao ar livre é definitivamente bom para você, mas toda essa coisa de passeios conta como um treino? Mesmo um pouco? Afinal, seu coração está batendo forte a cada montanha-russa em que você anda e isso deve contar para algo cardiovascular, certo?
Na verdade, não, diz Nicole Weinberg, M.D., cardiologista do Centro de Saúde Providence Saint John em Santa Monica - coincidentemente, a apenas uma hora de distância de três dos parques de diversões mais populares do país.
"Seu coração está disparado depois de uma viagem assustadora por causa da adrenalina e isso pode realmente ser mau para o seu coração ", diz ela." Há uma razão para todos aqueles sinais alertando as pessoas com problemas cardíacos e mulheres grávidas para ficarem longe. "
Quando sua frequência cardíaca aumenta repentinamente devido a uma descarga de adrenalina, pode ser divertido. Mas na verdade coloca muito estresse no seu coração - e não da maneira boa que, digamos, correr ou andar de bicicleta causa, ela explica. A adrenalina é um "hormônio do estresse" liberado apenas em momentos de perigo, causando uma resposta de luta ou fuga que é útil em curto prazo, mas pode causar danos em longo prazo. Quando sua frequência cardíaca aumenta devido ao exercício cardiovascular (em vez da adrenalina), isso fortalece o músculo cardíaco com o tempo, tornando-o mais forte, mais saudável e mais capaz de suportar o estresse. (Ainda assim, o cardio adiciona trabalho extra ao coração. Portanto, se você corre o risco de ter algum problema cardíaco, deve conversar com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.)
Para pessoas saudáveis, uma explosão de adrenalina não é um grande problema e seu coração pode suportar o choque ocasional causado pela montanha-russa. Mas para outras pessoas com problemas de saúde, especialmente aquelas que já têm pressão extra sobre o coração devido a doenças cardiovasculares, hipertensão ou gravidez, pode ser muito prejudicial. Não é muito comum, mas houve casos relatados em que andar de bicicleta desencadeou um evento cardíaco em alguém, acrescenta ela.
Além disso, mesmo que o aumento da frequência cardíaca tenha sido benéfico de alguma forma, a maioria das viagens dura menos de dois minutos - não exatamente um treino, ela diz.
Mas isso não significa que seu dia na Disney não possa ser bom para você de outras maneiras. "Caminhar o dia todo ao redor do parque é uma ótima maneira de fazer exercícios extras", diz o Dr. Weinberg. Você pode facilmente acabar caminhando de 16 a 19 quilômetros ao longo do dia - quase uma meia maratona!
Além disso, a combinação de estar de férias com passeios relaxantes pode ajudá-lo a desestressar bastante, o que é uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde do coração, diz ela.
Resultado? Caminhe sempre que puder, pule o fast food e tenha tempo para andar nos balanços gigantes e você pode contar totalmente a sua experiência no parque de diversões como um treino (principalmente).