O álcool expira? Os detalhes sobre bebidas alcoólicas, cerveja e vinho
Contente
- As bebidas alcoólicas têm prazos de validade diferentes
- Licor
- Cerveja
- Vinho
- O álcool expirado pode deixá-lo doente?
- O resultado final
Se você estiver limpando sua despensa, pode ficar tentado a jogar fora aquela garrafa empoeirada de Baileys ou uísque caro.
Embora se diga que o vinho fica melhor com o tempo, você pode se perguntar se isso se aplica a outros tipos de álcool - especialmente depois de abertos.
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre a expiração do álcool, explorando várias bebidas e sua segurança.
As bebidas alcoólicas têm prazos de validade diferentes
As bebidas alcoólicas, como licor, cerveja e vinho, são feitas com diferentes processos e ingredientes.
Todos envolvem fermentação. Neste contexto, esse é o processo pelo qual a levedura cria álcoois consumindo açúcares (1, 2).
Outros fatores podem afetar a vida útil do álcool. Isso inclui flutuações de temperatura, exposição à luz e oxidação (1, 2).
Licor
O licor é considerado estável no armazenamento. Esta categoria inclui gin, vodka, uísque, tequila e rum. Normalmente são feitos de uma variedade de grãos ou plantas.
Sua base, também chamada de mash, é fermentada com levedura antes de ser destilada. Alguns licores são destilados várias vezes para um sabor mais suave. O líquido resultante pode então ser envelhecido em tonéis ou barris de várias madeiras para maior complexidade.
Depois que o fabricante engarrafa o licor, ele para de envelhecer. Após a abertura, deve ser consumido dentro de 6–8 meses para o sabor máximo, de acordo com especialistas do setor (3).
No entanto, você pode não notar uma mudança no gosto por até um ano - especialmente se você tiver um paladar menos exigente (3).
O licor deve ser armazenado em um local escuro e fresco - ou mesmo em um freezer, embora isso não seja necessário. Mantenha as garrafas na posição vertical para evitar que o líquido toque na tampa, o que pode causar corrosão que afeta o sabor e a qualidade.
O armazenamento adequado ajuda a prevenir a evaporação e oxidação, prolongando assim a vida útil.
Deve-se notar que licores - bebidas destiladas adoçadas com sabores adicionados, como frutas, especiarias ou ervas - duram até 6 meses após a abertura. Os licores de creme devem ser mantidos resfriados, de preferência na geladeira, para estender sua vida útil (4, 5).
Cerveja
A cerveja é produzida pela fermentação de um grão de cereal - geralmente cevada maltada - com água e fermento (1, 6,).
Essa mistura fermenta, produzindo carbonatação natural que dá à cerveja seu efervescente característico (1,).
Lúpulo, ou flores da planta do lúpulo, são adicionados no final do processo. Estes conferem notas e aromas amargos, florais ou cítricos. Além disso, ajudam a estabilizar e preservar a cerveja (1).
A cerveja selada é estável durante 6–8 meses após a data de validade e dura mais se refrigerada. Geralmente, a cerveja com um álcool por volume (ABV) maior que 8% é ligeiramente mais estável na prateleira do que a cerveja com um ABV inferior.
A cerveja não pasteurizada também tem uma vida útil mais curta. A pasteurização mata patógenos prejudiciais com calor para estender a vida útil de uma variedade de produtos alimentícios, incluindo cerveja ().
Enquanto as cervejas produzidas em massa são geralmente pasteurizadas, as cervejas artesanais não. Cervejas não pasteurizadas devem ser consumidas dentro de 3 meses do engarrafamento para o melhor sabor. Normalmente, você encontra a data de engarrafamento no rótulo.
Cervejas pasteurizadas ainda podem saborear frescas por até 1 ano após serem engarrafadas.
A cerveja deve ser armazenada na vertical, em local fresco e escuro com temperatura constante, como a geladeira. Beba algumas horas após a abertura para obter o melhor sabor e carbonatação.
Vinho
Como a cerveja e o licor, o vinho é produzido por fermentação. No entanto, é sempre feito de uvas em vez de grãos ou outras plantas. Às vezes, caules e sementes de uva são usados para aprofundar o sabor.
Alguns vinhos são envelhecidos em barris ou barris por meses ou anos para intensificar ainda mais seu sabor. Embora os vinhos finos possam melhorar com a idade, os vinhos baratos devem ser consumidos dentro de 2 anos após o engarrafamento.
Vinhos orgânicos, incluindo aqueles produzidos sem conservantes como sulfitos, devem ser consumidos dentro de 3-6 meses após a compra ().
A luz e o calor afetam a qualidade e o sabor do vinho. Portanto, mantenha-o em um ambiente fresco e seco, longe da luz solar. Ao contrário do licor e da cerveja, o vinho com rolha deve ser guardado de lado. O vinho armazenado corretamente pode durar vários anos.
Depois de aberto, o vinho é exposto ao oxigênio, agilizando o processo de envelhecimento. Você deve beber a maioria dos vinhos dentro de 3-7 dias após a abertura para obter o melhor sabor. Certifique-se de rolha-los e mantê-los na geladeira entre as doses (3, 10).
Os vinhos fortificados têm um álcool destilado, como o conhaque, adicionado. Estes e os vinhos embalados podem durar até 28 dias após a abertura, se devidamente armazenados (, 12).
Os vinhos espumantes têm a vida útil mais curta e devem ser consumidos horas após a abertura para o pico de carbonatação. Para estender sua vida útil, mantenha-os na geladeira com uma rolha de vinho hermética. Você deve usar a garrafa dentro de 1-3 dias (10).
ResumoAs bebidas alcoólicas são feitas de maneiras diferentes e, portanto, têm prazos de validade variáveis. O licor dura mais tempo, enquanto o vinho e a cerveja são menos estáveis na prateleira.
O álcool expirado pode deixá-lo doente?
O licor não expira a ponto de causar doença. Simplesmente perde o sabor - geralmente um ano após a abertura.
Cerveja estragada - ou sem gás - não vai deixá-lo enjoado, mas pode incomodar seu estômago. Você deve jogar fora a cerveja se não houver carbonatação ou espuma branca (espuma) depois de despejá-la. Você também pode notar uma mudança no sabor ou sedimento no fundo da garrafa.
O vinho fino geralmente melhora com a idade, mas a maioria dos vinhos não são bons e devem ser consumidos dentro de alguns anos.
Se o vinho tiver gosto de vinagre ou de nozes, provavelmente ele estragou. Também pode parecer marrom ou mais escuro do que o esperado. Beber vinho vencido pode ser desagradável, mas não é considerado perigoso.
Vinho estragado, seja tinto ou branco, geralmente se transforma em vinagre. O vinagre é altamente ácido, o que o protege contra o crescimento de bactérias que podem prejudicar sua saúde ().
É claro que consumir álcool em excesso - não importa o tipo ou o nível de validade - pode levar a efeitos colaterais desagradáveis, como dor de cabeça, náuseas e danos ao fígado em longo prazo. Certifique-se de beber com moderação - até uma bebida por dia para mulheres e duas para homens (,).
ResumoO álcool expirado não o deixa doente. Se você beber um licor depois de estar aberto por mais de um ano, geralmente só correrá o risco de sentir um gosto mais opaco. Cerveja sem gosto normalmente tem gosto estranho e pode incomodar seu estômago, enquanto o vinho estragado geralmente tem gosto de vinagre ou de nozes, mas não é prejudicial.
O resultado final
As bebidas alcoólicas são produzidas com diferentes ingredientes e processos. Como resultado, suas vidas úteis variam. O armazenamento também desempenha um papel.
O licor é considerado o mais estável na prateleira, enquanto muitos fatores determinam quanto tempo a cerveja e o vinho duram.
Consumir álcool após a data de validade geralmente não é considerado perigoso.
Dito isso, consumir álcool em excesso, seja qual for sua idade, pode levar a efeitos colaterais desagradáveis e potencialmente perigosos. Qualquer que seja o álcool que você bebe, certifique-se de fazê-lo com moderação.