O que é o Feverfew e funciona para enxaquecas?
Contente
- A relação entre febre e enxaqueca
- Outros benefícios potenciais
- Possíveis efeitos colaterais
- Dosagem e Recomendações
- A linha inferior
Feverfew (Tanacetum parthenium) é uma planta da família Asteraceae.
Seu nome vem da palavra latina febrifugia, significando "redutor de febre". Tradicionalmente, o febril era usado para tratar febres e outras condições inflamatórias.
De fato, algumas pessoas chamam de "aspirina medieval" (1).
O Feverfew contém uma variedade de compostos ativos, como flavonóides e óleos voláteis. No entanto, seu principal composto de interesse é o partenolídeo, encontrado nas folhas da planta.
Estudos mostram que o partenolídeo pode estar por trás da maioria dos potenciais benefícios para a saúde do feverfew (1).
Este artigo oferece uma visão geral do feverfew e informa se é eficaz contra a enxaqueca.
A relação entre febre e enxaqueca
Durante séculos, as pessoas têm tomado febril para tratar enxaquecas.
Enxaqueca são dores de cabeça moderadas a graves que afetam um lado da cabeça. Eles geralmente são acompanhados por dor latejante, pulsante ou latejante (2).
Nos estudos com tubos de ensaio, os compostos presentes no matricária - como partenolídeo e tanetina - ajudaram a interromper a produção de prostaglandinas, moléculas que promovem inflamação (1).
Outros estudos em tubo de ensaio mostram que o partenolídeo pode inibir os receptores de serotonina, impedir que as plaquetas do sangue liberem moléculas inflamatórias, impedir que os vasos sanguíneos no cérebro se ampliem (vasodilatação) e impedir espasmos dos músculos lisos (1, 3).
Todos esses fatores têm sido associados a enxaquecas (4, 5).
No entanto, estudos em humanos com febre e enxaqueca mostram resultados mistos.
Em uma revisão de 6 estudos em um total de 561 pessoas, 4 estudos constataram que o feverfew ajudou a reduzir a frequência e a intensidade das enxaquecas, enquanto 2 estudos não encontraram efeito.
Além disso, os 4 estudos que relataram um efeito benéfico mostraram que ele era apenas um pouco mais eficaz que um placebo (6).
Por exemplo, em um estudo com 170 participantes, aqueles que tomavam febres experimentavam apenas 0,6 menos enxaquecas por mês do que as pessoas do grupo placebo (7).
Com base na pesquisa atual, o feverfew parece ser apenas ligeiramente eficaz contra a enxaqueca. Mais estudos em humanos são necessários para tirar conclusões sólidas.
Resumo A pesquisa atual constata que o feverfew é apenas um pouco mais eficaz do que um placebo no tratamento e prevenção de enxaquecas. Mais estudos são necessários para tirar uma conclusão.Outros benefícios potenciais
Além do tratamento da enxaqueca, o feverfew pode ter outros benefícios potenciais à saúde:
- Efeitos anticâncer: Estudos em tubo de ensaio mostram que os compostos em matricária podem inibir certas células cancerígenas (8, 9, 10, 11).
- Alívio da dor: As propriedades anti-inflamatórias do feverfew podem ajudar a aliviar a dor (12).
- Humor elevado: Em estudos com ratos, o feverfew ajudou a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. No entanto, estudos em humanos sobre esse tema não estão disponíveis (13).
- Tratamento da rosácea: Cremes tópicos que contenham extrato de febre-livre de parthenolide podem ajudar a tratar a acne rosácea, reduzindo a inflamação. O partenolide pode irritar a pele, e é por isso que é removido dos cremes tópicos (14, 15).
Possíveis efeitos colaterais
O febre é geralmente considerado seguro, com poucos efeitos colaterais relatados (6).
No entanto, os estudos analisaram apenas seus efeitos a curto prazo no corpo. Efeitos a longo prazo (mais de quatro meses) não foram estudados.
Em alguns casos, febre-poucos pode causar efeitos colaterais como dores de estômago, azia, diarréia, constipação, náusea, tontura, cansaço e alterações menstruais (1).
As mulheres grávidas devem evitar febre, pois pode causar contrações precoces. Além disso, a pesquisa para garantir que é seguro para mulheres que amamentam é insuficiente (1).
Pessoas com alergia a ambrósia ou outras plantas relacionadas das famílias de plantas Asteraceae ou Compositae - como margaridas, calêndulas e crisântemos - também devem evitá-lo.
É melhor consultar primeiro seu médico, pois o suplemento pode interagir com certos medicamentos, particularmente anticoagulantes e medicamentos para o fígado.
Resumo O Feverfew geralmente é seguro com poucos efeitos colaterais, mas algumas pessoas devem evitá-lo. Se você tiver alguma dúvida, é melhor falar com seu médico.Dosagem e Recomendações
A partir de agora, não há dose oficial recomendada para o febre-poucos.
No entanto, estudos constatam que a ingestão de 100 a 300 mg de um suplemento de febre, contendo 0,2 a 0,4% de partenolídeo entre 1 a 4 vezes ao dia, pode tratar dores de cabeça de enxaqueca (1).
O Feverfew também está disponível como extratos ou tinturas fluidas, que normalmente são usadas para aliviar a artrite. No entanto, as evidências para recomendá-lo para esse fim são insuficientes (16).
Você também pode experimentá-lo como um chá, disponível em lojas de produtos naturais ou na Amazon.
Lembre-se de que o feverfew não é adequado para algumas pessoas e pessoas que tomam certos medicamentos. Se você tiver alguma dúvida, fale com o seu médico.
Resumo Embora não esteja disponível uma dosagem oficial recomendada para febre-infecciosa, 100 a 300 mg de um suplemento contendo 0,2 a 0,4% de partenolídeo 1 a 4 vezes ao dia parece ser mais eficaz no tratamento ou prevenção de ataques de enxaqueca.A linha inferior
Feverfew (Tanacetum parthenium) é comumente usado como tratamento natural para enxaquecas.
No entanto, a pesquisa atual mostra que é apenas um pouco mais eficaz que um placebo. Mais estudos em humanos são necessários.
O Feverfew também foi associado ao alívio da dor, propriedades anticâncer, melhora do humor e redução da acne rosácea.
Este suplemento geralmente é seguro para a maioria das pessoas, mas se você tiver alguma dúvida, é melhor falar com seu médico antes de tentar.