O que significa se você tem um estômago duro?
Contente
visão global
Se seu estômago estiver duro e inchado, geralmente é um efeito colateral de certos alimentos ou bebidas. Às vezes, quando acompanhada por outros sintomas, um estômago duro é uma indicação de uma condição subjacente.
Um estômago duro e inchado geralmente desaparece depois que você para de consumir qualquer alimento ou bebida que o tenha causado. No entanto, às vezes os sintomas persistem e são um sinal de que você precisa de atenção médica.
Aqui está o que você precisa saber sobre as causas e tratamentos de um estômago duro.
Por que meu estômago está duro?
Quando seu estômago incha e fica duro, a explicação pode ser tão simples quanto comer demais ou beber refrigerantes, o que é fácil de remediar. Outras causas podem ser mais sérias, como uma doença inflamatória intestinal.
As causas de estômago duro incluem:
Refrigerantes
Às vezes, o gás acumulado por beber um refrigerante muito rapidamente pode resultar em um estômago duro. Essa sensação desconfortável se dissipa à medida que o gás é expelido.
Comer demais
Comer demais de uma vez ou comer muito rápido pode causar uma sensação desconfortável de saciedade, juntamente com um estômago duro. O desconforto geralmente desaparece com o tempo, à medida que o alimento passa pelo sistema digestivo.
Constipação
Se você está tendo problemas para evacuar, pode estar constipado. Isso pode levar a uma sensação desagradável de estar excessivamente cheio ou inchado, juntamente com um estômago duro.
Intolerância alimentar
Se você tem problemas para digerir certos alimentos - por exemplo, laticínios para intolerância à lactose - consumir esses alimentos pode resultar em inchaço e inchaço que pode fazer seu estômago ficar duro.
Síndrome do intestino irritável (IBS)
IBS pode causar vários sintomas que podem resultar em estômago duro:
- inchaço
- cólicas
- gás
- dor abdominal
Doença inflamatória intestinal (IBD)
A DII inclui condições como colite ulcerosa e doença de Crohn, que podem causar inchaço e cólicas abdominais que podem fazer seu estômago ficar duro.
Diverticulite
A diverticulite, uma inflamação e infecção do trato digestivo, também pode resultar em distensão abdominal e inchaço que pode fazer seu estômago ficar duro.
Gastrite
A gastrite é uma inflamação do estômago geralmente causada por uma úlcera estomacal ou uma infecção bacteriana por H. pylori. Os sintomas incluem:
- dor
- inchaço
- um estômago duro
Câncer de estômago
O câncer de estômago, ou câncer gástrico, comumente envolve o revestimento do estômago ou as paredes dos músculos do estômago. Embora seja um câncer relativamente raro, pode resultar em estômago duro.
Estômago duro durante a gravidez
Geralmente, você espera um estômago duro quando está grávida. A sensação de estômago duro é causada pela pressão crescente do útero e exercendo pressão sobre o abdome.
A rigidez do estômago durante a gravidez pode ser mais pronunciada se você fizer uma dieta pobre em fibras ou se beber muitas bebidas carbonatadas.
Se você sentir dor forte junto com seu estômago duro, você deve consultar seu OB-GYN ou procurar atendimento médico imediato. Às vezes, a dor intensa nas primeiras 20 semanas de gravidez é um indicador de aborto.
Embora mais comum no terceiro trimestre, no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, o desconforto pode vir das contrações do parto ou das contrações de Braxton-Hicks. Normalmente as contrações de Braxton-Hicks passam. Se as contrações não passarem e se tornarem mais persistentes, pode ser um sinal de que você está entrando em trabalho de parto.
Quando ver um médico
Se seu estômago estiver duro e inchado por mais de alguns dias, você deve visitar seu médico ou procurar atendimento médico. Você também deve consultar seu médico se tiver outros sintomas, como:
- fezes sangrentas
- dificuldade ao respirar
- forte dor abdominal
- náuseas e vômitos intensos
- perda de peso inexplicável
- pele amarelada
Outlook
Há vários motivos pelos quais seu estômago pode ficar duro ou tenso. Como a maioria deles são problemas digestivos, geralmente desaparecem por conta própria ou podem ser simplesmente tratados.
Se os sintomas piorarem ou continuarem por mais alguns dias, você deve consultar seu médico para fazer um diagnóstico completo para identificar a causa e recomendar um tratamento apropriado.