Autor: Eric Farmer
Data De Criação: 10 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
5 DICAS PARA COMBATER O METABOLISMO LENTO
Vídeo: 5 DICAS PARA COMBATER O METABOLISMO LENTO

Contente

Quer você comece a suar no momento em que a esteira começa a se mover ou sinta mais do suor do seu vizinho espirrando em você na aula de HIIT do que no seu, você pode ter se perguntado o que é normal e se está suando demais - ou apenas o suficiente. Na realidade, todos suam em diferentes temperaturas e em diferentes níveis de esforço. Mas o que causa algumas dessas diferenças e quando é hora de se preocupar? E tem como não suar tanto durante o exercício ?!

Em primeiro lugar, saiba que a transpiração é completamente normal. "Suar é uma resposta normal e saudável ao aquecimento do corpo", diz Stacy R. Smith, M.D., dermatologista em Encinitas, Califórnia. "Esse aquecimento pode vir de fontes externas como o clima na Flórida ou o calor gerado pela atividade muscular durante o exercício."


O que faz algumas pessoas suarem mais do que outras?

Para enganar o suor, ajuda saber exatamente o que ele faz. Quando essa mistura de água, sal e outros minerais evapora da pele, ela o resfria, permitindo que o corpo mantenha a temperatura interna. "Existem dois tipos de suor: écrino, um líquido fino que ocorre em todo o corpo quando está calor do lado de fora ou quando você se exercita, e apócrino, uma secreção espessa encontrada principalmente nas axilas", diz Dee Anna Glaser, MD, presidente da a Sociedade Internacional de Hiperhidrose e um dermatologista em St. Louis, Missouri. O apócrino está ligado ao odor e geralmente relacionado ao estresse. (Relacionado: O que são Grânulos de Estresse - e como posso evitar que causem estragos em meu corpo?)

Embora sua dieta, saúde e emoções possam ter um papel importante, a quantidade de suor é determinada principalmente pela genética, assim como o local onde você transpira. Os pontos mais comuns são as axilas, palmas das mãos, solas dos pés e testa porque têm a maior densidade de glândulas sudoríparas. (A área das axilas é o lar de uma bactéria que digere o suor e produz BO) Os padrões de suor são altamente individuais, no entanto: por exemplo, suas costas podem transpirar primeiro porque as glândulas lá são mais rápidas para responder aos sinais do seu cérebro em momentos de calor ou estresse , Diz o Dr. Glaser.


Provavelmente não é uma surpresa que os níveis de hidratação e o suor andem de mãos dadas. Se todos os outros fatores forem iguais, a hidratação inadequada em uma base regular pode fazer com que uma pessoa sue menos do que outra, diz o Dr. Smith. Mas beber mais do que o necessário para hidratar antes, durante e depois do exercício não vai deixá-lo mais encharcado do que alguém que se hidrata adequadamente. Certos medicamentos, como o anticoncepcional hormonal, também podem ter efeitos colaterais que fazem você suar mais ou menos, portanto, consulte seu médico ou farmacêutico se você acha que esse pode ser o problema.

Além de hidratação, medicação e genética, o condicionamento físico também influencia o quanto você transpira e, surpreendentemente, quanto mais em forma, mais úmido estará, diz Jason Karp, Ph.D., fisiologista do exercício e treinador de corrida em San Diego, Califórnia. "A razão pela qual as pessoas mais em forma suam mais - e também no início do treino - é porque o corpo se torna mais eficiente para se resfriar", diz Karp. "As pessoas veem o suor como uma coisa ruim, mas é a evaporação do suor que permite que você não superaqueça." (Aprenda como se proteger contra a exaustão por calor e insolação durante os meses quentes de verão.)


Embora mais suor seja uma indicação de aptidão física, não se deixe enganar por aulas de ginástica que aumentam o calor. Contanto que você seja capaz de se exercitar em seu nível de intensidade normal, você queimará o mesmo número de calorias na ioga quente que faria na sala com ar-condicionado do estúdio.

Embora o sexo e a idade tenham um papel importante na transpiração, um nível de condicionamento físico mais elevado, maior intensidade do exercício, tamanho corporal maior, temperatura ambiente mais quente (dentro ou fora), menor ventilação ou fluxo de ar, menos umidade e roupas não respiráveis ​​levarão a maior suor níveis, diz Brett Romano Ely, MS, candidato a doutorado em fisiologia humana na Universidade de Oregon.

Quanto suor é apropriado durante um treino?

Um tamanho não serve para todos quando se trata de suor. Pare de se preocupar em não dar o suficiente durante o treino, porque o esforço nem sempre está diretamente relacionado à produção de suor, diz Ely. Você pode dar um passeio de bicicleta em um dia fresco e quase não suar, independentemente de quantos morros você escalou, diz ela. Em alta umidade ou com baixo fluxo de ar, o suor irá evaporar mais lentamente, o que pode fazer você sentir que está suando mais. E nas condições opostas, sua pele pode ficar seca, mas, na realidade, o suor está evaporando muito mais rapidamente. (Relacionado: Roupas de treino respiráveis ​​para ajudar a mantê-lo fresco e seco)

Se você acha que precisa suar para provar a si mesmo que está trabalhando duro o suficiente, Ely sugere que experimente um monitor de frequência cardíaca. Você também pode simplesmente monitorar sua respiração ou usar a taxa confiável de esforço percebido (quão duro você está trabalhando em uma escala de 1 a 10) para medir sua intensidade.

Quando o suor se torna "excessivo"?

Você provavelmente deve parar de suar para saber como não suar tanto durante o exercício, concordam nossos especialistas. Suar muito pode ser um pouco embaraçoso, mas raramente é um problema médico real. Pode haver motivo de preocupação se você estiver suando eletrólitos e fluidos mais rápido do que consegue reidratar. "Suar muito pode causar desidratação, o que pode prejudicar o metabolismo e diminuir o fluxo sanguíneo para os músculos (uma vez que a perda de água pela transpiração diminui o volume sanguíneo), então pode ser perigoso se você não repor o líquido bebendo", diz Karp. (A desidratação é apenas uma das coisas que podem tornar seu treino mais difícil, e não de uma maneira boa.)

Existe a possibilidade de você sofrer de uma condição rara chamada hiperidrose, em que o corpo transpira mais do que o necessário para o resfriamento, diz o Dr. Smith. "Esse excesso de suor pode causar irritações na pele, dificuldades sociais e constrangimento, além de desgaste excessivo das roupas". Pessoas com hiperidrose frequentemente relatam suor sem motivo aparente em ambientes frios, tendo que trazer camisas extras para o trabalho ou escola quando ficam molhadas / manchadas antes do fim do dia, ou ajustando seus horários para que possam ir para casa e tomar banho antes de sair à noite, depois do trabalho.

Apenas um médico pode diagnosticar oficialmente a sudorese excessiva ou hiperidrose, mas simplesmente, "a sudorese excessiva é freqüentemente definida como qualquer suor que interfira com as atividades diárias normais", diz o Dr. Smith.

O que você pode fazer a respeito do suor e do odor corporal?

Mesmo que você não se enquadre na categoria de suor "excessivo", mas se sinta desconfortável com seu nível de suor, o Dr. Smith diz que pode ser hora de uma intervenção além do antitranspirante típico. As opções incluem optar por um antitranspirante de venda livre com "força clínica" que inclui níveis mais elevados do composto responsável por bloquear temporariamente os dutos de suor e formulações com força prescrita.

Se você está especificamente preocupado em como não suar tanto durante o exercício, mas não é um problema quando você está apenas fazendo rotinas diárias, opte por roupas de ginástica com propriedades de absorção para evitar a sensação de umidade e estender a vida de seu guarda-roupa de ginástica um pouco mais. Algumas marcas de roupas até prometem roupas com tecnologia "anti-fedor". Lululemon oferece itens selecionados com Silverescent; a prata impede a reprodução de bactérias causadoras de fedor. O equipamento Endeavor Athletic não apenas gerencia o calor do seu corpo, mas seu tecido antimicrobiano certificado pela NASA também controla o odor de mais roupas antes de você se lavar. Athleta afirma que você pode lavar sua linha de equipamentos "incontrolável" com menos frequência, sem medo de que seja, bem, fedida.

Se sua marca favorita não oferece nada anti-cheiro, mas você realmente gostaria de lavar menos roupa, verifique o protetor ativo de odores do Defunkify. Criado pela Dune Sciences, que foi co-fundada por um professor de química da Universidade de Oregon, este produto de lavanderia permite aos usuários pré-tratar qualquer equipamento atlético e usá-lo (aparentemente sem cheiros) até 20 vezes entre as lavagens. (Relacionado: este pano para tratar a transpiração excessiva pode ser apenas uma virada de jogo também)

Para preocupações mais sérias com o suor ou para pessoas com hiperidrose, a boa notícia é que a lista de opções para tratar o suor excessivo tem ficado cada vez melhor com o passar dos anos, diz o Dr. Smith. Isso inclui medicamentos orais, antitranspirantes prescritos como Drysol, injeções de Botox ou Dysport, que desativam temporariamente as glândulas sudoríparas, e até mesmo um dispositivo chamado miraDry que usa energia eletromagnética para destruir as glândulas sudoríparas. Além do Botox, os médicos costumam recomendar a depilação a laser para as axilas. "Eu acho que isso leva a menos produção de suor e diminui o odor também, porque seu cabelo acumula mais bactérias do que sua pele", disse Mary Lupo, M.D., dermatologista em Nova Orleans, Louisiana.

Mas essas opções mais invasivas podem não ser a melhor opção se exercícios extenuantes fizerem parte de sua rotina regular, diz ele, já que reduzir a produção de suor em áreas localizadas pode limitar sua capacidade de resfriar o corpo durante atividades intensas.

É possível não suar o suficiente?

Quando as pessoas falam sobre questões relacionadas à produção de suor, é principalmente sobre suar demais. Mas você também não quer ficar do outro lado dessa equação. O suor é saudável e necessário para regular a temperatura corporal. Além disso, lembre-se de que também é um sinal de boa forma física.

Então, quando você deve se preocupar por não estar suando o suficiente? "Não há motivo para preocupação se alguém parece não suar muito, a menos que isso leve à exaustão ou insolação pelo calor", disse Karp. Em casos raros, não suar o suficiente pode ser um sinal de anidrose (ou hipoidrose), uma doença em que as glândulas sudoríparas não funcionam adequadamente.

Se você não está despejando baldes como a mulher ao seu lado na escada e está se perguntando se está trabalhando duro o suficiente, provavelmente não precisa se preocupar. Continue assim porque - lembrete! - a quantidade de suor não tem nada a ver com o 'sucesso' do seu treino.

"Não há relação entre suor e calorias queimadas", diz Craig Crandall, Ph.D., professor de medicina interna da University of Texas Southwestern Medical Center. Você pode correr exatamente a mesma rota no verão e no inverno e, embora você sue mais no calor, o número de calorias que você pode esperar queimar será virtualmente idêntico, diz ele. Existem muitos fatores envolvidos que influenciam a produção de suor, acrescenta ele, e embora você perca "peso" ao suar, é apenas o peso da água e isso pode levar à desidratação.

Conclusão: como não suar tanto durante o exercício

Primeiro, escolha o produto certo: antitranspirante. Os desodorantes inibem o odor, não a umidade; Combos antitranspirante-desodorante atendem a ambos. Algumas pessoas optam pelo desodorante porque sua pele sensível reage mal aos antitranspirantes. Outros o evitam por causa de rumores de que compostos à base de alumínio - os ingredientes ativos na maioria dos antitranspirantes - foram associados ao câncer ou à doença de Alzheimer, mas os estudos clínicos não mostram nenhuma evidência de tal conexão. Não importa se você usa um sólido, um gel ou um roll-on, mas o horário em que você aplica o produto sim: Derms recomenda colocar antitranspirante antes de dormir à noite e reaplicá-lo pela manhã para obter os melhores resultados . "Para que seu antitranspirante funcione, ele precisa entrar nas glândulas sudoríparas e bloqueá-las", explica David Bank, M.D., dermatologista em Mount Kisco, Nova York. "Durante a noite, você está calmo e fresco e sua pele está completamente seca, então uma porcentagem muito maior será absorvida."

Você pode aplicar o antitranspirante em qualquer lugar em que as superfícies suem, mas preste atenção à irritação, especialmente em pontos sensíveis como o peito. Para a área sob os seios, passe o pó sobre o bicarbonato de sódio quando a pele estiver limpa e seca. (Aqui estão mais dicas de saúde para prevenir e lidar com o irritante suor dos seios.) "O bicarbonato de sódio é antibacteriano e antiinflamatório. Além de secar a umidade, ele evita irritações", diz o Dr. Bank. Para absorver o suor no couro cabeludo, use shampoo seco e, para manter os pés secos, experimente pastilhas para absorver o suor, como Summer Soles (US $ 8, amazon.com), sugere o Dr. Glaser. Para evitar o suor lá embaixo, opte por um pó absorvente projetado para essa área. Sua roupa de treino também faz a diferença. Invista em tecidos sintéticos de alta tecnologia que são arejados e afastam a umidade da pele.

Se você demorar uma eternidade para se refrescar e se secar no pós-treino, tome um banho o mais frio que conseguir aguentar (eucalipto opcional). “Qualquer coisa que reduza sua temperatura central o ajudará a parar de suar mais cedo”, diz o Dr. Winger. Com pouco tempo? Basta colocar os pés sob o spray. A umidade, que impede a evaporação do suor, também pode ser parte do problema. A única solução real para não suar tanto durante o exercício nessas condições é ir com calma. “Se for um dia muito úmido e você estiver correndo, diminua o ritmo”, diz o Dr. Winger.

Revisão para

Propaganda

Recomendamos Você

Como identificar psoríase vs. foliculite

Como identificar psoríase vs. foliculite

Poríae e foliculite podem er difícei de ditinguir uma da outra. Ele compartilham caracterítica emelhante e podem até coexitir. No entanto, ele têm caua e tratamento muito dife...
Como lidar com um cóccix machucado

Como lidar com um cóccix machucado

No fundo de ua vértebra há um oo pontudo chamado cóccix, também conhecido como cóccix.Quando etá machucado, apena entar pode cauar uma dor aguda na epinha. Uma leão ...