Como se preparar para o coronavírus e a ameaça de um surto
Contente
- Como se preparar para o Coronavírus
- Como se preparar caso o coronavírus se transforme em uma pandemia
- Revisão para
Com 53 casos confirmados (até a publicação) de coronavírus COVID-19 nos Estados Unidos (incluindo aqueles que foram repatriados ou enviados de volta aos EUA após viajarem para o exterior), as autoridades federais de saúde estão alertando o público que o vírus irá provavelmente se espalhou por todo o país. “Não é tanto uma questão de se isso vai acontecer mais, mas sim uma questão de exatamente quando isso vai acontecer e quantas pessoas neste país terão doenças graves”, Nancy Messonnier, MD, diretora dos Centros de Controle de Doenças e Centro Nacional de Prevenção (CDC) para Imunização e Doenças Respiratórias, disse em um comunicado.
Sinal de uma onda de compras de máscaras N95, um mercado de ações em queda livre e pânico geral. (Espere, o coronavírus é realmente tão perigoso quanto parece?)
“Estamos pedindo ao público americano que trabalhe conosco para se preparar, na expectativa de que isso possa ser ruim”, acrescentou o Dr. Messonnier. Com uma pandemia se aproximando, há algo que você possa fazer * individualmente * para se preparar para o coronavírus?
Como se preparar para o Coronavírus
Embora ainda não exista uma vacina para COVID-19 (o National Institutes of Health está trabalhando no desenvolvimento de vacinas em potencial e está testando um tratamento experimental em adultos hospitalizados com diagnóstico da doença), a melhor maneira de prevenir a doença é evitar a exposição a esta cepa de coronavírus completamente, de acordo com o CDC. “Não há nenhum equipamento, medicamento ou ferramenta especial que possa protegê-lo do vírus. A melhor maneira de se proteger é não pegá-lo ”, diz Richard Burruss, M.D., médico da PlushCare.
Para doenças respiratórias como a COVID-19, isso significa praticar a higiene básica: evite o contato próximo com pessoas que estejam doentes; evite tocar seus olhos, nariz e boca; desinfete objetos e superfícies tocados regularmente com sprays de limpeza ou toalhetes e lave frequentemente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Para conter a disseminação do COVID-19, siga as mesmas estratégias que ajudam a impedir a transmissão de qualquer doença respiratória, incluindo cobrir sua tosse e espirros com um lenço (e jogar o lenço no lixo), de acordo com o CDC. “E se você é aquele trabalhador que começa a ter febre, tosse e resfriado, faça a coisa certa e não vá trabalhar”, diz o Dr. Burruss.
E se você acha que usar uma máscara facial à la Busy Philipps e Gwyneth Paltrow irá protegê-lo completamente do vírus, preste atenção: o CDC não recomenda que pessoas saudáveis usem uma máscara facial para prevenir COVID-19. Uma vez que as máscaras faciais são em grande parte projetadas para proteger outras pessoas contra infecções, elas devem ser usadas apenas por pessoas que tenham a doença, sejam aconselhadas a usar uma por seu médico ou que estejam cuidando de pessoas que estão doentes em ambientes fechados.
Como se preparar caso o coronavírus se transforme em uma pandemia
Antes de entrar no modo de sobrevivência ao apocalipse, saiba que o coronavírus ainda não é uma pandemia. Atualmente, o coronavírus COVID-19 atende a dois dos três critérios para ser considerado uma pandemia: É uma doença que resulta em morte e tem uma propagação constante de pessoa para pessoa, mas ainda não se espalhou pelo mundo. Antes que isso aconteça, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos aconselha o estoque de água e alimentos para duas semanas; garantir que você tenha um suprimento contínuo de seus medicamentos prescritos regulares; manter medicamentos sem prescrição e suprimentos de saúde disponíveis; e compilar seus registros de saúde de médicos, hospitais e farmácias para referência pessoal futura.
Se COVID-19, em última instância, cumprir o terceiro parâmetro de referência de uma pandemia, o Departamento de Segurança Interna (DHS) recomenda tomar as mesmas medidas que são aconselhadas para prevenir a contrair e espalhar a doença durante um surto. Da mesma forma, o DHS sugere a prática de hábitos saudáveis - como dormir o suficiente, ser fisicamente ativo, controlar os níveis de estresse, manter-se hidratado e comer alimentos nutritivos - para ajudar a melhorar seu sistema imunológico para que você seja menos suscetível a tudo tipos de infecção, incluindo doenças virais como COVID-19, diz o Dr. Burruss. Em suma, essas medidas não são diferentes do que você deve fazer para prevenir a propagação do vírus da gripe, acrescenta. (Relacionado: 12 alimentos para impulsionar seu sistema imunológico nesta temporada de gripe)
“Olha, os especialistas ainda estão estudando esse vírus para descobrir como ele é semelhante e diferente de outros vírus”, diz o Dr. Burruss. “No final das contas, os pesquisadores provavelmente apresentarão uma vacina visando COVID-19, mas até então, temos que fazer tudo o que pudermos para nos proteger e isso significa fazer tudo o que sua mãe já disse a você.”
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.