12 remédios para cabelos mais macios

Contente
- 1. Conheça o seu tipo de cabelo
- 2. óleo de coco
- 3. Azeite
- 4. óleo de argão
- 5. Use uma máscara de cabelo semanal
- 6. Argila bentonita
- 7. Não lave com água quente
- 8. Lave estrategicamente
- 9. Lave apenas com a freqüência necessária
- 10. Vá com calma com ferramentas aquecidas
- 11. Evite certos estilos de cabelo
- 12. Vá devagar com os tratamentos frequentes
- Leva tempo
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Cabelo macio e luminoso é um objetivo comum. No entanto, a vida pode tirar o melhor do seu cabelo - seja devido ao envelhecimento, hábitos de vida ou técnicas inadequadas de cuidado do cabelo - muitas coisas podem danificar as cutículas do seu cabelo já delicado.
Com o tempo, os óleos naturais podem ser removidos do cabelo, o que pode causar ressecamento.
Ainda assim, isso não significa que você precisa se contentar com cabelos secos e quebradiços.
O amaciamento de cabelos secos e ásperos pode ser tratado com remédios caseiros. Tudo que você precisa é uma combinação de ingredientes hidratantes e hábitos saudáveis de cuidado com o cabelo. Considere os seguintes remédios e etapas que você pode adicionar facilmente à sua rotina.
1. Conheça o seu tipo de cabelo
É importante entender seu tipo de cabelo antes de tentar qualquer remédio caseiro. Cabelo seco e grosso certamente pode usar algum TLC extra, mas o cabelo liso pode não precisar de tanto óleo em comparação com o cabelo cacheado. Isso ocorre porque os óleos naturais do couro cabeludo se movem mais facilmente através da cutícula, quanto mais liso for o cabelo.
Embora você possa saber seu tipo de cabelo agora, ele pode mudar conforme você envelhece devido à diminuição na produção de óleo natural. Seu cabelo também pode ser diferente com base no clima em que você vive e na estação do ano.
2. óleo de coco
O óleo de coco está se tornando cada vez mais comum em produtos de beleza. Embora tenha mostrado que o óleo de coco pode beneficiar a pele seca, também pode haver alguns benefícios potenciais de amaciamento para o seu cabelo.
O próprio óleo de coco pode penetrar profundamente na pele - alguns desses mesmos efeitos podem ser vistos na haste do cabelo.
Você pode procurar produtos já infundidos com óleo de coco ou aplicar óleo puro no cabelo após a lavagem. Se o resultado for muito oleoso, tente concentrar-se apenas nas pontas do cabelo e usar o óleo em dias alternados.
Compre um produto com óleo de coco agora.
3. Azeite
O azeite de oliva é bem estudado por seus efeitos na saúde interna, mas quanto ao seu papel nos cuidados com os cabelos. Acredita-se que o azeite de oliva pode atuar como uma barreira contra a água, o que pode ajudar a evitar que as moléculas de água estiquem e danifiquem a cutícula.
A desvantagem é que esse tipo de barreira também pode deixar o cabelo oleoso. Para melhores resultados, aplique uma pequena quantidade de azeite de oliva em uma camada fina e uniforme nas pontas do cabelo uma vez por semana.
4. óleo de argão
Derivado de extratos de frutas de argan marroquinos, este óleo é conhecido por suas propriedades hidratantes. Embora falte cuidado com os cabelos, esse remédio é muito promissor.
Os fabricantes de cosméticos adicionaram o óleo a vários xampus, condicionadores e tratamentos, mas cabelos extremamente secos podem se beneficiar mais com o óleo de argan puro. (Consiga alguns aqui.) Além disso, você não terá que lidar com quaisquer produtos químicos ou outros aditivos indesejados.
Aplique como se fosse azeite de oliva - em uma única camada uniforme.
5. Use uma máscara de cabelo semanal
Os óleos vegetais podem ser uma forma eficaz de adicionar a umidade necessária ao cabelo seco. Mas se você preferir não mexer com óleos puros, você pode procurar uma máscara de cabelo pronta para usar.
Usada semanalmente, a máscara capilar pode ajudar seu cabelo a hidratar de maneira mais eficaz para torná-lo mais macio com o tempo. Aplique no cabelo úmido (não molhado) após a lavagem e enxágue após cinco minutos.
Considere experimentar a Mega Mask All Soft da Redken.
6. Argila bentonita
A argila bentonita é uma substância derivada de origem vulcânica que é tradicionalmente usada para doenças digestivas. Às vezes também é usado para problemas de pele, como secura, eczema e picadas de insetos.
Há pesquisas em andamento sobre os possíveis efeitos da argila bentonita no cabelo, embora a maioria delas tenha se concentrado em animais. Os proponentes acreditam que a argila pode ajudar a limpar seu cabelo enquanto equilibra os níveis de umidade. Pode até ajudar com a caspa.
Para usar argila de bentonita em seu cabelo:
- Pegue um pouco de argila bentonita.
- Combine partes iguais de argila com água ou vinagre, para formar uma pasta espessa.
- Aplique no chuveiro como faria com uma máscara de cabelo comprada em uma loja.
7. Não lave com água quente
A água quente pode causar danos ao cabelo opaco e seco. Opte por água morna.
Você também pode deixar seu cabelo mais macio e brilhante, enxaguando-o com água fria quando terminar de condicionar. Isso ajudará a enxaguar o excesso de produto sem remover a umidade.
8. Lave estrategicamente
Se você tiver pontas secas e couro cabeludo oleoso, ainda precisará lavar o cabelo regularmente. Porém, para tratar a secura e a oleosidade, pode ser necessário aplicar uma estratégia diferente.
Experimente lavar o couro cabeludo e condicionar apenas as pontas.Isso pode ajudar a aliviar o excesso de óleo na parte superior do cabelo enquanto amacia o resto dos fios.
9. Lave apenas com a freqüência necessária
Desde pequenos, somos ensinados a lavar o cabelo todos os dias. Mas, à medida que você envelhece, seu cabelo pode mudar e, afinal, você pode não precisar de shampoos diários. Na verdade, pessoas com cabelos extremamente secos podem exigir apenas xampus semanais, na melhor das hipóteses. Por outro lado, se você tiver um couro cabeludo mais oleoso em comparação com as pontas, pode precisar lavar o cabelo todos os dias.
Você também pode retocar com shampoo seco conforme necessário - isso ajudará a remover a oleosidade e a sujeira sem retirar a umidade.
10. Vá com calma com ferramentas aquecidas
Secadores de cabelo, ferros de ondulação e ferros de engomar são básicos para muitos estilos de cabelo. No entanto, o calor prolongado e alto pode criar bolhas na cutícula do cabelo, causando danos ao cabelo que podem quebrar. Se você deve usar ferramentas aquecidas, considere as seguintes dicas:
- aplique um protetor de calor antes de cada uso
- use a configuração de calor mais baixa possível
- nunca use em cabelos extremamente úmidos - deixe seu cabelo secar um pouco primeiro
- faça pausas semanais para ajudar a recuperar o seu cabelo
11. Evite certos estilos de cabelo
Os acessórios para o cabelo podem ser uma maneira divertida e fácil de mudar sua aparência. Alguns acessórios, como elásticos, são essenciais até mesmo quando você está malhando ou praticando esportes. Mas com o tempo, a ação de puxar e apertar desses estilos de cabelo pode danificar a cutícula do cabelo. Isso pode causar ressecamento e até mesmo perda de cabelo irregular.
12. Vá devagar com os tratamentos frequentes
Quando você recebe um tratamento de cabelo de qualidade, seja uma coloração, permanente ou um tratamento de alisamento / relaxamento, os resultados podem ser viciantes. Você pode até ficar tentado a receber outro tratamento após algumas semanas.
Tratamentos capilares profissionais podem até deixar seu cabelo macio e brilhante, mas muitos dos efeitos são temporários. No centro de cada tratamento estão os produtos químicos, que podem ressecar e danificar seu cabelo depois de um tempo.
Sua melhor aposta é ir devagar com os tratamentos com um mínimo de seis semanas entre cada sessão.
Leva tempo
Pode levar tempo e experimentação para encontrar produtos que proporcionem o cabelo macio que você está procurando. Os remédios acima podem ajudar a suavizar o cabelo com o tempo. Embora uma máscara de cabelo ou um óleo vegetal possam fornecer maciez imediata, os efeitos passarão após alguns dias até que você reaplique novamente.
Outras mudanças em sua rotina levarão mais tempo para afetar seu cabelo - isso pode levar várias semanas, dependendo da extensão da secura ou danos.
Se o seu cabelo continuar excessivamente seco, apesar dos remédios acima, consulte seu médico. A secura extensa que não corrige automaticamente com hábitos de vida saudáveis pode indicar uma condição médica subjacente, como deficiências nutricionais.