Concorrente do Miss Universo volta a bater palmas para quem criticava o peso dela
Contente
A concorrente do concurso Miss Universo, Siera Bearchell, acessou o Instagram depois de ter sido recentemente alvo de trolls das redes sociais, aparentemente por um ligeiro ganho de peso. Embora a aspirante a rainha do concurso não seja estranha a esse tipo de negatividade, ela decidiu abordar o problema de frente. (Leia: 10 mulheres durões que tornaram 2016 melhor batendo palmas contra os odiadores envergonhados do corpo)
“Recentemente, me perguntaram: 'O que aconteceu com você? Por que você ganhou peso? Você está perdendo pontos'”, escreveu ela no post. "Isso foi uma referência ao meu corpo, é claro. Embora eu seja o primeiro a dizer que não sou tão magro quanto era quando tinha 16, 20 ou mesmo no ano passado, mas estou mais confiante, capaz, sábio, humilde e apaixonado do que nunca. "
"Assim que comecei a amar quem eu era, em vez de sempre tentar me encaixar no que eu pensava que a sociedade queria que eu fosse, ganhei um lado totalmente novo na vida", ela continuou. "Este é o lado que estou tentando trazer para a competição [Miss Universo]. O lado da vida que é tão raro de encontrar: auto-estima e amor próprio. Sempre nos concentramos nas coisas que desejamos mudar, em vez de amando tudo o que somos. "
Embora sua resposta seja graciosa e admirável, é compreensível que esses comentários dolorosos não tenham contribuído para sua luta pessoal com a imagem corporal. (Leia: Como a Fat Shaming pode destruir seu corpo)
Em outro post, Siera fala sobre como ela seguiu dietas rígidas enquanto se preparava para concursos e como isso simplesmente não era algo bom para sua saúde física ou mental.
"'É preciso disciplina para ter o corpo de uma Miss Universo'", ela começa. "Também é preciso disciplina para ser aceito na faculdade de direito. É preciso disciplina para correr uma maratona. É preciso disciplina para sermos fiéis a nós mesmos em um mundo que está constantemente tentando nos transformar em algo que não somos."
“As pessoas me perguntam se mudei meu corpo para provar algo”, ela continua. "Não. Nossas vidas são fluidas, dinâmicas e em constante mudança. Assim como nossos corpos. Para ser sincero, eu restringi minha ingestão de alimentos intensamente em concursos anteriores e estava miserável, autoconsciente, e nunca me senti bem o suficiente. Não importa como pouco comia e quanto peso perdia, comparava-me constantemente com os outros e sentia que ainda podia perder mais. A minha percepção mental não condizia com o corpo físico que via no espelho. Havia dias em que comia uma barra de proteína, treino por horas e luto para adormecer porque estou com muita fome. "
Felizmente, com o tempo e depois de aprender a importância do amor-próprio, Siera diz que aprendeu a aceitar seu corpo do jeito que é.
"Meu corpo não é naturalmente magro e tudo bem", diz ela. "Minhas companheiras, lembrem-se de que a verdadeira beleza e validação começam de dentro." Pregar.