Você tem mais probabilidade de sofrer um acidente de carro se estiver estressado com o trabalho
Contente
Estressar-se com o trabalho pode atrapalhar seu sono, fazer você ganhar peso e aumentar o risco de doenças cardíacas. (Existe algo de estresse crônico não piorar?) Agora você pode adicionar outro risco à saúde à lista: acidentes de carro. Pessoas com muito estresse no trabalho têm maior probabilidade de ocorrer um evento perigoso durante seu trajeto, diz um novo estudo no European Journal of Work and Organizational Psychology.
Os americanos deslocam-se em média 26 minutos em cada sentido por dia, de acordo com dados recentes do censo. (Para ver o tempo médio de deslocamento onde você mora, verifique este mapa interativo bacana que irá entretê-lo ou, se você mora na costa, apenas deprimir você.) É muito tempo na estrada - e quando você está dirigir de ou para o trabalho, faz sentido que você esteja pensamento sobre trabalho. E quanto mais preocupado com o estresse no trabalho você está, mais perigoso será seu trajeto, descobriu o estudo, provavelmente porque você está distraído por suas preocupações.
No entanto, nem todo estresse no trabalho é igualmente ruim para seus hábitos de direção. Os pesquisadores descobriram que o estressor número um que indica que alguém correrá mais riscos ao dirigir é se eles estão tendo dificuldade em conciliar trabalho e vida familiar. Quanto mais alguém se sentir em conflito sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, maior será a probabilidade de enviar mensagens de texto ou telefonar enquanto dirige, ultrapassar outros carros na faixa interna, na traseira ou fazer outras manobras perigosas. O fator estressante que teve o segundo maior impacto na direção foi ter um chefe horrível. Quanto mais uma pessoa dizia não gostar de seu gerente direto, pior ela se tornava um motorista. Ainda mais assustador, estar estressado com essas coisas não significava apenas que as pessoas dirigiam perigosamente, mas também que viam esses comportamentos como aceitáveis e normais - o que significa que eram mais propensas a dirigir perigosamente em outros momentos, não apenas durante o trajeto.
Como qualquer pessoa que já teve um trabalho estressante pode atestar, este estudo faz sentido. Afinal, os momentos de silêncio no carro são a oportunidade perfeita para trabalhar mentalmente em conversas estressantes ou lidar com conflitos familiares. Mas só porque você posso não significa que você deveria. Qualquer coisa que tire sua mente da estrada, mesmo por um segundo, pode ser fatal, escreveram os pesquisadores no artigo. Portanto, é importante encontrar uma maneira mais segura de lidar com os problemas de trabalho. Precisa de ideias? Experimente estas sete dicas de especialistas para lidar (com segurança) com o estresse relacionado ao trabalho.