Se suas mãos estão sempre congelando, pode ser esse o motivo
Contente
- O que é a síndrome de Raynaud?
- Quais são os sintomas da síndrome de Raynaud?
- O que causa a síndrome de Raynaud?
- Você pode prevenir ou tratar a síndrome de Raynaud?
- Revisão para
Freqüentemente, quando tiro as luvas ou as meias, olho para as minhas mãos e percebo que alguns dos meus dedos das mãos ou dos pés estão brancos - não apenas pálidos, mas fantasmagóricos e completamente sem cor.
Eles não doem, mas parecem entorpecidos, tornando difícil digitar um texto ou digitar no meu laptop até que eles voltem à vida.
Eu moro em Chicago, onde os invernos são rigorosos e as temperaturas baixas, mas usar luvas e meias mais grossas não resolve o problema. Na verdade, o mesmo branqueamento e formigamento ocorreram quando eu voltei para casa depois de um jogo dos Cubs no verão, embarquei em qualquer avião, segurei uma lata de LaCroix ou apenas peguei um saco de brócolis congelado no supermercado.
Depois de muita especulação e tentativa e erro em casa, vi meu médico que confirmou que tenho uma condição chamada síndrome de Raynaud, que afeta os vasos sanguíneos em suas extremidades, tornando-os hipersensíveis a temperaturas flutuantes. Embora parecesse um tanto alarmante, fiquei aliviado ao saber que minhas queixas sobre dedos das mãos e pés frios eram pelo menos justificadas.
Se você acha que pode estar lidando com mais do que apenas dígitos tipicamente frios, aqui está o que aprendi sobre a síndrome de Raynaud que também pode ajudá-lo:
O que é a síndrome de Raynaud?
A doença de Raynaud ou síndrome de Raynaud é uma condição vascular que faz com que as artérias menores que fornecem sangue à pele se estreitem, o que limita a circulação sanguínea nas áreas afetadas.
Afeta entre 5 e 10 por cento da população adulta dos EUA e é mais comum em mulheres do que em homens, diz Maureen D. Mayes, M.D., reumatologista da UT Health em Houston, que faz parte do conselho consultivo médico da Raynaud's Association.
Quais são os sintomas da síndrome de Raynaud?
A condição é caracterizada por mudanças de cor bastante dramáticas em suas extremidades, sempre no lado da palma dos dedos ou na parte inferior dos dedos dos pés. “Isso é falta de suprimento de sangue, então há uma aparência pálida do dedo - pode ser da dobra até a articulação, mas às vezes é o dedo inteiro até a base do dedo”, diz o Dr. Mayes. "Os dedos podem ficar azulados ou roxos à medida que se aquecem novamente, então, quando o sangue volta, podem doer e ficar vermelhos ou avermelhados."
Esta tricoloração é um fator chave para distinguir e diagnosticar a síndrome de Raynaud - é diferente de suas mãos apenas sentindo-me resfriado ou adquirindo um tom azulado sob as unhas, o que é uma reação normal à exposição ao frio para muitas pessoas.
O que causa a síndrome de Raynaud?
Os médicos não sabem ao certo por que essa reação extrema ocorre com algumas pessoas, mas os especialistas sabem que ela não se limita necessariamente às pessoas em climas mais frios. A Dra. Mayes diz que vê tantos casos de Raynaud no Texas quanto em seu antigo estado de Michigan.
"Ninguém sabe por que isso acontece, mas há uma resposta exagerada nos vasos sanguíneos de alguns pacientes", disse Ashima Makol, M.D., reumatologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota. "Certos gatilhos, como exposição ao frio, ou ansiedade e estresse, fazem com que os vasos sanguíneos entrem em espasmos e limitam temporariamente o suprimento de sangue."
Além do mais, existem dois tipos de transtorno. A síndrome de Raynaud primária, que geralmente aparece no início da idade adulta até meados dos 30 anos, é muito fácil de autodiagnosticar se você estiver apresentando esses sintomas de descoloração, mas por outro lado for saudável, diz o Dr. Makol. A síndrome de Raynaud secundária, entretanto, é mais séria. Essa variação geralmente se apresenta após os 40 anos e pode afetar apenas um lado do corpo. Se isso acontecer, alerte seu médico, pois em casos raros, o Raynaud pode realmente sinalizar outra condição médica subjacente, como lúpus ou esclerodermia, diz o Dr. Makol.
Você pode prevenir ou tratar a síndrome de Raynaud?
Se você acha que tem Raynaud, manter a temperatura corporal central é fundamental, diz o Dr. Mayes. (Aliás, veja como se manter aquecido em seu escritório gelado). Coloque uma camada de suéter, jaqueta ou lenço extra em vez de usar apenas luvas ou meias mais grossas para evitar o problema (ou, se você estiver em casa, tente um cobertor pesado). Hábitos de vida saudáveis, como não fumar e exercícios regulares, também podem ajudar a prevenir os sintomas, diz o Dr. Makol. Para ajudar a trazer suas extremidades de volta à vida se você tiver uma crise, mergulhe as mãos em água morna, acrescenta ela.
Para casos mais graves, os médicos podem prescrever bloqueadores dos canais de cálcio, que são usados com mais frequência para tratar a pressão alta ou hipertensão. Esses medicamentos podem melhorar o fluxo vascular para as mãos e pés, mas podem causar pressão baixa e dores de cabeça, entre outros efeitos colaterais, diz o Dr. Makol.
No geral, é melhor aprender o que desencadeia o seu Raynaud e evitar essas coisas para controlar seus sintomas antes que eles surjam.