Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 23 Setembro 2024
Anonim
O que é dependência de refrigerante? Tudo o que você precisa saber - Nutrição
O que é dependência de refrigerante? Tudo o que você precisa saber - Nutrição

Contente

O refrigerante é uma bebida feita com ingredientes potencialmente formadores de hábito, como cafeína e açúcar, tornando-o excepcionalmente agradável e levando a desejos.

Se os desejos de refrigerante se transformarem em dependência, podem ocorrer problemas de saúde mental e física. Dependência de refrigerante ou dependência de refrigerante, pode levar a ganho de peso indesejado, diabetes tipo 2, doença hepática gordurosa, problemas dentários, ossos enfraquecidos, doenças cardíacas e depressão.

Este artigo analisa os sintomas e os efeitos colaterais da dependência de refrigerantes, bem como a forma de prevenir ou parar.

O que é isso?

O vício é um distúrbio mental e fisiológico caracterizado pelo uso continuado de uma substância, mesmo que ela o afete negativamente (1).

As pessoas podem se tornar viciadas em uma variedade de substâncias e comportamentos, incluindo drogas, medicamentos prescritos, sexo e uso de smartphones.


No entanto, o vício em refrigerante não tem uma definição oficial e, atualmente, não há evidências suficientes para sugerir que se trata de um verdadeiro distúrbio.

Para os fins deste artigo, dependência de refrigerante ou dependência de refrigerante, pode ser definida como beber quantidades excessivas de refrigerante sem poder interromper ou moderar sua ingestão - mesmo se você tiver efeitos negativos.

Dependências alimentares - incluindo dependência de refrigerantes - podem ter muitos comportamentos em comum com a dependência de drogas (2).

Como o refrigerante contém várias substâncias potencialmente causadoras de hábitos, como cafeína, sódio e açúcar ou adoçantes artificiais, é mais fácil ficar dependente do refrigerante do que você imagina (3, 4, 5, 6).

Sintomas

Os sintomas da dependência de refrigerantes estão relacionados principalmente à função do cérebro e do sistema nervoso. Por exemplo, os sintomas que você pode ter incluem:

  • desejos fortes
  • uma sede que só pode ser satisfeita com refrigerante
  • uma preocupação mental com beber refrigerante
  • a incapacidade de moderar sua ingestão de refrigerante

Outro sintoma é apresentar sintomas de abstinência, como dor de cabeça, irritabilidade, humor deprimido ou sonolência, quando você não consegue tomar refrigerante.


Efeitos colaterais

Dependência de refrigerante pode ter vários efeitos colaterais.

O refrigerante é ácido e, com o tempo, pode descolorir os dentes e desgastar o esmalte, enfraquecendo os dentes e tornando-o mais propenso a cáries e outros problemas dentários (7).

Se você bebe refrigerante com açúcar em vez de refrigerante diet, esse problema é ampliado porque o açúcar alimenta as bactérias que formam a placa, acelerando o processo de cárie dentária (8).

O ácido fosfórico nos tipos escuros de refrigerante também pode contribuir para a osteoporose, uma condição caracterizada por ossos quebradiços (9).

Além disso, a ingestão pesada de refrigerantes regulares e dietéticos pode causar ganho de peso indesejado.

O refrigerante cheio de açúcar contém cerca de 100 calorias - todas de açúcar - por porção de 240 ml. Isso significa que, se você beber grandes quantidades - por exemplo, 480 ml (16 onças) a cada refeição - poderá consumir 600 calorias a mais ou mais por dia (10).


Estudos também associaram a ingestão de refrigerantes dietéticos ao ganho de peso. Isso pode estar relacionado aos efeitos dos adoçantes artificiais na saúde intestinal e aos desejos por alimentos e bebidas doces (11, 12).

Independentemente da causa, a ingestão pesada de açúcar pode causar ganho de peso indesejado e aumentar o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (13, 14).

Beber refrigerante açucarado também tem sido associado ao desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcoólica em adultos e crianças (15, 16).

Resumo

O vício em refrigerante pode ser definido como beber quantidades excessivas de refrigerante e ser incapaz de parar. Isso pode causar vários problemas de saúde física, como ganho de peso indesejado e cárie dentária.

Como isso acontece

Dependência de refrigerante pode começar lenta ou rapidamente. Um grande determinante de como o vício se desenvolve é sua química cerebral individual e seu histórico pessoal e familiar de comportamentos viciantes (17).

Beber refrigerante - especialmente refrigerante com cafeína - pode fazer com que seu cérebro libere dopamina, também conhecido como hormônio feliz (18).

No entanto, quanto mais refrigerante você bebe, menos prazer obtém da resposta à dopamina, o que pode fazer com que você queira mais. Continuar bebendo cada vez mais refrigerante para continuar experimentando a resposta gratificante à dopamina pode levar à dependência (19).

Como a química do cérebro é individual, algumas pessoas podem não ter uma resposta tão grande à dopamina por beber refrigerante quanto outras, o que pode afetar sua suscetibilidade à dependência de refrigerantes.

Resumo

Dependência de refrigerantes pode se desenvolver como resultado da liberação de dopamina no seu cérebro. No entanto, o desenvolvimento do vício é individual, e alguns podem ser mais suscetíveis que outros.

Como evitá-lo

Como o vício é individual, é difícil fornecer conselhos de tamanho único sobre como evitar a dependência de refrigerantes. Dito isto, algumas diretrizes gerais úteis incluem:

  • Não use refrigerante como recompensa. Isso pode promover a alta resposta da dopamina à bebida que pode desencadear dependência.
  • Não use refrigerante como muleta emocional se estiver triste, zangado ou desapontado. Usar refrigerante dessa maneira pode promover o desenvolvimento de vias de dependência no seu cérebro.
  • Beba bastante água. Manter-se hidratado com água, que não contém calorias, açúcar ou aditivos, pode ajudar a impedir que você pegue refrigerante.
  • Não beba refrigerante todos os dias. Defina limites para a ingestão de refrigerante para evitar que você se torne dependente. Por exemplo, você pode optar por beber refrigerante apenas quando for a um restaurante ou apenas nos fins de semana.

Embora essas etapas não sejam garantidas para evitar a dependência de refrigerantes, elas podem reduzir seu risco.

Resumo

Você pode evitar a dependência do refrigerante, não usando-o como recompensa ou muleta emocional, bebendo muita água e tomando cuidado para não tomá-lo diariamente.

Como parar

Existem duas maneiras de quebrar a dependência de refrigerantes:

  1. Saia da Turquia fria. Com esse método, você para de beber refrigerante de uma só vez. Isso pode resultar em sintomas de abstinência, mas também pode ajudar seu corpo a se recuperar mais rápido do que simplesmente diminuir.
  2. Reduza a ingestão até beber nada. Para fazer isso, você diminui sua ingestão de refrigerante lenta e metodicamente até conseguir sair completamente. Leva mais tempo, mas pode ajudar a evitar os sintomas de abstinência.

Qual opção funciona melhor depende do indivíduo. Por exemplo, quando as pessoas tentam parar de fumar, a peru frio e a redução gradual são igualmente eficazes (20).

Dito isto, como a dependência de refrigerantes possui um grande componente mental, você deve procurar apoio profissional se estiver com dificuldades para parar de consumir refrigerantes.

Gerenciando a retirada

Vários efeitos colaterais negativos estão associados à dependência de refrigerantes e podem se manifestar quando você não consegue acessar nenhum refrigerante ou optou por sair - especialmente se você sair da Turquia fria.

Os sintomas de abstinência incluem irritabilidade, fadiga, dores de cabeça e até sentimentos de depressão (21, 22).

Geralmente, esses sintomas de abstinência ocorrem devido ao abandono da cafeína e geralmente duram de 2 a 9 dias (21).

Se você não conseguir gerenciar esses sintomas ao tentar sair, procure o apoio de um profissional de saúde.

Alternativas de refrigerante

Para garantir que você não desenvolva dependência do refrigerante novamente, mantenha uma variedade de opções de bebidas que você goste e que não causem a mesma resposta à dopamina à mão.

Aqui estão algumas opções melhores para bebidas que não contêm cafeína, açúcar e adoçantes artificiais ou menos:

  • água, aromatizada com frutas frescas ou suco de limão ou lima
  • chá gelado sem açúcar
  • chá verde, preto ou de ervas quente
  • kombucha ou chá fermentado
  • café quente ou gelado, de preferência descafeinado
  • água com gás, de preferência sem açúcar

Essas alternativas permitem adicionar variedade à sua rotina de bebidas sem correr o risco de beber refrigerantes com açúcar ou dieta potencialmente formadores de hábitos.

Resumo

Você pode sair refrigerante de peru frio ou diminuindo gradualmente. Parar de peru frio é mais rápido, mas resulta em sintomas de abstinência mais fortes. A redução gradual é mais lenta, mas pode ajudar a evitar a retirada.

A linha inferior

Dependência de refrigerante, ou dependência de refrigerante, pode ter efeitos graves na sua saúde física.

A ingestão pesada de refrigerante pode levar ao ganho de peso, cárie dentária e potencialmente doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Você pode parar de refrigerante de peru frio ou diminuindo lentamente a ingestão. Cada método tem prós e contras, mas são igualmente eficazes.

Se você sentir uma dependência de refrigerante, considere procurar o apoio de um profissional de saúde qualificado.

Publicações.

Estenose foraminal neural

Estenose foraminal neural

vião globalA etenoe foraminal neural, ou etreitamento foraminal neural, é um tipo de etenoe epinhal. Ocorre quando a pequena abertura entre o oo da coluna, chamada forame neurai, e etreitam...
O Tylenol (acetaminofeno) é antiinflamatório?

O Tylenol (acetaminofeno) é antiinflamatório?

IntroduçãoVocê etá procurando alívio de venda livre para febre baixa, dore de cabeça ou outra dore e ofrimento? Tylenol, também conhecido pelo nome genérico pa...