Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 27 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
A diferença entre VAGINITE e VAGINOSE
Vídeo: A diferença entre VAGINITE e VAGINOSE

Contente

Resumo

O que é vaginite?

A vaginite, também chamada de vulvovaginite, é uma inflamação ou infecção da vagina. Também pode afetar a vulva, que é a parte externa dos órgãos genitais da mulher. A vaginite pode causar coceira, dor, secreção e odor.

A vaginite é comum, especialmente em mulheres em idade reprodutiva.Geralmente acontece quando há uma alteração no equilíbrio de bactérias ou leveduras normalmente encontradas na vagina. Existem diferentes tipos de vaginite e elas têm diferentes causas, sintomas e tratamentos.

O que causa a vaginite?

A vaginose bacteriana (VB) é a infecção vaginal mais comum em mulheres de 15 a 44 anos. Acontece quando há um desequilíbrio entre as bactérias "boas" e "prejudiciais" que normalmente são encontradas na vagina de uma mulher. Muitas coisas podem alterar o equilíbrio das bactérias, incluindo

  • Tomando antibióticos
  • Ducha
  • Usando um dispositivo intrauterino (DIU)
  • Fazer sexo desprotegido com um novo parceiro
  • Ter muitos parceiros sexuais

As infecções por fungos (candidíase) acontecem quando uma quantidade excessiva de candida cresce na vagina. Candida é o nome científico da levedura. É um fungo que vive em quase todos os lugares, inclusive no corpo. Você pode ter muito crescimento na vagina por causa de


  • Antibióticos
  • Gravidez
  • Diabetes, especialmente se não for bem controlado
  • Medicamentos corticosteróides

A tricomoníase também pode causar vaginite. A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível comum. É causada por um parasita.

Você também pode ter vaginite se for alérgico ou sensível a certos produtos que usa. Os exemplos incluem sprays vaginais, duchas, espermicidas, sabonetes, detergentes ou amaciantes de roupas. Eles podem causar queimação, coceira e secreção.

As alterações hormonais também podem causar irritação vaginal. Os exemplos são quando você está grávida ou amamentando, ou quando passou pela menopausa.

Às vezes, você pode ter mais de uma causa de vaginite ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas da vaginite?

Os sintomas da vaginite dependem do tipo que você tem.

Com BV, você pode não ter sintomas. Você pode ter um corrimento vaginal fino branco ou cinza. Pode haver um odor, como um forte odor de peixe, especialmente após o sexo.


As infecções por fungos produzem uma secreção espessa e branca da vagina que pode se parecer com queijo cottage. A secreção pode ser aquosa e frequentemente sem cheiro. As infecções por fungos geralmente causam coceira e vermelhidão na vagina e na vulva.

Você pode não ter sintomas quando tem tricomoníase. Se você os tiver, eles incluem coceira, queimação e dor na vagina e na vulva. Você pode ter ardor ao urinar. Você também pode ter corrimento cinza-esverdeado, que pode cheirar mal.

Como a causa da vaginite é diagnosticada?

Para descobrir a causa de seus sintomas, seu médico pode

  • Pergunte sobre seu histórico médico
  • Faça um exame pélvico
  • Procure secreção vaginal, observando sua cor, qualidades e qualquer odor
  • Estude uma amostra do seu fluido vaginal ao microscópio

Em alguns casos, você pode precisar de mais testes.

Quais são os tratamentos para vaginite?

O tratamento depende do tipo de vaginite que você tem.

A VB é tratável com antibióticos. Você pode obter comprimidos para engolir, ou creme ou gel que você coloca na vagina. Durante o tratamento, você deve usar preservativo durante as relações sexuais ou não fazer sexo.


As infecções por fungos são geralmente tratadas com um creme ou medicamento que você coloca na vagina. Você pode comprar tratamentos de venda livre para infecções por fungos, mas precisa ter certeza de que tem uma infecção por fungos e não outro tipo de vaginite. Consulte o seu médico se esta for a primeira vez que você teve sintomas. Mesmo que você já tenha tido infecções fúngicas, é uma boa ideia ligar para o seu médico antes de usar um tratamento sem receita.

O tratamento para a tricomoníase geralmente é um antibiótico de dose única. Você e o (s) seu (s) parceiro (s) devem ser tratados, para evitar a propagação da infecção a outras pessoas e evitar que contraia novamente.

Se a sua vaginite se deve a uma alergia ou sensibilidade a um produto, você precisa descobrir qual produto está causando o problema. Pode ser um produto que você começou a usar recentemente. Depois de descobrir isso, você deve parar de usar o produto.

Se a causa de sua vaginite for uma alteração hormonal, seu médico pode prescrever um creme de estrogênio para ajudar com seus sintomas.

A vaginite pode causar outros problemas de saúde?

É importante tratar a VB e a tricomoníase, porque ter qualquer uma delas pode aumentar o risco de contrair o HIV ou outra doença sexualmente transmissível. Se você estiver grávida, a BV ou a tricomoníase podem aumentar o risco de trabalho de parto prematuro e parto prematuro.

A vaginite pode ser prevenida?

Para ajudar a prevenir vaginite

  • Não dê banho ou use sprays vaginais
  • Use um preservativo de látex ao fazer sexo. Se você ou seu parceiro for alérgico ao látex, você pode usar preservativos de poliuretano.
  • Evite roupas que mantêm o calor e a umidade
  • Usar roupa íntima de algodão

Interessante No Site

Intoxicação anticongelante

Intoxicação anticongelante

vião globalO anticongelante é um líquido que evita que o radiador do carro congele ou uperaqueça. Também é conhecido como refrigerante do motor. Embora eja à bae de...
Conserto de tímpano

Conserto de tímpano

vião globalO reparo do tímpano é um procedimento cirúrgico uado para corrigir um orifício ou rago no tímpano, também conhecido como membrana timpânica. Eta cir...