Vitamina C para bebês: segurança, eficácia e dosagem
Contente
- O que é vitamina C?
- Requisitos de vitamina C para bebês
- A maioria dos bebês não deve tomar suplementos de vitamina C
- Quando a suplementação pode ser apropriada
- Concentre-se em incluir alimentos integrais que contenham vitamina C
- O resultado final
Tornar-se pai ou mãe pode ser uma das experiências mais alegres e desafiadoras de sua vida.
Uma das primeiras lições que todo novo pai aprende é como ter certeza de que seu bebê está bem alimentado e adequadamente nutrido em cada fase de sua vida.
A vitamina C é um nutriente importante que é essencial para uma saúde ideal ao longo do ciclo de vida.
Muitos pais de primeira viagem se perguntam se seus bebês estão recebendo vitamina C suficiente e se um suplemento é necessário.
Este artigo analisa tudo o que você precisa saber sobre a vitamina C para bebês, incluindo o que ela é, a quantidade necessária e como garantir que seu bebê esteja recebendo o suficiente todos os dias.
O que é vitamina C?
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água que desempenha um papel crítico em uma variedade das funções físicas mais vitais do seu bebê.
É essencial para manter um sistema imunológico saudável, aumentando a absorção de ferro e produzindo colágeno, a proteína mais abundante no corpo humano ().
A vitamina C é exclusiva de muitos outros nutrientes porque também funciona como um antioxidante. Os antioxidantes ajudam a proteger as células dos danos dos radicais livres ().
Os radicais livres são produtos químicos altamente voláteis que danificam as células e são um subproduto do metabolismo humano normal. Antioxidantes como a vitamina C podem se ligar aos radicais livres, tornando-os incapazes de prejudicar os tecidos circundantes ().
A vitamina C é considerada um nutriente essencial, o que significa que o corpo do seu bebê não pode produzi-la sozinho. Portanto, deve ser obtido a partir dos alimentos que consomem todos os dias.
Este nutriente pode ser encontrado no leite materno, fórmulas infantis e em muitos tipos de frutas e vegetais.
Requisitos de vitamina C para bebês
Embora essencial em todas as fases da vida, os bebês precisam de menos vitamina C do que os adultos.
As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam que os bebês recebam a seguinte quantidade de vitamina C todos os dias (3):
- 0-6 meses de idade: 40 miligramas (mg)
- 6 a 12 meses: 50 mg
Mulheres que estão amamentando têm maiores necessidades de vitamina C porque fornecem vitamina C ao bebê por meio do leite materno.
Se você estiver amamentando, consuma 120 mg de vitamina C por dia. Isso é cerca de 60% a mais do que a quantidade necessária para mulheres que não estão amamentando (3).
As fórmulas infantis também contêm vitamina C. Portanto, se o seu bebê for alimentado com fórmula, ele será capaz de atender às suas necessidades de vitamina C.
resumoA vitamina C é um nutriente essencial que apoia a imunidade e a produção de colágeno. Também funciona como antioxidante. Os bebês precisam de 40–50 mg de vitamina C por dia, dependendo da idade.
A maioria dos bebês não deve tomar suplementos de vitamina C
De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a fórmula infantil, o leite materno e os alimentos devem ser as únicas fontes de vitamina C que seu bebê consome (3).
A suplementação com vitamina C é desnecessária para a maioria dos bebês saudáveis e pode aumentar o risco de desenvolver sintomas associados à toxicidade da vitamina C.
Os possíveis efeitos colaterais associados ao consumo excessivo de vitamina C incluem cálculos renais, náuseas e diarreia (3).
O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido somente informa que vitaminas e suplementos minerais sejam administrados a crianças com 6 meses de idade ou mais (4).
A suplementação aos 6 meses é recomendada para bebês que não estão amamentando e consomem menos de 16 onças (500 mL) de fórmula por dia (4).
Se tomar um suplemento for considerado necessário, a dosagem deve ser determinada pelo provedor de saúde do seu bebê (4).
Quando a suplementação pode ser apropriada
Se você suspeita que seu bebê não está recebendo vitamina C suficiente, pode ser necessário tomar um suplemento.
As deficiências de vitamina C são raras em países desenvolvidos, mas bebês com distúrbios do neurodesenvolvimento, disfunção digestiva ou câncer podem ter um risco aumentado de desenvolvê-los ().
A deficiência severa de vitamina C é a causa raiz de uma condição médica séria conhecida como escorbuto.
Os sintomas incluem sangramento nas gengivas, hematomas, fadiga, perda de apetite e irritabilidade. Se o escorbuto não for tratado, pode ser fatal (,).
Você nunca deve tentar diagnosticar o seu bebê com deficiência de vitaminas por conta própria.
Certifique-se de consultar um profissional de saúde qualificado antes de adicionar qualquer suplemento à dieta do seu bebê. Eles podem determinar a dosagem mais segura e apropriada.
resumoOs suplementos de vitamina C geralmente não são recomendados para bebês. Em casos raros, podem ser necessários suplementos, mas a dosagem deve ser determinada por um profissional de saúde qualificado.
Concentre-se em incluir alimentos integrais que contenham vitamina C
A American Academy of Pediatrics recomenda começar a introduzir alimentos sólidos quando o seu bebê tiver cerca de 6 meses (6).
Este é o momento perfeito para começar a oferecer alimentos ricos em vitamina C para ajudar seu bebê a continuar atendendo às necessidades nutricionais à medida que cresce.
Aos 6 meses de idade, a maioria dos bebês pode atender às suas necessidades diárias de vitamina C com uma combinação de alimentos e fórmulas infantis ou leite materno (3).
Aqui estão alguns exemplos de alimentos amigos do bebê que são ricos em vitamina C (,,,,,):
- Pimentão vermelho, 1/4 xícara (23 gramas): 58% da recomendação diária de vitamina C para bebês
- Morangos,1/4 xícara (41 gramas): 48% da recomendação diária de vitamina C para bebês
- Kiwi, 1/4 xícara (44 gramas): 82% da recomendação diária de vitamina C para bebês
- Tangerinas, 1/4 xícara (49 gramas): 26% da recomendação diária de vitamina C para bebês
- Brócolis cozido, 1/4 xícara (24 gramas): 31% da recomendação diária de vitamina C para bebês
- Mamão, 1/4 xícara (57 gramas): 70% da recomendação diária de vitamina C para bebês
Lembre-se de que cada bebê é diferente e nem todos estarão particularmente abertos para experimentar novos alimentos imediatamente. Seja paciente com eles enquanto exploram todos os novos sabores e texturas que os alimentos sólidos fornecem.
Enquanto isso, você pode ter certeza de que seu bebê receberá bastante vitamina C de sua fórmula ou do leite materno.
resumoAos 6 meses, você pode começar a introduzir alimentos ricos em vitamina C na dieta do seu bebê. Morangos, pimentões, brócolis e tangerinas são excelentes opções para bebês.
O resultado final
Uma das partes mais importantes de cuidar de um novo bebê é garantir que ele receba uma nutrição adequada.
A vitamina C é um nutriente essencial que desempenha um papel importante na imunidade, produção de colágeno e proteção contra os danos dos radicais livres.
Leite materno, fórmula infantil e alimentos integrais, como pimentão, morango e mamão, são as melhores fontes de vitamina C para seu bebê.
Os suplementos de vitamina C não são adequados para bebês, a menos que sejam recomendados por um profissional de saúde.
Se você está preocupado porque seu bebê não está recebendo vitamina C suficiente, converse com seu médico antes de adicionar qualquer suplemento à rotina dele.