Via de liberação de esperma
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200019_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200019_eng_ad.mp4Visão geral
Os espermatozoides são produzidos e liberados pelos órgãos reprodutores masculinos.
Os testículos são onde os espermatozoides são produzidos. Os testículos estão ligados ao resto dos órgãos reprodutivos masculinos pelos canais deferentes, que se estendem sobre a base do osso pélvico ou ílio, e envolvem a ampola, a vesícula seminal e a próstata. A uretra então sai da bexiga e passa pelo pênis.
A produção de esperma nos testículos ocorre em estruturas enroladas chamadas túbulos seminíferos.
Ao longo do topo de cada testículo está o epidídimo. Esta é uma estrutura semelhante a um cordão onde o esperma amadurece e é armazenado.
O processo de liberação começa quando o pênis se enche de sangue e fica ereto. Continuar a estimular o pênis causará uma ejaculação.
Os espermatozoides maduros começam sua jornada viajando do epidídimo ao ducto deferente, que os impulsiona para frente com contrações do músculo liso.
O esperma chega primeiro na ampola logo acima da próstata. Aqui, são adicionadas secreções da vesícula seminal localizada próximo à ampola.
Em seguida, o fluido seminal é impelido para a frente através dos dutos ejaculatórios em direção à uretra. À medida que passa pela próstata, um líquido leitoso é adicionado para fazer o sêmen.
Finalmente, o sêmen é ejaculado do pênis pela uretra.
- Infertilidade masculina