Apendicite
A apendicite é uma condição na qual o apêndice inflama. O apêndice é uma pequena bolsa presa ao intestino grosso.
A apendicite é uma causa muito comum de cirurgia de emergência. O problema ocorre com mais frequência quando o apêndice fica bloqueado por fezes, um objeto estranho, um tumor ou um parasita em casos raros.
Os sintomas da apendicite podem variar. Pode ser difícil detectar a apendicite em crianças pequenas, pessoas idosas e mulheres em idade reprodutiva.
O primeiro sintoma geralmente é a dor ao redor do umbigo ou na parte superior do abdômen. A dor pode ser mínima no início, mas torna-se mais aguda e intensa. Você também pode ter perda de apetite, náuseas, vômitos e febre baixa.
A dor tende a se mover para a parte inferior direita da barriga. A dor tende a se concentrar em um ponto diretamente acima do apêndice, denominado ponto de McBurney. Isso geralmente ocorre 12 a 24 horas após o início da doença.
Sua dor pode piorar quando você anda, tosse ou faz movimentos bruscos. Os sintomas posteriores incluem:
- Calafrios e tremores
- Fezes duras
- Diarréia
- Febre
- Nausea e vomito
Seu médico pode suspeitar de apendicite com base nos sintomas que você descreve.
Seu provedor fará um exame físico.
- Se você tiver apendicite, sua dor aumentará quando a área inferior direita da barriga for pressionada.
- Se o apêndice se rompeu, tocar a região da barriga pode causar muita dor e fazer com que você enrijeça os músculos.
- Um exame retal pode detectar sensibilidade no lado direito do reto.
Um exame de sangue geralmente mostra uma contagem alta de glóbulos brancos. Os exames de imagem que podem ajudar a diagnosticar a apendicite incluem:
- Tomografia computadorizada do abdômen
- Ultrassom do abdômen
Na maioria das vezes, o cirurgião remove seu apêndice assim que você é diagnosticado.
Se uma tomografia computadorizada mostrar que você tem um abscesso, você pode primeiro ser tratado com antibióticos. Você terá seu apêndice removido depois que a infecção e o inchaço desaparecerem.
Os testes usados para diagnosticar a apendicite não são perfeitos. Como resultado, a operação pode mostrar que seu apêndice está normal. Nesse caso, o cirurgião removerá seu apêndice e explorará o resto de seu abdômen em busca de outras causas de dor.
A maioria das pessoas se recupera rapidamente após a cirurgia se o apêndice for removido antes de romper.
Se o apêndice romper antes da cirurgia, a recuperação pode demorar mais. Você também tem mais probabilidade de desenvolver problemas, como:
- Um abscesso
- Bloqueio do intestino
- Infecção dentro do abdômen (peritonite)
- Infecção da ferida após a cirurgia
Ligue para o seu médico se sentir dor na parte inferior direita da barriga ou outros sintomas de apendicite.
- Pontos de referência anatômicos adulto - vista frontal
- Sistema digestivo
- Apendicectomia - série
- Apendicite
Cole MA, Huang RD. Apendicite aguda. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 83.
Sarosi GA. Apendicite. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 120.
Sifri CD, Madoff LC. Apendicite. In: Bennett E, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 80.
Smith MP, Katz DS, Lalani T, et al. Critérios de adequação do ACR Dor no quadrante inferior direito - suspeita de apendicite. Ultrasound Q. 2015; 31 (2): 85-91. PMID: 25364964 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25364964.