Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 22 Julho 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Maretimo Lounge Radio, 24/7 live radio, relaxing music to chill by Michael Maretimo
Vídeo: Maretimo Lounge Radio, 24/7 live radio, relaxing music to chill by Michael Maretimo

Você fez radioterapia para tratar câncer de próstata. Este artigo explica como cuidar de si mesmo após o tratamento.

Seu corpo passa por muitas mudanças quando você faz o tratamento de radiação para o câncer.

Você pode ter os seguintes efeitos colaterais cerca de 2 a 3 semanas após o seu primeiro tratamento de radiação:

  • Problemas de pele. A pele sobre a área tratada pode ficar vermelha, começar a descamar ou coçar. Isso é raro.
  • Desconforto na bexiga. Você pode ter que urinar com frequência. Pode queimar ao urinar. A vontade de urinar pode estar presente por um longo tempo. Raramente, você pode perder o controle da bexiga. Você pode ver um pouco de sangue na urina. Você deve ligar para o seu médico se isso acontecer. Na maioria dos casos, esses sintomas costumam desaparecer com o tempo, mas algumas pessoas podem ter surtos por anos depois.
  • Diarreia e cãibras na barriga ou uma necessidade repentina de esvaziar os intestinos. Esses sintomas podem durar toda a terapia. Eles geralmente desaparecem com o tempo, mas algumas pessoas podem ter crises de diarreia por anos depois.

Outros efeitos que se desenvolvem posteriormente podem incluir:


  • Problemas para manter ou obter uma ereção pode ocorrer após a radioterapia da próstata. Você pode não perceber esse problema até meses ou até um ano ou mais após o término da terapia.
  • Incontinencia urinaria. Você pode não desenvolver ou perceber este problema por vários meses ou anos após a radiação ser concluída.
  • Estenose uretral. Pode ocorrer estreitamento ou cicatrização do tubo que permite que a urina saia da bexiga.

O profissional de saúde desenhará marcações coloridas em sua pele quando você fizer o tratamento com radiação. Essas marcações mostram para onde direcionar a radiação e devem permanecer no local até que o tratamento seja concluído. Se as marcas saírem, informe ao seu provedor. NÃO tente redesenhá-los sozinho.

Para cuidar da área de tratamento:

  • Lave suavemente apenas com água morna. NÃO esfregue. Seque a sua pele.
  • Pergunte ao seu provedor quais sabonetes, loções ou pomadas podem ser usados.
  • NÃO arranhe ou esfregue sua pele.

Beba muitos líquidos. Tente ingerir de 8 a 10 copos de líquidos por dia. Evite cafeína, álcool e sucos cítricos, como suco de laranja ou toranja, se eles piorarem os sintomas do intestino ou da bexiga.


Você pode tomar remédios de venda livre para a diarreia para tratar fezes moles.

Seu provedor pode colocá-lo em uma dieta de baixo resíduo que limita a quantidade de fibras que você ingere. Você precisa comer proteínas e calorias suficientes para manter seu peso alto.

Algumas pessoas que recebem tratamento com radiação da próstata podem começar a se sentir cansadas durante o período de tratamento. Se você se sentir cansado:

  • NÃO tente fazer muito em um dia. Você pode não ser capaz de fazer tudo o que está acostumado a fazer.
  • Tente dormir mais à noite. Descanse durante o dia quando puder.
  • Tire algumas semanas de folga do trabalho ou reduza sua quantidade de trabalho.

É normal ter menos interesse em sexo durante e logo após o término dos tratamentos de radiação. É provável que seu interesse por sexo volte depois que o tratamento terminar e sua vida começar a voltar ao normal.

Você deve ser capaz de desfrutar do sexo com segurança após o término do tratamento de radiação.

Os problemas de ereção muitas vezes não são vistos imediatamente. Eles podem aparecer ou serem vistos depois de um ano ou mais.


Seu provedor pode verificar suas contagens sanguíneas regularmente, especialmente se a área de tratamento de radiação em seu corpo for grande. No início, você fará exames de sangue de PSA que serão verificados a cada 3 a 6 meses para verificar o sucesso do tratamento de radiação.

Radiação - pelve - descarga

D’Amico AV, Nguyen PL, Crook JM, et al. Radioterapia para câncer de próstata. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 116.

Site do National Cancer Institute. Prostate Cancer Treatment (PDQ) - versão paciente. www.cancer.gov/types/prostate/patient/prostate-treatment-pdq. Atualizado em 12 de junho de 2019. Acessado em 24 de agosto de 2019.

Zeman EM, Schreiber EC, Tepper JE. Noções básicas de radioterapia. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 27.

  • Câncer de próstata

Artigos Para Você

Como a mídia molda nossa percepção do HIV e AIDS

Como a mídia molda nossa percepção do HIV e AIDS

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo. Cobertura da m&...
Identificação e tratamento de assaduras de fermento

Identificação e tratamento de assaduras de fermento

905623436Uma erupção cutânea com fermento é diferente da erupção cutânea normal. Com uma erupção cutânea regular, um irritante caua a erupçã...