Quando você precisa ganhar mais peso durante a gravidez
A maioria das mulheres deve ganhar algo entre 25 e 35 libras (11 e 16 kg) durante a gravidez. Se a mulher não ganhar peso suficiente, pode haver problemas de saúde para a mãe e o bebê.
A maioria das mulheres vai ganhar 2 a 4 libras (1 a 2 kg) durante o primeiro trimestre e 1 libra (0,5 kg) por semana para o resto da gravidez. Durante toda a gravidez:
- Mulheres com sobrepeso precisam ganhar menos (15 a 20 libras ou 7 a 9 kg ou menos, dependendo de seu peso antes da gravidez).
- Mulheres abaixo do peso precisarão ganhar mais (28 a 40 libras ou 13 a 18 kg).
- Você deve ganhar mais peso se tiver mais de um bebê. Mulheres que têm gêmeos precisam ganhar de 17 a 24 quilos.
Algumas mulheres têm dificuldade em ganhar peso durante a gravidez. Às vezes, é porque elas começam uma gravidez com baixo peso ou porque têm outros problemas de saúde que as impedem de ganhar peso. Às vezes, eles não conseguem segurar a comida devido a náuseas e vômitos.
De qualquer forma, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, junto com exercícios moderados, é a base para uma gravidez saudável. Pergunte ao seu médico quantas calorias você deve comer por dia e como você pode ganhar a quantidade certa de peso.
Se o seu provedor disser que você deve ganhar mais peso, aqui estão algumas dicas para ajudar:
- Não pule refeições. Em vez de comer 3 grandes refeições, faça 5 a 6 pequenas refeições todos os dias.
- Tenha lanches rápidos e fáceis à mão. Nozes, passas, queijo e biscoitos, frutas secas e sorvete ou iogurte são boas escolhas.
- Espalhe manteiga de amendoim em torradas, biscoitos, maçãs, bananas ou aipo. Uma colher de sopa (16 gramas) de manteiga de amendoim cremosa fornecerá cerca de 100 calorias e 3,5 gramas de proteína.
- Adicione leite em pó desnatado a alimentos como purê de batata, ovos mexidos e cereais quentes.
- Adicione manteiga ou margarina, cream cheese, molho, creme de leite e queijo às suas refeições.
- Tente comer mais alimentos ricos em gorduras boas, como nozes, peixes gordurosos, abacates e azeite de oliva.
- Beba sucos feitos de frutas reais com alto teor de vitamina C ou beta-caroteno. Suco de toranja, suco de laranja, néctar de mamão, néctar de damasco e suco de cenoura são boas escolhas.
- Evite junk food.
- Pergunte ao seu provedor sobre a ingestão de vitaminas e outros suplementos pré-natais.
- Consulte um nutricionista ou nutricionista para obter ajuda com sua dieta, se o seu provedor o recomendar.
Se você já lutou com seu peso no passado, pode ser difícil aceitar que não há problema em ganhar peso agora. É normal sentir-se ansioso à medida que os números na escala aumentam.
A gravidez não é um momento para fazer dieta ou se preocupar com o ganho de peso. Lembre-se de que o ganho de peso é necessário para uma gravidez saudável. O peso extra desaparecerá depois de você ter seu bebê. Lembre-se de não ganhar muito, pois isso pode fazer com que seu bebê fique muito grande. Uma dieta saudável e exercícios regulares irão ajudá-la a ter uma gravidez e um bebê saudáveis.
Se as preocupações com sua imagem corporal afetam sua gravidez ou vida diária, converse com seu provedor.
Berger DS, West EH. Nutrição durante a gravidez. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds.Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 6.
Bodnar LM, Himes KP. Nutrição materna. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.
- Gravidez e Nutrição