Peritonite - secundária
O peritônio é o tecido fino que reveste a parede interna do abdômen e cobre a maioria dos órgãos abdominais. A peritonite está presente quando esse tecido fica inflamado ou infectado. A peritonite secundária ocorre quando outra condição é a causa.
A peritonite secundária tem várias causas principais.
- As bactérias podem entrar no peritônio através de um orifício (perfuração) no trato digestivo do órgão. O buraco pode ser causado por um apêndice rompido, úlcera estomacal ou cólon perfurado. Também pode vir de uma lesão, como um tiro ou ferimento a faca ou após a ingestão de um corpo estranho pontiagudo.
- A bile ou substâncias químicas liberadas pelo pâncreas podem vazar para a cavidade abdominal. Isso pode ser causado por inchaço súbito e inflamação do pâncreas.
- Tubos ou cateteres colocados no abdômen podem causar esse problema. Isso inclui cateteres para diálise peritoneal, tubos de alimentação e outros.
Uma infecção da corrente sanguínea (sepse) pode levar a uma infecção no abdômen também. Esta é uma doença grave.
Este tecido pode infeccionar quando não há uma causa clara.
A enterocolite necrosante ocorre quando o revestimento da parede intestinal morre. Esse problema quase sempre se desenvolve em um bebê que está doente ou nasceu cedo.
Os sintomas incluem:
- Abdômen inchado quando a área da barriga é maior do que o normal
- Dor abdominal
- Apetite diminuído
- Febre
- Baixa produção de urina
- Náusea
- Sede
- Vômito
Nota: pode haver sinais de choque.
Durante um exame físico, o médico pode notar sinais vitais anormais com febre, aumento da freqüência cardíaca e respiração, pressão arterial baixa e um abdômen dolorido e distendido.
Os testes podem incluir:
- Cultura de sangue
- Química do sangue, incluindo enzimas pancreáticas
- Hemograma completo
- Testes de função hepática e renal
- Raios-X ou tomografia computadorizada
- Cultura de fluido peritoneal
- Urinálise
Freqüentemente, a cirurgia é necessária para remover ou tratar fontes de infecção. Pode ser um intestino infectado, um apêndice inflamado ou um abscesso ou divertículo perfurado.
O tratamento geral inclui:
- Antibióticos
- Fluidos através de uma veia (IV)
- Remédios para dor
- Tubo através do nariz para o estômago ou intestino (tubo nasogástrico ou NG)
O resultado pode variar de recuperação completa a infecção e morte avassaladoras. Fatores que determinam o resultado incluem:
- Por quanto tempo os sintomas estiveram presentes antes do início do tratamento
- A saúde geral da pessoa
As complicações podem incluir:
- Abscesso
- Intestino com gangrena (morto) que requer cirurgia
- Aderências intraperitoneais (uma causa potencial de bloqueio intestinal futuro)
- Choque séptico
Ligue para o seu provedor se você tiver sintomas de peritonite. Esta é uma condição séria. Na maioria dos casos, ele precisa de tratamento de emergência.
Peritonite secundária
- Amostra peritoneal
Mathews JB, Turaga K. Peritonite cirúrgica e outras doenças do peritônio, mesentério, omento e diafragma. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 39.
Turnage RH, Mizell J, Badgwell B. Parede abdominal, umbigo, peritônio, mesentério, omento e retroperitônio. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 43.