Síndrome da banda iliotibial - cuidados posteriores
A banda iliotibial (BIT) é um tendão que se estende ao longo da parte externa da perna. Ele se conecta da parte superior do osso pélvico até logo abaixo do joelho. Um tendão é um tecido elástico espesso que conecta o músculo ao osso.
A síndrome da banda iliotibial ocorre quando o ITB fica inchado e irritado por fricção contra o osso na parte externa do quadril ou joelho.
Existe um saco cheio de líquido, chamado bursa, entre o osso e o tendão na parte externa da perna. O saco fornece lubrificação entre o tendão e o osso. A fricção do tendão pode causar dor e inchaço da bursa, do tendão ou de ambos.
Essa lesão costuma afetar corredores e ciclistas. Dobrar o joelho várias vezes durante essas atividades pode causar irritação e inchaço no tendão.
Outras causas incluem:
- Estar em más condições físicas
- Ter um ITB apertado
- Má forma com suas atividades
- Não aquecer antes do exercício
- Tendo as pernas arqueadas
- Mudanças nos níveis de atividade
- Desequilíbrio dos músculos centrais
Se você tem síndrome ITB, você pode notar:
- Dor leve na parte externa do joelho ou quadril quando você começa a se exercitar, que desaparece com o aquecimento.
- Com o tempo, a dor piora e não desaparece durante o exercício.
- Correr em ladeiras ou ficar sentado por muito tempo com o joelho dobrado pode piorar a dor.
Seu médico examinará seu joelho e moverá sua perna em diferentes posições para ver se seu ITB está tenso. Normalmente, a síndrome ITB pode ser diagnosticada a partir do exame e da descrição dos sintomas.
Se os testes de imagem forem necessários, eles podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Ultrassom
- Ressonância magnética
Se você tem síndrome de ITB, o tratamento pode envolver qualquer um dos seguintes:
- Remédios ou aplicação de gelo para aliviar a dor
- Exercícios de alongamento e fortalecimento
- Uma injeção de um medicamento chamado cortisona na área dolorida para aliviar a dor e o inchaço
A maioria das pessoas não precisa de cirurgia. Mas se outros tratamentos não funcionarem, a cirurgia pode ser recomendada. Durante a cirurgia, parte do seu ITB, a bursa ou ambos serão removidos. Ou, o ITB será alongado. Isso evita que o ITB esfregue contra o osso na lateral do joelho.
Em casa, siga estas medidas para ajudar a reduzir a dor e o inchaço:
- Aplique gelo na área dolorida por 15 minutos a cada 2 a 3 horas. NÃO aplique gelo diretamente na pele. Embrulhe o gelo em um pano limpo primeiro.
- Aplique calor moderado antes de fazer exercícios de alongamento ou fortalecimento.
- Tome remédios para dor, se necessário.
Para a dor, você pode usar ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve, Naprosyn) ou paracetamol (Tylenol). Você pode comprar esses medicamentos para a dor na loja.
- Fale com o seu médico antes de usar qualquer medicamento para a dor se você tem doença cardíaca, pressão alta, doença renal ou já teve úlceras estomacais ou sangramento interno no passado.
- NÃO tome mais do que a quantidade recomendada no frasco ou pelo seu médico.
Tente correr ou pedalar distâncias mais curtas do que o normal. Se você ainda tem dor, evite essas atividades completamente. Você pode precisar fazer outros exercícios que não irritem seu ITB, como natação.
Tente usar uma joelheira para manter a bursa e o ITB aquecidos enquanto você se exercita.
Seu médico pode recomendar um fisioterapeuta (PT) para trabalhar com sua lesão específica para que você possa retornar às atividades normais o mais rápido possível.
Seu PT pode recomendar maneiras de mudar a forma como você se exercita para evitar problemas. Os exercícios têm como objetivo fortalecer os músculos centrais e do quadril. Você também pode usar suportes de arco (órteses) para usar nos sapatos.
Depois de fazer exercícios de alongamento e fortalecimento sem dor, você pode gradualmente começar a correr ou andar de bicicleta novamente. Aumente lentamente a distância e a velocidade.
O TP pode fornecer exercícios para ajudar a alongar o ITB e fortalecer os músculos das pernas. Antes e depois da atividade:
- Use uma almofada térmica no joelho para aquecer a área. Certifique-se de que a configuração do pad esteja em baixo ou médio.
- Se sentir dor, aplique gelo no joelho e tome um remédio para dor após a atividade.
A melhor maneira de cicatrizar os tendões é seguir um plano de cuidados. Quanto mais você descansar e praticar fisioterapia, mais rápido e melhor será a cicatrização de sua lesão.
Ligue para seu médico se a dor piorar ou não melhorar em algumas semanas.
Síndrome de banda IT - cuidados posteriores; Síndrome ITB - cuidados posteriores; Síndrome de fricção da banda iliotibial - cuidados posteriores
Akuthota V, Stilp SK, Lento P, Gonzalez P, Putnam AR. Síndrome da banda iliotibial. In: Frontera, WR, Silver JK, Rizzo TD, Jr, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 69.
Telhan R, Kelly BT, Moley PJ. Síndromes de uso excessivo do quadril e da pelve. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez: princípios e prática. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 85.
- Lesões e distúrbios do joelho
- Lesões e distúrbios nas pernas