Tumor cerebral metastático
Um tumor cerebral metastático é um câncer que começou em outra parte do corpo e se espalhou para o cérebro.
Muitos tipos de tumor ou câncer podem se espalhar para o cérebro. Os mais comuns são:
- Câncer de pulmão
- Câncer de mama
- Melanoma
- Cancêr de rins
- Cancer de colo
- Leucemia
Alguns tipos de câncer raramente se espalham para o cérebro, como o câncer de próstata. Em alguns casos, um tumor pode se espalhar para o cérebro de um local desconhecido. Isso é chamado de câncer de primário desconhecido (CUP).
Os tumores cerebrais em crescimento podem exercer pressão em partes próximas do cérebro. O edema cerebral devido a esses tumores também causa aumento da pressão dentro do crânio.
Os tumores cerebrais que se espalham são classificados com base na localização do tumor no cérebro, no tipo de tecido envolvido e na localização original do tumor.
Os tumores cerebrais metastáticos ocorrem em cerca de um quarto (25%) de todos os cânceres que se espalham pelo corpo. Eles são muito mais comuns do que os tumores cerebrais primários (tumores que começam no cérebro).
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Diminuição da coordenação, falta de jeito, quedas
- Mal-estar geral ou fadiga
- Dor de cabeça, nova ou mais intensa que o normal
- Perda de memória, mau julgamento, dificuldade em resolver problemas
- Dormência, formigamento, dor e outras mudanças na sensação
- Mudanças de personalidade
- Mudanças emocionais rápidas ou comportamentos estranhos
- Convulsões que são novas
- Problemas com a fala
- Mudanças na visão, visão dupla, visão diminuída
- Vômito, com ou sem náusea
- Fraqueza de uma área do corpo
Os sintomas específicos variam. Os sintomas comuns da maioria dos tipos de tumores cerebrais metastáticos são causados pelo aumento da pressão no cérebro.
Um exame pode mostrar alterações no cérebro e no sistema nervoso com base na localização do tumor no cérebro. Sinais de aumento da pressão no crânio também são comuns. Alguns tumores podem não mostrar sinais até que sejam muito grandes. Então, eles podem causar um declínio muito rápido na função do sistema nervoso.
O tumor original (primário) pode ser encontrado examinando os tecidos tumorais do cérebro.
Os testes podem incluir:
- Mamografia, tomografia computadorizada do tórax, abdômen e pelve para encontrar o local original do tumor
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro para confirmar o diagnóstico e identificar a localização do tumor (a ressonância magnética geralmente é mais sensível para encontrar tumores no cérebro)
- Exame do tecido removido do tumor durante a cirurgia ou tomografia computadorizada ou biópsia guiada por ressonância magnética para confirmar o tipo de tumor
- Punção lombar (punção lombar)
O tratamento depende de:
- O tamanho e tipo do tumor
- Localização no corpo de onde se espalhou
- A saúde geral da pessoa
Os objetivos do tratamento podem ser aliviar os sintomas, melhorar o funcionamento ou proporcionar conforto.
A radioterapia cerebral total (WBRT) é freqüentemente usada para tratar tumores que se espalharam para o cérebro, especialmente se houver muitos tumores, e a cirurgia não é uma boa opção.
A cirurgia pode ser usada quando há um único tumor e o câncer não se espalhou para outras partes do corpo. Alguns tumores podem ser completamente removidos. Os tumores profundos ou que se estendem para o tecido cerebral podem ter seu tamanho reduzido (redução de volume).
A cirurgia pode reduzir a pressão e aliviar os sintomas nos casos em que o tumor não pode ser removido.
A quimioterapia para tumores cerebrais metastáticos geralmente não é tão útil quanto a cirurgia ou a radioterapia. Alguns tipos de tumores, entretanto, respondem à quimioterapia.
A radiocirurgia estereotáxica (SRS) também pode ser usada. Essa forma de radioterapia concentra os raios X de alta potência em uma pequena área do cérebro. É usado quando existem apenas alguns tumores metastáticos.
Os medicamentos para sintomas de tumor cerebral incluem:
- Anticonvulsivantes como fenitoína ou levetiracetam para reduzir ou prevenir convulsões
- Corticosteróides como a dexametasona para reduzir o inchaço do cérebro
- Diuréticos osmóticos, como solução salina hipertônica ou manitol para reduzir o inchaço do cérebro
- Remédios para dor
Quando o câncer se espalhou, o tratamento pode se concentrar no alívio da dor e outros sintomas. Isso é chamado de cuidados paliativos ou de suporte.
Medidas de conforto, medidas de segurança, fisioterapia, terapia ocupacional e outros tratamentos podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Algumas pessoas podem querer procurar aconselhamento jurídico para ajudá-las a criar uma diretiva antecipada e uma procuração para cuidados de saúde.
Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Para muitas pessoas com tumores cerebrais metastáticos, o câncer não tem cura. Eventualmente, ele se espalhará para outras áreas do corpo. O prognóstico depende do tipo de tumor e de como ele responde ao tratamento.
Os problemas de saúde que podem ocorrer incluem:
- Herniação cerebral (fatal)
- Perda da capacidade de funcionar ou cuidar de si mesmo
- Perda da capacidade de interagir
- Perda severa e permanente da função do sistema nervoso que piora com o tempo
Ligue para seu médico se desenvolver uma dor de cabeça persistente, nova ou diferente para você.
Ligue para o seu médico ou vá ao pronto-socorro se você ou alguém que você conhece de repente ficar lento ou tiver alterações na visão, ou dificuldade de fala, ou tiver convulsões novas ou diferentes.
Tumor cerebral - metastático (secundário); Câncer - tumor cerebral (metastático)
- Radiação cerebral - descarga
- Cirurgia no cérebro - alta
- Radioterapia - perguntas a fazer ao seu médico
- Cérebro
- Ressonância magnética do cérebro
Clifton W, Reimer R. Metastatic brain tumors. In: Chaichana K, Quiñones-Hinojosa A, eds. Visão geral abrangente das abordagens cirúrgicas modernas para tumores cerebrais intrínsecos. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 8.
Dorsey JF, Salinas RD, Dang M, et al. Câncer do sistema nervoso central. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 63.
Élder JB, Nahed BV, Linskey ME, Olson JJ. Revisão sistemática do Congresso de Cirurgiões Neurológicos e diretrizes baseadas em evidências sobre o papel das terapias emergentes e investigacionais para o tratamento de adultos com tumores cerebrais metastáticos. Neurocirurgia. 2019; 84 (3): E201-E203. PMID 30629215 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30629215/.
Site do National Cancer Institute. Tratamento de tumores do sistema nervoso central em adultos (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/brain/hp/adult-brain-treatment-pdq. Atualizado em 22 de janeiro de 2020. Acessado em 12 de fevereiro de 2020.
Olson JJ, Kalkanis SN, Ryken TC. Revisão Sistemática do Congresso de Cirurgiões Neurológicos e Diretrizes Baseadas em Evidências para o tratamento de adultos com tumores cerebrais metastáticos: sumário executivo. Neurocirurgia. 2019; 84 (3): 550-552. PMID 30629218 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30629218/.
Patel AJ, Lang FF, Suki D, Wildrick DM, Sawaya R. Metastatic brain tumors. In: Winn HR, ed. Youmans e Winn Neurological Surgery. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 146.