Fatos sobre gorduras monoinsaturadas
![Gorduras saturada, insaturada e trans - entenda as diferenças - by Farmácias Pague Menos](https://i.ytimg.com/vi/xDGMFrmIQYM/hqdefault.jpg)
A gordura monoinsaturada é um tipo de gordura dietética. É uma das gorduras saudáveis, junto com a gordura poliinsaturada. As gorduras monoinsaturadas são líquidas à temperatura ambiente, mas começam a endurecer quando resfriadas.
As gorduras saturadas e as gorduras trans são sólidas à temperatura ambiente. Essas gorduras prejudiciais à saúde podem aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
As gorduras monoinsaturadas são encontradas em alimentos vegetais, como nozes, abacates e óleos vegetais. Comer quantidades moderadas de gorduras monoinsaturadas (e poliinsaturadas) no lugar de gorduras saturadas e trans pode beneficiar sua saúde.
As gorduras monoinsaturadas são boas para a sua saúde de várias maneiras:
- Eles podem ajudar a diminuir o nível de colesterol LDL (mau). O colesterol é uma substância macia e cerosa que pode causar obstrução ou obstrução das artérias (vasos sanguíneos). Manter o nível de LDL baixo reduz o risco de doenças cardíacas e derrame.
- As gorduras monoinsaturadas ajudam a desenvolver e manter as células.
Seu corpo precisa de algumas gorduras para energia e outras funções. As gorduras monoinsaturadas são uma escolha saudável.
Quanto você deve receber todos os dias? Aqui estão as recomendações das Diretrizes Alimentares para Americanos de 2015-2020:
- Procure obter, no máximo, 10% do total de calorias diárias da gordura saturada (encontrada na carne vermelha, manteiga, queijo e laticínios integrais) e gorduras trans (encontrada nos alimentos processados). Para uma dieta de 2.000 calorias, isso é um total de 140 a 200 calorias, ou 16 a 22 gramas por dia.
- Mantenha o consumo total de gordura em não mais do que 25% a 30% de suas calorias diárias. Isso inclui gorduras mono e poliinsaturadas.
Comer gorduras mais saudáveis é bom para a saúde. Mas comer muita gordura pode levar ao ganho de peso. Todas as gorduras contêm 9 calorias por grama de gordura. Isso é mais do que o dobro da quantidade encontrada em carboidratos e proteínas.
Não é suficiente adicionar alimentos ricos em gorduras insaturadas a uma dieta repleta de alimentos e gorduras não saudáveis. Em vez disso, substitua as gorduras saturadas ou trans por gorduras insaturadas mais saudáveis.
Todos os alimentos embalados têm um rótulo nutricional que inclui o teor de gordura. Ler os rótulos dos alimentos pode ajudá-lo a controlar a quantidade de gordura que você ingere.
- Verifique a gordura total em uma porção. Certifique-se de adicionar o número de porções que comerá de uma vez.
- Observe atentamente a quantidade de gordura saturada e gordura trans em uma porção. O resto é gordura insaturada. Alguns rótulos listarão o conteúdo de gordura monoinsaturada, outros não.
- Certifique-se de que a maioria de suas gorduras diárias são de fontes mono e poliinsaturadas.
- Muitos restaurantes de fast food também fornecem informações nutricionais em seus menus. Se você não vê-lo postado, pergunte ao seu servidor. Você também pode encontrá-lo no site do restaurante.
A maioria dos alimentos contém uma combinação de todos os tipos de gorduras. Alguns têm maiores quantidades de gorduras saudáveis do que outros. Alimentos e óleos com maiores quantidades de gorduras monoinsaturadas incluem:
- Nozes
- Abacate
- Óleo de canola
- Azeite
- Óleo de cártamo (alto oleico)
- Óleo de girassol
- Óleo de amendoim e manteiga
- Óleo de gergelim
Para obter os benefícios para a saúde, você precisa substituir as gorduras prejudiciais à saúde por gorduras saudáveis. Aqui estão algumas idéias:
- Coma nozes em vez de biscoitos no lanche. Apenas certifique-se de manter a sua porção pequena, pois as nozes são ricas em calorias.
- Adicione o abacate às saladas e sanduíches.
- Substitua a manteiga e as gorduras sólidas por azeite ou óleo de canola.
Ácido graxo monoinsaturado; MUFA; Ácido oleico; Colesterol - gordura monoinsaturada; Aterosclerose - gordura monoinsaturada; Endurecimento das artérias - gordura monoinsaturada; Hiperlipidemia - gordura monoinsaturada; Hipercolesterolemia - gordura monoinsaturada; Doença arterial coronariana - gordura monoinsaturada; Doença cardíaca - gordura monoinsaturada; Doença arterial periférica - gordura monoinsaturada; PAD - gordura monoinsaturada; AVC - gordura monoinsaturada; CAD - gordura monoinsaturada; Dieta saudável para o coração - gordura monoinsaturada
Grundy SM, Stone NJ, Bailey AL, et al. 2018 AHA / ACC / AACVPR / AAPA / ABC / ACPM / ADA / AGS / APhA / ASPC / NLA / PCNA Diretrizes sobre o manejo do colesterol no sangue: um relatório do American College of Cardiology / Força-Tarefa da American Heart Association sobre Diretrizes de Prática Clínica . J Am Coll Cardiol. 2019; 73 (24): e285-e350. PMID: 30423393 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30423393/.
Hensrud DD, Heimburger DC. Interface da nutrição com saúde e doença. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 202.
Mozaffarian D. Nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.
Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Departamento de Agricultura dos EUA. 2015-2020 Diretrizes Alimentares para Americanos. 8ª Edição. health.gov/dietaryguidelines/2015/resources/2015-2020_Dietary_Guidelines.pdf. Atualizado em dezembro de 2015. Acessado em 2 de julho de 2020.
- Gorduras dietéticas
- Como diminuir o colesterol com dieta