Ioga para a saúde

Yoga é uma prática que conecta o corpo, a respiração e a mente. Ele usa posturas físicas, exercícios respiratórios e meditação para melhorar a saúde geral. O Yoga foi desenvolvido como uma prática espiritual há milhares de anos. Hoje, a maioria dos ocidentais faz ioga para se exercitar ou para reduzir o estresse.
O ioga pode melhorar seu nível geral de condicionamento físico e melhorar sua postura e flexibilidade. Também pode:
- Abaixe sua pressão arterial e frequência cardíaca
- Te ajudar a relaxar
- Melhore a sua autoconfiança
- Reduzir o estresse
- Melhore a sua coordenação
- Melhore a sua concentração
- Te ajudar a dormir melhor
- Ajuda na digestão
Além disso, praticar ioga também pode ajudar com as seguintes condições:
- Ansiedade
- Dor nas costas
- Depressão
Em geral, o ioga é seguro para a maioria das pessoas. Mas pode ser necessário evitar algumas posturas de ioga ou modificar as posturas se:
- Estão grávidas
- Tem pressão alta
- Tem glaucoma
- Tem ciática
Certifique-se de informar seu instrutor de ioga se você tiver alguma dessas condições ou qualquer outro problema de saúde ou lesão. Um professor de ioga qualificado deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar posturas que sejam seguras para você.
Existem muitos tipos ou estilos diferentes de ioga. Eles variam de leves a mais intensos. Alguns dos estilos mais populares de ioga são:
- Ashtanga ou ioga de força. Este tipo de ioga oferece um treino mais exigente. Nessas aulas, você passa rapidamente de uma postura para outra.
- Bikram ou ioga quente. Você faz uma série de 26 poses em uma sala aquecida de 35 ° C a 37,8 ° C (95 ° F a 100 ° F). O objetivo é aquecer e alongar os músculos, ligamentos e tendões e purificar o corpo com o suor.
- Hatha ioga. Às vezes, esse é um termo geral para ioga. Na maioria das vezes inclui respiração e posturas.
- Integrante. Um tipo suave de ioga que pode incluir exercícios respiratórios, cânticos e meditação.
- Iyengar. Um estilo que dá grande atenção ao alinhamento preciso do corpo. Você também pode manter poses por longos períodos de tempo.
- Kundalini. Enfatiza os efeitos da respiração nas posturas. O objetivo é liberar energia na parte inferior do corpo para que ele possa se mover para cima.
- Viniyoga. Este estilo adapta as posturas às necessidades e habilidades de cada pessoa e coordena a respiração e as posturas.
Procure aulas de ioga em sua academia local, centro de saúde ou estúdio de ioga. Se você é novo no ioga, comece com uma aula para iniciantes. Converse com o instrutor antes da aula e informe-o sobre quaisquer lesões ou problemas de saúde que você possa ter.
Você pode querer perguntar sobre o treinamento e a experiência do instrutor. No entanto, embora a maioria dos instrutores tenha tido algum treinamento formal, não existem programas de treinamento de ioga certificados. Escolha um instrutor com quem você goste de trabalhar e que não o force de maneiras que você não se sinta confortável.
A maioria das aulas de ioga dura de 45 a 90 minutos. Todos os estilos de ioga incluem três componentes básicos:
- Respirando. Focar na respiração é uma parte importante da ioga. Seu professor pode oferecer instruções sobre exercícios respiratórios durante a aula.
- Poses. Posturas de ioga, ou posturas, são uma série de movimentos que ajudam a aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Eles variam em dificuldade de deitar no chão a poses difíceis de equilíbrio.
- Meditação. As aulas de ioga geralmente terminam com um curto período de meditação. Isso acalma a mente e o ajuda a relaxar.
Embora a ioga seja geralmente segura, você ainda pode se machucar se fizer uma postura incorreta ou se forçar demais. Aqui estão algumas dicas para se manter seguro ao fazer ioga.
- Se você tem um problema de saúde, converse com seu médico antes de iniciar a ioga. Pergunte se há alguma postura que você deva evitar.
- Comece devagar e aprenda o básico antes de ir longe demais.
- Escolha uma classe apropriada para o seu nível. Se você não tiver certeza, pergunte ao professor.
- Não se esforce além do seu nível de conforto. Se você não conseguir fazer uma pose, peça ao seu professor para ajudá-lo a modificá-la.
- Faça perguntas se não tiver certeza de como fazer uma pose.
- Traga uma garrafa de água e beba muita água. Isso é muito importante na ioga quente.
- Use roupas que permitam que você se mova livremente.
- Ouça seu corpo. Se você sentir dor ou fadiga, pare e descanse.
Guerrera MP. Medicina integrativa. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 12.
Hecht FM. Medicina complementar, alternativa e integrativa. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 34.
Site do National Center for Complementary and Integrative Health. 5 coisas que você deve saber sobre ioga. nccih.nih.gov/health/tips/yoga. Atualizado em 30 de outubro de 2020. Acessado em 30 de outubro de 2020.
Site do National Center for Complementary and Integrative Health. Yoga: em profundidade. nccih.nih.gov/health/yoga/introduction.htm. Atualizado em 30 de outubro de 2020. Acessado em 30 de outubro de 2020.
- Exercício e aptidão física
- Guia para uma boa postura
- Tratamento da dor não medicamentosa