Tomar vários medicamentos com segurança
Se você tomar mais de um medicamento, é importante tomá-los com cuidado e segurança. Alguns medicamentos podem interagir e causar efeitos colaterais. Também pode ser difícil controlar quando e como tomar cada medicamento.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a controlar seus medicamentos e a tomá-los conforme as instruções.
Você pode tomar mais de um medicamento para tratar uma única doença. Você também pode tomar medicamentos diferentes para tratar mais de um problema de saúde. Por exemplo, você pode tomar uma estatina para baixar o colesterol e um beta-bloqueador para controlar a pressão arterial.
Os adultos mais velhos costumam ter mais de um problema de saúde. Portanto, é mais provável que tomem vários medicamentos.
Quanto mais medicamentos você toma, mais precisa usá-los com cuidado. Existem vários riscos ao tomar vários medicamentos.
- É mais provável que você tenha efeitos colaterais. Como a maioria dos medicamentos pode ter efeitos colaterais, quanto mais medicamentos você tomar, maior será a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais. Tomar certos medicamentos também pode aumentar o risco de quedas.
- Você está em maior risco de interações medicamentosas. Uma interação ocorre quando um medicamento afeta o funcionamento de outro medicamento. Por exemplo, tomados em conjunto, um medicamento pode tornar o outro medicamento mais forte. Os medicamentos também podem interagir com o álcool e até mesmo com alguns alimentos. Algumas interações podem ser sérias, até mesmo fatais.
- Pode ser difícil controlar quando tomar cada medicamento. Você pode até esquecer qual medicamento você tomou em um determinado momento.
- Você pode tomar um medicamento de que não precisa. É mais provável que isso aconteça se você consultar mais de um profissional de saúde. Podem ser prescritos medicamentos diferentes para o mesmo problema.
Certas pessoas são mais propensas a ter problemas ao tomar vários medicamentos:
- Pessoas a quem são prescritos 5 ou mais medicamentos. Quanto mais medicamentos você toma, maior a chance de interações ou efeitos colaterais. Você também pode achar difícil lembrar todas as interações medicamentosas possíveis.
- Pessoas que tomam medicamentos prescritos por mais de um provedor. Um provedor pode não saber que você está tomando medicamentos que outro provedor lhe deu.
- Adultos mais velhos. Conforme você envelhece, seu corpo processa os medicamentos de maneira diferente. Por exemplo, seus rins podem não funcionar tão bem como antes. Isso pode significar que mais medicamento permanece em seu corpo por mais tempo. Isso pode levar a níveis perigosos de medicamentos em seu sistema.
- Pessoas no hospital. Quando você estiver no hospital, provavelmente verá novos provedores que não estão familiarizados com seu histórico de saúde. Sem esse conhecimento, eles podem prescrever um medicamento que pode interagir com os medicamentos que você já está tomando.
Estas sugestões podem ajudá-lo a tomar todos os seus medicamentos com segurança:
- Mantenha uma lista de todos os medicamentos que toma. Sua lista deve incluir todos os medicamentos prescritos e sem receita (OTC). Os medicamentos OTC incluem vitaminas, suplementos e produtos à base de plantas. Mantenha uma cópia da lista em sua carteira e em casa.
- Revise sua lista de medicamentos com seus provedores e farmacêuticos. Discuta a lista com o seu provedor sempre que tiver uma consulta. Pergunte ao seu provedor se você ainda precisa tomar todos os medicamentos de sua lista. Pergunte também se alguma das dosagens deve ser alterada. Certifique-se de dar a todos os seus provedores uma cópia de sua lista de medicamentos.
- Faça perguntas sobre quaisquer novos medicamentos prescritos. Certifique-se de entender como tomá-los. Pergunte também se um novo medicamento pode interagir com algum dos medicamentos ou suplementos que você já está tomando.
- Tome seus medicamentos exatamente como seu provedor lhe disser. Se você tiver dúvidas sobre como ou por que tomar seu medicamento, pergunte ao seu provedor. Não pule doses ou pare de tomar seus medicamentos.
- Se notar efeitos colaterais, informe o seu provedor. Não pare de tomar seus medicamentos a menos que seu provedor lhe diga para fazer.
- Mantenha seus medicamentos organizados. Existem muitas maneiras de controlar seus medicamentos. Um organizador de pílula pode ajudar. Experimente um ou mais métodos e veja o que funciona para você.
- Se for hospitalizado, leve sua lista de medicamentos com você. Converse com seu provedor sobre a segurança dos medicamentos enquanto estiver no hospital.
Ligue se tiver dúvidas ou se estiver confuso sobre as instruções do seu medicamento. Ligue se tiver quaisquer efeitos colaterais de seus medicamentos. Não pare de tomar nenhum medicamento, a menos que seu provedor lhe diga para parar.
Polifarmácia
Site da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde. 20 dicas para ajudar a prevenir erros médicos: ficha do paciente. www.ahrq.gov/patients-consumers/care-planning/errors/20tips/index.html. Atualizado em agosto de 2018. Acessado em 2 de novembro de 2020.
Site do Instituto Nacional de Envelhecimento. www.nia.nih.gov/health/safe-use-medicines-older-adults. Atualizado em 26 de junho de 2019. Acessado em 2 de novembro de 2020.
Ryan R, Santesso N., Lowe D, et al. Intervenções para melhorar o uso seguro e eficaz de medicamentos pelos consumidores: uma visão geral das revisões sistemáticas. Cochrane Database Syst Rev. 2014; 29 (4): CD007768. PMID: 24777444 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24777444/.
Site da US Food & Drug Administration. Garantir o uso seguro do medicamento. www.fda.gov/drugs/buying-using-medicine-safely/ensuring-safe-use-medicine. Atualizado em 12 de setembro de 2016. Acessado em 2 de novembro de 2020.
- Reações Medicamentosas