Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 14 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Colesteatoma
Vídeo: Colesteatoma

O colesteatoma é um tipo de cisto cutâneo localizado na orelha média e osso mastóide no crânio.

O colesteatoma pode ser um defeito de nascença (congênito). Ocorre mais comumente como resultado de infecção crônica do ouvido.

A tuba auditiva ajuda a equalizar a pressão no ouvido médio. Quando não está funcionando bem, a pressão negativa pode se acumular e puxar parte do tímpano (membrana timpânica) para dentro. Isso cria uma bolsa ou cisto que se enche de células velhas da pele e outros resíduos.

O cisto pode infeccionar ou aumentar de tamanho. Isso pode causar o colapso de alguns dos ossos do ouvido médio ou de outras estruturas do ouvido. Isso pode afetar a audição, o equilíbrio e, possivelmente, a função dos músculos faciais.

Os sintomas incluem:

  • Tontura
  • Drenagem do ouvido, que pode ser crônica
  • Perda auditiva em um ouvido
  • Sensação de plenitude ou pressão nos ouvidos

Um exame de ouvido pode mostrar uma bolsa ou abertura (perfuração) no tímpano, geralmente com drenagem. Um depósito de células velhas da pele pode ser visto com um microscópio ou um otoscópio, que é um instrumento especial para visualizar o ouvido. Às vezes, um grupo de vasos sanguíneos pode ser visto no ouvido.


Os seguintes testes podem ser realizados para descartar outras causas de tontura:

  • Tomografia computadorizada
  • Eletronistagmografia

Frequentemente, os colesteatomas continuam a crescer se não forem removidos. A cirurgia geralmente é bem-sucedida. No entanto, pode ser necessário que o ouvido seja limpo por um profissional de saúde de vez em quando. Outra cirurgia pode ser necessária se o colesteatoma voltar.

As complicações podem incluir:

  • Abscesso cerebral (raro)
  • Erosão no nervo facial (causando paralisia facial)
  • Meningite
  • Propagação do cisto para o cérebro
  • Perda de audição

Ligue para o seu provedor se ocorrer dor de ouvido, drenagem do ouvido ou outros sintomas ou piora, ou se ocorrer perda de audição.

O tratamento imediato e completo da infecção crônica do ouvido pode ajudar a prevenir o colesteatoma.

Infecção crônica do ouvido - colesteatoma; Otite média crônica - colesteatoma

  • Membrana do tímpano

Kerschner JE, Preciado D. Otitis media. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 658.


Thompson LDR. Tumores da orelha. In: Fletcher CDM, ed. Histopatologia Diagnóstica de Tumores. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 30.

Artigos Do Portal.

Pressão alta - o que perguntar ao seu médico

Pressão alta - o que perguntar ao seu médico

Quando o coração bombeia angue para a artéria , a pre ão do angue contra a parede da artéria é chamada de pre ão arterial. ua pre ão arterial é dada em doi...
Síndrome de dificuldade respiratória neonatal

Síndrome de dificuldade respiratória neonatal

A índrome do de conforto re piratório neonatal ( DR) é um problema freqüentemente ob ervado em bebê prematuro . A condição torna difícil para o bebê re pir...