Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
FISSURA LABIOPALATINA | SÉRIE SAÚDE BRASIL
Vídeo: FISSURA LABIOPALATINA | SÉRIE SAÚDE BRASIL

Fissura labial e palatina são defeitos congênitos que afetam o lábio superior e o céu da boca.

Existem muitas causas para a fissura labiopalatina. Problemas com genes transmitidos por um ou ambos os pais, drogas, vírus ou outras toxinas podem causar esses defeitos de nascença. A fenda labial e palatina pode ocorrer junto com outras síndromes ou defeitos congênitos.

Uma fenda labial e palatina pode:

  • Afeta a aparência do rosto
  • Levam a problemas com alimentação e fala
  • Leva a infecções de ouvido

Os bebês têm maior probabilidade de nascer com fissura labiopalatina se tiverem histórico familiar dessas doenças ou outros defeitos de nascença.

Uma criança pode ter um ou mais defeitos de nascença.

Um lábio leporino pode ser apenas um pequeno entalhe no lábio. Também pode ser uma fenda completa no lábio que vai até a base do nariz.

A fenda palatina pode estar em um ou nos dois lados do céu da boca. Pode atingir todo o paladar.

Outros sintomas incluem:

  • Mudança na forma do nariz (o quanto a forma muda varia)
  • Dentes mal alinhados

Os problemas que podem estar presentes devido a uma fenda labial ou palatina são:


  • Falha em ganhar peso
  • Problemas de alimentação
  • Fluxo de leite através das passagens nasais durante a alimentação
  • Fraco crescimento
  • Infecções de ouvido repetidas
  • Dificuldades de fala

Um exame físico da boca, nariz e palato confirma uma fenda labial ou palatina. Os exames médicos podem ser feitos para descartar outras possíveis condições de saúde.

A cirurgia para fechar o lábio leporino geralmente é feita quando a criança tem entre 2 e 9 meses de idade. A cirurgia pode ser necessária mais tarde na vida se o problema tiver um efeito importante na área do nariz.

A fenda palatina é mais frequentemente fechada no primeiro ano de vida para que a fala da criança se desenvolva normalmente. Às vezes, um dispositivo protético é usado temporariamente para fechar o palato para que o bebê possa se alimentar e crescer até que a cirurgia possa ser feita.

O acompanhamento contínuo pode ser necessário com fonoaudiólogos e ortodontistas.

Para obter mais recursos e informações, consulte os grupos de apoio à fenda palatina.

A maioria dos bebês se curará sem problemas. A forma como o seu filho vai ficar após a cura depende da gravidade do seu estado. Seu filho pode precisar de outra cirurgia para corrigir a cicatriz da ferida cirúrgica.


As crianças que tiveram uma correção de fenda palatina podem precisar consultar um dentista ou ortodontista. Seus dentes podem precisar ser corrigidos à medida que entram.

Problemas auditivos são comuns em crianças com fenda labial ou palatina. Seu filho deve fazer um teste de audição desde cedo, e deve ser repetido com o tempo.

Seu filho ainda pode ter problemas com a fala após a cirurgia. Isso é causado por problemas musculares no palato. A terapia da fala ajudará seu filho.

A fissura labiopalatina é mais freqüentemente diagnosticada no nascimento. Siga as recomendações do seu médico para consultas de acompanhamento. Ligue para o seu provedor se surgirem problemas entre as visitas.

Fenda palatina; Defeito craniofacial

  • Reparo de fissura labiopalatina - secreção
  • Reparação de fenda labial - série

Dhar V. Fissura labiopalatina. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 336.


Wang TD, Milczuk HA. Fissura labial e palatina. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 187.

Novos Posts

Difenidramina Tópico

Difenidramina Tópico

A difenidramina, um anti-hi tamínico, é u ada para aliviar a coceira de picada de in eto , queimadura de ol, picada de abelha, hera veneno a, carvalho veneno o e irritaçõe leve na ...
Acesso à hemodiálise - autocuidado

Acesso à hemodiálise - autocuidado

É nece ário um ace o para fazer a hemodiáli e. U ando o ace o, o angue é removido do eu corpo, limpo por um diali ador e, em eguida, devolvido ao eu corpo.Normalmente, o ace o ...