Atresia biliar
A atresia biliar é um bloqueio nos tubos (dutos) que transportam um líquido chamado bile do fígado para a vesícula biliar.
A atresia biliar ocorre quando os dutos biliares dentro ou fora do fígado estão anormalmente estreitos, bloqueados ou ausentes. Os dutos biliares carregam um fluido digestivo do fígado para o intestino delgado para quebrar as gorduras e filtrar os resíduos do corpo.
A causa da doença não é clara. Pode ser devido a:
- Infecção viral após o nascimento
- Exposição a substâncias tóxicas
- Fatores genéticos múltiplos
- Lesão perinatal
- Alguns medicamentos, como a carbamazepina
Afeta mais comumente pessoas de ascendência asiática e afro-americana.
Os dutos biliares ajudam a remover os resíduos do fígado e carregam sais que ajudam o intestino delgado a quebrar (digerir) a gordura.
Em bebês com atresia biliar, o fluxo biliar do fígado para a vesícula biliar é bloqueado. Isso pode causar danos ao fígado e cirrose hepática, o que pode ser mortal.
Os sintomas geralmente começam a ocorrer entre 2 a 8 semanas. A icterícia (uma coloração amarela na pele e nas membranas mucosas) se desenvolve lentamente 2 a 3 semanas após o nascimento. A criança pode ganhar peso normalmente durante o primeiro mês. Depois desse ponto, o bebê perderá peso e ficará irritado, e terá icterícia piorando.
Outros sintomas podem incluir:
- Urina escura
- Barriga inchada
- Fezes fétidas e flutuantes
- Fezes pálidas ou cor de argila
- Crescimento lento
Seu médico fará o histórico médico de seu filho e fará um exame físico para verificar se há aumento do fígado.
Os testes para diagnosticar atresia biliar incluem:
- Raio-X abdominal para verificar se há aumento do fígado e baço
- Ultra-som abdominal para verificar órgãos internos
- Exames de sangue para verificar os níveis de bilirrubina total e direta
- Cintilografia hepatobiliar ou varredura HIDA para verificar se os dutos biliares e a vesícula biliar estão funcionando corretamente
- Biópsia do fígado para verificar a gravidade da cirrose ou para descartar outras causas de icterícia
- Raio-X das vias biliares (colangiograma) para verificar se as vias biliares estão abertas ou fechadas
Uma operação chamada procedimento Kasai é realizada para conectar o fígado ao intestino delgado. Os dutos anormais são contornados. A cirurgia é mais bem-sucedida se feita antes de o bebê completar 8 semanas.
O transplante de fígado ainda pode ser necessário antes dos 20 anos de idade na maioria dos casos.
A cirurgia precoce irá melhorar a sobrevivência de mais de um terço dos bebês com essa condição. O benefício a longo prazo de um transplante de fígado ainda não é conhecido, mas espera-se que melhore a sobrevida.
As complicações podem incluir:
- Infecção
- Cirrose irreversível
- Insuficiência hepática
- Complicações cirúrgicas, incluindo falha do procedimento de Kasai
Ligue para o seu médico se seu filho tiver icterícia ou se desenvolver outros sintomas de atresia biliar.
Recém-nascidos com icterícia - atresia biliar; Icterícia recém-nascida - atresia biliar; Dutopenia extra-hepática; Colangiopatia obliterativa progressiva
- Icterícia neonatal - corrimento
- Icterícia neonatal - o que perguntar ao seu médico
- Bile produzida no fígado
Berlin SC. Diagnóstico por imagem do recém-nascido. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 38.
Cazares J, Ure B, Yamataka A. Atresia biliar. In: Holcomb GW, Murphy JP, St. Peter SD, eds. Cirurgia Pediátrica de Holcomb e Ashcraft. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 43.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC. Colestase. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 383.
O’Hara SM. O fígado e o baço pediátricos. In: Rumack CM, Levine D, eds. Ultrassom Diagnóstico. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 51.