Ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada ocorre quando o sêmen retorna para a bexiga. Normalmente, ele se move para frente e para fora do pênis através da uretra durante a ejaculação.
A ejaculação retrógrada é incomum. Geralmente ocorre quando a abertura da bexiga (colo da bexiga) não fecha. Isso faz com que o sêmen volte para a bexiga em vez de sair do pênis.
A ejaculação retrógrada pode ser causada por:
- Diabetes
- Alguns medicamentos, incluindo medicamentos usados para tratar a hipertensão e alguns medicamentos que alteram o humor
- Medicamentos ou cirurgia para tratar problemas de próstata ou uretra
Os sintomas incluem:
- Urina turva após o orgasmo
- Pouco ou nenhum sêmen é liberado durante a ejaculação
Um exame de urina feito logo após a ejaculação mostra uma grande quantidade de esperma na urina.
Seu médico pode recomendar que você pare de tomar quaisquer medicamentos que possam causar ejaculação retrógrada. Isso pode fazer com que o problema desapareça.
A ejaculação retrógrada causada por diabetes ou cirurgia pode ser tratada com medicamentos como a pseudoefedrina ou a imipramina.
Se o problema for causado por um medicamento, a ejaculação normal geralmente voltará depois que o medicamento for interrompido. A ejaculação retrógrada causada por cirurgia ou diabetes muitas vezes não pode ser corrigida. Na maioria das vezes, isso não é um problema, a menos que você esteja tentando engravidar. Alguns homens não gostam de como se sente e procuram tratamento. Caso contrário, não há necessidade de tratamento.
A condição pode causar infertilidade. No entanto, o sêmen muitas vezes pode ser removido da bexiga e usado durante as técnicas reprodutivas assistivas.
Ligue para o seu provedor se você estiver preocupada com este problema ou estiver tendo problemas para conceber um filho.
Para evitar esta condição:
- Se você tem diabetes, mantenha um bom controle do açúcar no sangue.
- Evite drogas que podem causar esse problema.
Ejaculação retrógrada; Clímax seco
- Ressecção de próstata - minimamente invasiva - secreção
- Prostatectomia radical - secreção
- Ressecção transuretral da próstata - secreção
Sistema reprodutor masculino
Barak S, Baker HWG. Manejo clínico da infertilidade masculina. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 141.
McMahon CG. Distúrbios do orgasmo e ejaculação masculinos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 29.
Niederberger CS. Infertilidade masculina. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 24.