Esporotricose
A esporotricose é uma infecção cutânea de longo prazo (crônica) causada por um fungo denominado Sporothrix schenckii.
Sporothrix schenckii é encontrado nas plantas. A infecção geralmente ocorre quando a pele se rompe durante o manuseio de plantas, como roseiras, arbustos ou sujeira que contenha muita cobertura morta.
A esporotricose pode ser uma doença relacionada ao trabalho para pessoas que trabalham com plantas, como fazendeiros, horticultores, jardineiros de rosas e trabalhadores de viveiros de plantas. A esporotricose disseminada (disseminada) pode se desenvolver em pessoas com sistema imunológico enfraquecido quando elas inalam poeira cheia de esporos do fungo.
Os sintomas incluem um pequeno caroço vermelho e indolor que se desenvolve no local da infecção. Com o passar do tempo, esse caroço se transformará em uma úlcera (ferida). O caroço pode se desenvolver até 3 meses após a lesão.
A maioria das feridas fica nas mãos e antebraços porque essas áreas costumam ser feridas ao manusear plantas.
O fungo segue os canais do sistema linfático de seu corpo. Pequenas úlceras aparecem como linhas na pele conforme a infecção sobe por um braço ou perna. Essas feridas não cicatrizam a menos que sejam tratadas e podem durar anos. Às vezes, as feridas podem drenar pequenas quantidades de pus.
A esporotricose em todo o corpo (sistêmica) pode causar problemas pulmonares e respiratórios, infecção óssea, artrite e infecção do sistema nervoso.
O médico irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas. O exame mostrará as feridas típicas causadas pelo fungo. Às vezes, uma pequena amostra do tecido afetado é removida, examinada ao microscópio e testada em um laboratório para identificar o fungo.
A infecção cutânea é frequentemente tratada com um medicamento antifúngico denominado itraconazol. É tomado por via oral e continuado por 2 a 4 semanas após o desaparecimento das feridas na pele. Você pode ter que tomar o medicamento por 3 a 6 meses. Um medicamento chamado terbinafina pode ser usado em vez de itraconazol.
As infecções que se espalharam ou afetaram todo o corpo costumam ser tratadas com anfotericina B ou, às vezes, com itraconazol. A terapia para doenças sistêmicas pode durar até 12 meses.
Com o tratamento, é provável a recuperação total. A esporotricose disseminada é mais difícil de tratar e requer vários meses de terapia. A esporotricose disseminada pode ser fatal para pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Pessoas com um sistema imunológico saudável podem ter:
- Desconforto
- Infecções cutâneas secundárias (como staph ou estreptococos)
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem desenvolver:
- Artrite
- Infecção óssea
- Complicações com medicamentos - a anfotericina B pode ter efeitos colaterais graves, incluindo danos aos rins
- Problemas pulmonares e respiratórios (como pneumonia)
- Infecção cerebral (meningite)
- Doença generalizada (disseminada)
Marque uma consulta com o seu provedor se você desenvolver caroços ou úlceras cutâneas persistentes que não desaparecem. Informe o seu provedor se você sabe que foi exposto a plantas de jardinagem.
Pessoas com sistema imunológico enfraquecido devem tentar reduzir o risco de lesões na pele. Usar luvas grossas durante a jardinagem pode ajudar.
- Esporotricose na mão e braço
- Esporotricose no braço
- Esporotricose no antebraço
- Fungo
Kauffman CA, Galgiani JN, Thompson GR. Micoses endêmicas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 316.
Rex JH, Okhuysen PC. Sporothrix schenckii. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 259.