Amelogênese imperfeita

A amelogênese imperfeita é um distúrbio do desenvolvimento dentário. Isso faz com que o esmalte do dente fique fino e com formação anormal. O esmalte é a camada externa dos dentes.
A amelogênese imperfeita é transmitida às famílias como um traço dominante. Isso significa que você só precisa obter o gene anormal de um dos pais para pegar a doença.
O esmalte do dente é macio e fino. Os dentes aparecem amarelos e são facilmente danificados. Os dentes de leite e os dentes permanentes podem ser afetados.
Um dentista pode identificar e diagnosticar essa condição.
O tratamento depende da gravidade do problema. As coroas completas podem ser necessárias para melhorar a aparência dos dentes e protegê-los de danos futuros. Comer uma dieta pobre em açúcar e praticar uma boa higiene oral pode reduzir a chance de desenvolver cáries.
O tratamento costuma ser bem-sucedido na proteção dos dentes.
O esmalte é facilmente danificado, o que afeta a aparência dos dentes, principalmente se não for tratado.
Ligue para seu dentista se tiver sintomas dessa condição.
AI; Hipoplasia congênita de esmalte
Dhar V. Desenvolvimento e anomalias de desenvolvimento dos dentes. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 333.
Martin B, Baumhardt H, D’Alesio A, Woods K. Transtornos orais. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.
Site do Instituto Nacional de Saúde. Amelogênese imperfeita. ghr.nlm.nih.gov/condition/amelogenesis-imperfecta. Atualizado em 11 de fevereiro de 2020. Acessado em 4 de março de 2020.
Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK. Anormalidades dos dentes. In: Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK, eds. Patologia Oral. 7ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 16.