Adolescentes e drogas
![Hablemos de drogas y adolescentes](https://i.ytimg.com/vi/Y_WU5OGJ-0k/hqdefault.jpg)
Como pai, é natural se preocupar com seu filho adolescente. E, como muitos pais, você pode ter medo de que seu filho possa experimentar drogas ou, pior, tornar-se dependente de drogas.
Embora você não possa controlar tudo o que seu filho faz, você pode tomar medidas para ajudá-lo a ficar longe das drogas. Comece aprendendo tudo o que puder sobre drogas e seu uso. Aprenda os sinais de uso de drogas para ficar alerta. Em seguida, use estas dicas para ajudar a prevenir o uso de drogas em seu filho adolescente.
Primeiro, aprenda sobre os diferentes tipos de medicamentos que podem ser usados. Os adolescentes mais velhos têm maior probabilidade de usar drogas do que os mais jovens. A maconha (maconha) ainda é comum. Mais e mais adolescentes estão usando medicamentos controlados.
POR QUE OS ADOLESCENTES USAM DROGAS
Existem muitos motivos pelos quais os adolescentes podem usar drogas. Alguns motivos comuns incluem:
- Encaixar. O status social é muito importante para os adolescentes. Seu filho adolescente pode usar drogas na tentativa de se relacionar com amigos ou impressionar um novo grupo de crianças.
- Para ser social. Alguns adolescentes usam drogas porque diminuem suas inibições e os tornam mais confortáveis socialmente.
- Para lidar com as mudanças de vida. Mudar não é fácil para ninguém. Alguns adolescentes recorrem às drogas para lidar com situações como mudança, começar em uma nova escola, puberdade ou passar pelo divórcio dos pais.
- Para aliviar a dor e a ansiedade. Os adolescentes podem usar drogas para lidar com problemas com a família, amigos, escola, saúde mental ou auto-estima.
FALANDO COM SEU ADOLESCENTE SOBRE DROGAS
Não é fácil, mas é importante conversar com seu filho sobre drogas. É uma das melhores maneiras de prevenir o uso de drogas por adolescentes. Aqui estão algumas dicas:
- Não faça disso uma "conversa fiada". Em vez disso, mantenha conversas contínuas sobre drogas com seu filho adolescente. Use notícias, programas de TV ou filmes como ponto de partida para conversas.
- Não faça palestras. Em vez disso, faça perguntas abertas como: "Por que você acha que aquelas crianças estavam usando drogas?" ou, "Você já recebeu ofertas de drogas?" Seu filho adolescente pode responder de maneira mais positiva se você tiver uma conversa real.
- Deixe seu filho saber como você se sente. Deixe claro para seu filho que você não aprova o uso de drogas.
- Dê ao seu filho tempo para falar e ouvir sem interromper. Isso mostrará que você se preocupa com a opinião de seu filho.
- Passe algum tempo todos os dias falando sobre o que está acontecendo na vida de seu filho. Isso tornará mais fácil falar quando surgirem assuntos mais difíceis, como álcool, drogas e sexo.
AJUDE A PREVENIR O USO DE DROGAS
Embora não haja uma maneira infalível de garantir que seu filho nunca use drogas, você pode seguir os seguintes passos para ajudar a evitá-lo.
- Fique envolvido. Construa um relacionamento forte com seu filho adolescente e mostre apoio aos interesses dele.
- Seja um bom modelo. Seus próprios comportamentos enviam uma mensagem direta a seu filho, quer você saiba disso ou não. Não use drogas e use medicamentos prescritos apenas conforme as instruções. Se você bebe álcool, faça-o com moderação.
- Conheça e conheça os amigos do seu filho. Se possível, conheça seus pais também. Incentive seu filho a convidar amigos para que você possa conhecê-los melhor. Se você acha que um amigo é uma má influência, não hesite em intervir ou encorajar seu filho a fazer outros amigos.
- Defina regras claras para o seu filho adolescente sobre o uso de drogas. Isso pode incluir não andar de carro com crianças que usam drogas e não ficar em uma festa onde alguém esteja usando drogas.
- Saiba o que seu filho adolescente está fazendo. Adolescentes sem supervisão têm maior probabilidade de experimentar drogas. Fique de olho onde seu filho adolescente está e com quem ele está. Peça ao seu filho para entrar em contato com você em determinados horários do dia, como depois da escola.
- Incentive atividades saudáveis. Hobbies, clubes, esportes e empregos de meio período são ótimas maneiras de manter os adolescentes ocupados. Ao permanecer ativo, seu filho adolescente terá menos tempo para se envolver com o uso de drogas.
CONHEÇA OS SINAIS
Muitos são os sinais físicos e comportamentais que apontam para o uso de drogas. Aprenda-os e fique atento se seu filho adolescente age ou parece diferente. Os sinais incluem:
- Fala lenta ou arrastada (devido ao uso de calmantes e depressores)
- Fala rápida e explosiva (usando parte superior)
- Olhos vermelhos
- Tosse que não passa
- Odor incomum no hálito (devido ao uso de drogas inalantes)
- Alunos que são extremamente grandes (dilatados) ou extremamente pequenos (apontar)
- Movimento rápido dos olhos (nistagmo), um possível sinal de uso de PCP
- Perda de apetite (ocorre com o uso de anfetaminas, metanfetaminas ou cocaína)
- Aumento do apetite (com o uso de maconha)
- Marcha instável
Você pode notar mudanças no nível de energia de seu filho, como:
- Lentidão, apatia ou sono constante (devido ao uso de drogas opiáceas, como heroína ou codeína, ou ao tomar drogas estimulantes)
- Hiperatividade (como observada com gáspeas como cocaína e metanfetamina)
Você também pode notar mudanças no comportamento de seu filho:
- Notas ruins na escola e faltando mais dias letivos
- Não participando de atividades normais
- Mudança no grupo de amigos
- Atividades secretas
- Mentir ou roubar
COMO OBTER AJUDA
Se você acha que seu filho adolescente está usando drogas, comece conversando com o seu provedor de cuidados de saúde familiar. Seu provedor pode ajudar a tratar seu filho adolescente ou pode encaminhá-lo a um especialista em drogas ou a um centro de tratamento. Você também pode procurar recursos em sua comunidade ou hospitais locais. Procure um especialista que tenha experiência em trabalhar com adolescentes.
Não hesite, peça ajuda imediatamente. Quanto mais cedo você conseguir ajuda, menos provável que o uso de drogas do seu filho se transforme em abuso de drogas.
Você pode encontrar mais informações em teens.drugabuse.gov.
Adolescentes e drogas; Sintomas de uso de drogas em adolescentes; Abuso de drogas - adolescentes; Abuso de substâncias - adolescentes
Sinais de uso de drogas
Breuner CC. Abuso de substâncias. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 140.
Site do Instituto Nacional de Abuso de Drogas para Adolescentes. Pais: fatos sobre o uso de drogas entre adolescentes. adolescentes.drugabuse.gov/parents. Atualizado em 11 de julho de 2019. Acessado em 16 de setembro de 2019.
Site da Parceria para Acabar com o Vício. E-books e guias dos pais. drugfree.org/parent-e-books-guides/. Acessado em 16 de setembro de 2019.