Celulite
A celulite é a gordura que se acumula nas bolsas logo abaixo da superfície da pele. Ele se forma ao redor dos quadris, coxas e nádegas. Os depósitos de celulite fazem com que a pele pareça com covinhas.
A celulite pode ser mais visível do que a gordura mais profundamente no corpo. Todo mundo tem camadas de gordura sob a pele, então mesmo pessoas magras podem ter celulite. As fibras de colágeno que conectam a gordura à pele podem esticar, quebrar ou esticar. Isso permite que as células de gordura se projetem.
Seus genes podem influenciar se você tem ou não celulite. Outros fatores podem incluir:
- Sua dieta
- Como seu corpo queima energia
- Mudanças hormonais
- Desidratação
A celulite não faz mal à saúde. A maioria dos profissionais de saúde considera a celulite uma condição normal para muitas mulheres e alguns homens.
Muitas pessoas procuram tratamento para a celulite porque se incomodam com sua aparência. Converse com seu provedor sobre as opções de tratamento. Esses incluem:
- Tratamento a laser, que usa a energia do laser para romper as faixas duras que puxam a pele, resultando nas covinhas da celulite.
- Subcisão, que usa uma lâmina minúscula para também quebrar as faixas resistentes.
- Outros tratamentos, como dióxido de carbono, radiofrequência, ultrassom, cremes e loções e aparelhos de massagem profunda.
Certifique-se de compreender os riscos e benefícios de qualquer tratamento para celulite.
Dicas para evitar a celulite incluem:
- Comer uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e fibras
- Manter-se hidratado ao beber muitos líquidos
- Pratique exercícios regularmente para manter os músculos tonificados e os ossos fortes
- Manter um peso saudável (sem dieta ioiô)
- Não fume
- Camada de gordura na pele
- Células musculares vs. células de gordura
- Celulite
Site da Academia Americana de Dermatologia. Tratamentos para celulite: o que realmente funciona? www.aad.org/cosmetic/fat-removal/cellulite-treatments-what-really-works. Acessado em 15 de outubro de 2019.
Coleman KM, Coleman WP, Flynn TC. Contorno corporal: lipoaspiração e modalidades não invasivas. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 156.
Katz BE, Hexsel DM, Hexsel CL. Celulite. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson IH, eds. Tratamento de doenças de pele: estratégias terapêuticas abrangentes. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 39.